Topo
pesquisar
Em 25/08/2015 16h26, atualizado em 22/04/2016 08h42

Gosto de Humanas. Qual curso eu faço?

Orientação Vocacional

Leitura, pesquisa e senso crítico são fundamentais para o estudante que pretende ingressar na área de Humanas. Por Lorraine Vilela Campos
O pensamento crítico está presente na maioria dos cursos de Humanas
O pensamento crítico está presente na maioria dos cursos de Humanas
PUBLICIDADE

Ao longo de sua trajetória escolar, o estudante acaba gostando mais de algumas disciplinas em relação a outras, o que auxilia no desenvolvimento de habilidades em tais áreas do conhecimento. Estudantes que possuem um melhor desempenho em disciplinas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia têm tendência a alcançar maior desenvoltura nos cursos de graduação da área de Ciências Humanas e Sociais, assim como os apaixonados pela matemática, que se entregam ao mundo das Ciências Exatas e Engenharias.

Pensando nisso, o Brasil Escola traz para os vestibulandos um guia sobre as principais profissões de  Ciências Humanas, as quais foram divididas em duas partes: Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Confira as particularidades e exigências de cada profissão e saiba o que o curso oferece ao estudante!

Ciências Sociais ou Sociologia

O objeto de estudo do sociólogo é a sociedade. A Sociologia estuda características como a formação, instituição, funcionamento e organização de diferentes grupos sociais e culturais. Os aspectos das civilizações são frutos de pesquisa e estudo para esse profissional, nas áreas de história, política e economia.

O estudante de sociologia deve ser alguém que goste de pesquisar e ler sobre aspectos históricos e culturais da sociedade, além de ter senso crítico para fugir do senso comum na análise da vida social. Este aluno não pode ter preguiça de grandes leituras, já que obras consagradas, extensas e complexas farão parte do seu cotidiano. 

O sociólogo é muito requisitado em instituições de ensino (como professores), em agências e empresas de planejamento, assim como em alguns órgãos públicos que necessitam de profissionais focados em pesquisas de uma determinada população. A grade curricular do curso de Sociologia é composta por disciplinas como Política, Antropologia, Geografia, História, Economia, Psicologia etc. 

Filosofia

Se você é uma pessoa que não se contenta com explicações prontas, julgamentos morais e superficialidade das relações sociais, o curso de Filosofia é uma boa opção. O estudante que deseja ser filósofo deve ser questionador, reflexivo, gostar de debater e não ter preguiça de pesquisas sobre os assuntos propostos. 

O filósofo pesquisa, estuda e reflete sobre questões como a constituição do universo, do homem (enquanto ser social) e dos acontecimentos que envolvem as relações sociais. O pensamento é fator principal da Filosofia, pois esse profissional questiona, analisa e faz suposições constantemente. Entre os estudos estão fatores sociais, morais, políticos e éticos. 

Geografia

A Geografia estuda o Planeta Terra como um todo, levando em conta as vegetações, regiões, áreas, tipos de solos, relevo, clima, entre outros aspectos. O geógrafo analisa a forma como o homem se relaciona com a natureza, assim como suas relações sociais, distribuição geográfica e configuração econômica e política. O estudante de Geografia deve ter curiosidade em relação aos aspectos físicos e estruturais do Planeta Terra. 

As oportunidades para esse profissional variam conforme o campo de atuação: licenciatura ou bacharelado. Para o bacharel, existem possibilidades em órgãos públicos, empresas privadas e instituições do terceiro setor. Na licenciatura, o foco é ministrar aulas para diferentes níveis escolares. 

Entenda a diferença entre bacharelado e licenciatura

História

O historiador é o responsável pelo resgate da memória da humanidade. Paixão pela História, fascínio pelo passado e perfil investigativo são características desse estudante. O trabalho deste profissional envolve pesquisa, análise e estudo do passado de diversas civilizações e povos. Os aspectos investigados pela História estão ligados a fatores políticos, econômicos e culturais, o que resulta na cronologia de dados e símbolos históricos. Estudando a história é possível compreender fatos presentes.

O maior campo de trabalho para o profissional com formação em História é carreira de professor em escolas e universidades. No entanto, há outras possibilidades voltadas para a pesquisa, nas quais o historiador pode trabalhar em museus, centros de pesquisa e até mesmo na literatura. Por isso, um bom historiador também precisa dominar a língua portuguesa e redação.

Pedagogia

O pedagogo é fundamental na formação intelectual e pedagógica de crianças, pois costuma ser o responsável pela aprendizagem nas primeiras fases escolares, até mesmo em creches. Esse profissional também trabalha fatores cognitivos e motores com portadores de necessidades especiais. 

O curso é voltado para quem gosta de cuidar das pessoas, tem desenvoltura para trabalhar com crianças e paciência para lidar com restrições motoras e cognitivas. O pedagogo deve ser perseverante e não desistir nas primeiras dificuldades da profissão. 

O mercado de trabalho para o profissional de Pedagogia é majoritariamente ligado à educação, seja em creches, escolas e associações e grupos de inclusão social. Suas funções podem, ainda, envolver a coordenação de instituições de ensino, no qual o pedagogo é responsável por elaborar planos de ensino, além de fiscalizar o cumprimento das propostas pedagógicas e instrução aos professores.

Psicologia

O psicólogo trabalha com a relação que o estado emocional exerce sobre o físico do paciente. O profissional realiza diagnósticos, atua na prevenção e tratamento das doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. O tratamento envolve a pesquisa dos sintomas e a busca da origem do problema. 

A Psicologia exige de seus profissionais características como respeito pelo próximo, ética, paciência e discrição. Apesar de lidar com pessoas, o psicólogo não pode se envolver emocionalmente com os casos de seus pacientes. O curso prepara o estudante para diversas situações, pois a grade inclui fatores físicos, psicológicos e sociais dos seres humanos. 

O mercado de trabalho é abrangente e envolve hospitais e clínicas, universidades, escolas, centros de pesquisas, empresas do terceiro setor, indústrias, empresas privadas, órgãos públicos (com crescimento da presença de psicólogos no Judiciário), entre outros setores.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola