3 bolsas de estudo no norte da Europa

Países nórdicos são conhecidos pela excelente qualidade de vida e oferecem boas oportunidades para estudantes internacionais.
Por Hotcourses Brasil

Helsinque, capital da Finlância
Helsinque, capital da Finlância
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O norte da Europa é mundialmente reconhecido pela qualidade de vida e alto padrão do ensino superior. A Finlândia, por exemplo, além de ser um dos melhores países do mundo também, é uma referência internacional em educação. Os países nórdicos são formados também pela Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia. Todos eles têm universidades renomadas e oferecem algum tipo de bolsa de estudo para estudantes internacionais.

Além disso, a maioria destas bolsas está disponível para cursos acadêmicos ministrados em inglês, embora seja sempre aconselhável aprender o básico no idioma nacional antes de viajar.

A seguir, selecionamos três opções para quem quer estudar nessa parte da Europa!

1.  SUÉCIA: Bolsas de estudo do Swedish Institute

O Instituto Sueco (Swedish Institute – SI) é uma agência pública do governo que oferece bolsas de estudo todos os anos para estudantes e pesquisadores estrangeiros interessados em fazer uma graduação ou pós-graduação na Suécia. De suas várias missões, uma delas é promover a mobilidade e o intercâmbio de alunos, acadêmicos e mão de obra qualificada entre a Suécia e o mundo.

Só em 2020, o Swedish Institute concederá aproximadamente 400 bolsas de estudo em instituições da Suécia. Para se inscrever, é preciso usar a ferramenta de busca do site oficial para encontrar as opções disponíveis à sua nacionalidade. Uma das bolsas integrais disponíveis aos estudantes brasileiros é a Scholarship for Global Professionals (SISGP), com inscrições abertas sempre em fevereiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. FINLÂNDIA: Universidade de Helsinque

A Universidade de Helsinque, na capital da Finlândia, é a melhor do país, quarta dos países nórdicos e 99ª do mundo, segundo o ranking geral da Times Higher Education.

Ela oferece bolsas de estudo com base em mérito acadêmico para estudantes não europeus e que não possuam cidadania europeia. Para concorrer, primeiramente, será necessário se candidatar a um dos cursos da instituição, atendendo a todos os requisitos de admissão. No mesmo formulário de inscrição, você fará a sua aplicação à bolsa de estudo para estrangeiros com toda a documentação necessária.

A seleção avalia o desempenho escolar prévio e a carta de motivação dos candidatos.

3. DINAMARCA: The Long-Term Scholarships

As bolsas de estudo de longo prazo do governo dinamarquês (Danish Government Long-Term Scholarships) são acordos culturais com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de estudantes altamente qualificados que desejam ter uma experiência imersiva de estudos do idioma e cultura dinamarquesa e de outras áreas relacionadas à Dinamarca.

O Brasil é um dos seis países contemplados. Para concorrer, você precisará estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. As bolsas de graduação e mestrado têm duração de cinco a dez meses; e as de doutorado, de cinco a 12 meses. Os bacharelados são limitados à área de língua e literatura dinamarquesa.