Como ter sucesso no Vestibular estudando em casa

Disciplina e organização são fundamentais para quem deseja estudar em casa
Por Lorraine Vilela Campos

Alguns estudantes têm rendimento maior estudando em casa
Alguns estudantes têm rendimento maior estudando em casa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A preparação para o Vestibular pode ser feita de diversas maneiras. Alguns estudantes optam pelos pré-vestibulares, também conhecidos como cursinhos, enquanto algumas escolas, cuja maioria é particular, oferecem aos seus alunos uma metodologia preparatória para os processos seletivos, em forma de intensivos e simulados, os quais são aplicados no ensino médio.

No entanto, parte dos vestibulandos opta pelo estudo em casa como forma complementar ou substituir os conteúdos vistos em sala de aula. Os motivos para tal decisão são os mais diversos, sendo os mais comuns os altos preços cobrados pelos cursinhos; o déficit da educação pública no Brasil, fator que leva o estudante a se aprimorar por conta própria; e a facilidade para administrar seu próprio método de estudo.

Estudar em casa possibilita ao estudante o exercício da organização, disciplina, raciocínio e pesquisa. O vestibulando tem, ainda, a vantagem de contar com o auxílio de plataformas multimídias, recursos audiovisuais (ao utilizar filmes e vídeos como material de estudo), além de livros, revistas e sites especializados. O Brasil Escola é um parceiro na vida de muitos alunos, pois oferece exercícios, simulados, treino para redação, provas e gabaritos, correções comentadas, além de artigos com dicas e orientações

Confira na tabela a seguir algumas vantagens e desvantagens de se preparar em casa para o Vestibular:

Vantagens Desvantagens

Liberdade para programar o próprio conteúdo;

 

Não ter orientação de um professor;
Fazer o próprio horário de estudos;   Seguir horários sem nenhuma supervisão;
Exercitar o conhecimento a respeito das disciplinas; Dificuldade de manutenção da disciplina e motivação para estudar;
Determinar a própria metodologia; Maior facilidade de distração;
Poder reservar horários para pausas e lazer.                               
 
Tarefas domésticas.

Preparação

O estudante que opta por estudar por conta própria deve pensar em todas as etapas que envolvem o estudo, para que o conteúdo seja aproveitado da melhor forma possível, sem brecha para distrações. 

Confira alguns passos para se organizar:

Sucesso do método

O estudante de Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (USP), Fillipe T. San, foi um dos que optaram pelo estudo doméstico. Sua preparação para o vestibular foi feita em casa, complementando o conteúdo visto nas aulas. Ele começou a se preparar ainda no primeiro ano do ensino médio e, com a rotina de estudos mantida até o último ano, foi aprovado também nos vestibulares da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A experiência de Fillipe foi contada por ele no livro “Como Passar nas Melhores Universidades”, que tem o objetivo de ajudar vestibulandos que optam por estudar em casa. “Decidi estudar em casa porque poderia fazer meus próprios horários”, afirma o estudante, já que durante o ensino médio suas aulas na Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC) eram em período integral.

Dicas

Disciplina é fundamental para quem opta por estudar em casa, pois há várias formas de distração tais como televisão, vídeo game, celular e internet.

Outro ponto importante para o estudante é a organização do conteúdo, o qual pode ser feito conforme o ano escolar, por exemplo. “Comecei a estudar no início do 1° ano, quando a carga horária é menor, para poder ter uma boa preparação para passar nos vestibulares que são muito concorridos”, relembra Fillipe. O universitário fez o plano de estudos de acordo com o tempo disponível, dividindo as disciplinas pelos sete dias da semana.

Ler também é fundamental, desde notícias à literatura, pois estudantes que se saem bem em vestibulares se mantêm informados dos temas da atualidade (algo muito cobrado nas seleções). 

Estudos x Lazer

Se preparar para o Vestibular é importante, mas focar apenas nos estudos e deixar de lado a vida pessoal nem sempre é uma boa saída. O excesso de estudo pode sobrecarregar o vestibulando e causar um estresse ainda maior. Por isso, é preciso dar um espaço para a diversão

Ao planejar seus estudos em casa, Fillipe manteve um tempo para o lazer. "Eu deixava os domingos para sair com os familiares e amigos. Quinzenalmente, saía nas tardes de sábado e assistia TV em casa. Durante os finais de semana também lia mangás (revista em quadrinhos japonesa) e desenhava nos intervalos dos estudos, de acordo com planejamento", relata o estudante.

Leia também: como a atividade física auxilia o vestibulando

A preparação para o processo seletivo vai além do estudo, por isso é bom que o vestibulando se prepare psicologicamente para o grande dia. Disciplina é fundamental, assim como planejamento dos conteúdos propostos, pois estudar em cima da hora não é a melhor saída.