Topo
pesquisar
Em 17/10/2016 17h38, atualizado em 17/10/2016 17h38

Enem + Fies

Enem

Saiba como usar o Enem para financiar até 100% do seu curso Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Já pensou financiar até 100% do seu curso usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Saiba que isso é possível com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Enem como um dos critérios de seleção.

O Fies financia entre 50% e 100% da mensalidade do estudante que fizer o Enem e atender as exigências do Ministério da Educação (MEC). Participar do exame é vantajoso para o concorrente, pois os contemplados com descontos parciais podem complementar o valor com a bolsa de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni). 

Veja como usar o Fies e o ProUni juntos

Requisitos

O estudante que pretende se inscrever no Fies precisa ter feito o Enem a partir de 2010, além de possuir uma média de 450 pontos no exame e não ter zerado a redação. A exigência da pontuação mínima foi adotada a partir de 2015. 

Até 2015, professores da rede pública que disputassem licenciaturas e os concorrentes que haviam feito o Enem antes de 2010 não precisavam fazer novas provas. No entanto, o MEC revogou tal exceção, passando o exame a ser obrigatório para todos a partir da primeira edição do FIES de 2016. 

Para se inscrever no FIES, além da participação no Enem, o candidato deve comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. O valor era de até 2,5 salários mínimos até metade de 2016, mas cresceu para atender mais estudantes. 

O Fies

O Fies é um fundo de financiamento estudantil criado em 1999. Entre a sua criação e o ano de 2015, o programa contou com juros reduzidos de 3,4%, subindo para 6,5% após este período. Mesmo assim, o projeto ainda é uma boa opção para financiar os estudos, já que conta com taxas trimestrais e carência de 18 meses. 

Inscrição

O Fies conta com duas edições ao ano. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, utilizando o número de inscrição no Enem. Ao se inscrever, o candidato precisa preencher corretamente as informações pessoais, do curso e instituição de ensino, além de dados sobre o financiamento que pretende. 

O candidato consegue ter noção de como está a disputa pelo financiamento ainda no período de inscrição, o que possibilita a alteração de curso ou instituição. O MEC divulga as notas de corte (pontuações mínimas necessárias para o recebimento do benefício) a partir do segundo dia de inscrições.

Convocação

Os candidatos convocados precisam concluir a inscrição pelo SisFies e validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino, em até dez dias. Depois da validação, o estudante tem que procurar um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data da confirmação, para formalizar o contrato do financiamento.

Fiador

Uma dúvida comum aos estudantes é se existe a necessidade de fiador. Existe, mas estão isentos da apresentação de fiança os bolsistas parciais do ProUni, alunos de licenciatura e estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Os demais devem escolher entre a fiança Convencional e a Solidária. 

A fiança Convencional é prestada por até dois fiadores que possuem renda igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo aluno. 

A fiança Solidária é constituída de um grupo de três até cinco pessoas que, obrigatoriamente, devem estudar na mesma faculdade, do mesmo local de oferta do curso e que compartilhem a mesma agência do agente financeiro escolhido, pois dessa forma não se exige a comprovação de renda. 

Cursos

O MEC determinou uma prioridade de cursos a serem atendidos pelo Fies. Recebem mais oportunidades de financiamento pelo Enem as Engenharias, as graduações da área de Saúde e a formação de professores. 

Se o curso que você pretende não está entre as prioridades do MEC, não se desespere! O financiamento estudantil está presente em todas as graduações, o que muda é a quantidade de vagas. Graduações com conceitos maiores nas avaliações feitas pelo órgão também contam com maior número de vagas. 

Viu como é possível financiar até 100% do seu curso usando o Enem? Tire todas as suas dúvidas sobre como usar o Fies na FAQ do Fies

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola