Como usar o Enem no FIES

Saiba como usar a nota do Enem para financiar até 100% do curso superior pelo Fies
Por Lorraine Vilela Campos

Com o Fies é possível usar a nota do Enem para financiar o seu curso
Com o Fies é possível usar a nota do Enem para financiar o seu curso
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Já pensou em financiar até 100% do seu curso usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Saiba que isso é possível com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Enem como um dos critérios de seleção.

Veja também: como usar o Fies e o ProUni juntos

O Fies financia entre 50% e 100% da mensalidade do estudante que fizer o Enem e atender as exigências do Ministério da Educação (MEC). Como o Enem também é requisito para concessão de bolsas de estudos (50% ou 100%) no Programa Universidade Para Todos (ProUni), bolsistas parciais também podem conseguir o financiamento pelo Fies.

Tópicos deste artigo

Vagas do Fies

A quantidade de vagas do Fies é variável e depende de fatores como demanda e sustentabilidade do programa (capacidade de manutenção). Em 2022, por exemplo, o financiamento teve 110.925 vagas.  

Regras do Fies

Se você deseja usar o Enem para financiar seu curso, terá que escolher uma das edições a partir de 2010. Caso tenha feito a prova em mais de um ano, escolha o seu melhor desempenho. O candidato precisa ter média de 450 pontos nas provas do Enem e nota acima de zero na redação do exame. 

Além da participação no Enem, o candidato deve atender aos critérios de renda para participar. O Fies é para quem tem renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa

Inscrição no Fies

O MEC abre as inscrições do Fies duas vezes ao ano, geralmente em fevereiro e julho. O cadastro é aberto após as divulgações dos resultados do Enem, do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do ProUni, nesta ordem. 

Quem pretende usar o Enem para o Fies deve ter seus dados cadastrais atualizados. É importante saber sua senha de acesso às notas do Enem, já que ela será utilizada para acesso à inscrição do Fies. Seu CPF também tem que estar atualizado porque o MEC utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física no Fies Seleção, site do Financiamento Estudantil. 

Saiba como recuperar a senha do Enem

Você pode calcular a sua média do Enem para saber se ela alcança os 450 pontos necessários para se inscrever no Fies. No entanto, o próprio sistema do Fies Seleção tem acesso às suas notas e já faz o cálculo automático da média. 

Calcule sua média no Enem

Ter noção da renda é fundamental para saber se tem direito às vagas oferecidas no Fies e em qual modalidade pode se inscrever. Para saber sua renda familiar per capita, some os rendimentos de todas pessoas que moram com você e divida pelo número de integrantes da residência. 

Quem for estudante sem renda ou pessoa desempregada basta colocar R$ 0,00 como renda própria, valor que será somado ao restante da família para determinar a renda total. Guardar comprovantes de pagamento (também vale para benefícios sociais do Governo, aposentadoria e bolsas de pesquisa) e ter os dados bancários atualizados são medidas importantes caso o banco solicite a comprovação de renda. 

Como saber se fui aprovado no Fies?

O Fies tem uma chamada regular e uma convocação da lista de espera. Após conferir o resultado, os procedimentos são os seguintes:

  • 1º fase: o pré-selecionado no Fies deve completar as informações no site oficial.

  • 2ª fase: depois de completar as informações, todos os pré-selecionados terão que procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 

  • 3ª fase: após validar a documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato. 

Ficou com alguma dúvida? Consulte o artigo completo do Vestibular Brasil Escola sobre o Fies

Assista às nossas videoaulas