Ciências Contábeis

Figura essencial em quase todas as empresas, o contador faz o levantamento de informações úteis aos gestores.
Por Rafael Batista

O profissional de Ciências Contábeis fornece referências econômicas para a tomada de decisões dentro das empresas.
O profissional de Ciências Contábeis fornece referências econômicas para a tomada de decisões dentro das empresas.
Crédito da Imagem: Andrei_R / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O profissional graduado em Ciências Contábeis estuda, registra e interpreta os documentos de patrimônio de empresas. Essas atribuições da contabilidade fornecem dados das instituições para possíveis clientes, investidores e fornecedores, além dos órgãos governamentais e até mesmo os empregados. 

As competências do contador são muitas, pois o dever deste profissional não é apenas cumprir as questões tributárias e burocráticas, mas também fornecer aos gestores informações econômicas e administrativas. 

Apesar da burocracia que ainda faz parte das rotinas da contabilidade, o contador é mais que um guarda-livros, sendo ele o responsável por referências importantes para a tomada de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa.

Tópicos deste artigo

Curso de Ciências Contábeis

Ministrado em oito semestres, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis conta com uma grade que une conteúdos básicos e técnicos da área, além de disciplinas que são comuns a outras áreas. Além de Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Sociologia e Ética, os estudantes cursam Análise de Custos, Administração Financeira, Direito Tributário, Contabilidade Governamental, entre outros.

A graduação em Ciências Contábeis aborda ainda contextos científicos e históricos da contabilidade, associados à execução prática nos diversos segmentos. Temas atuais também fazem parte dos estudos, tais como: globalização, responsabilidade social e meio ambiente.

Entre as competências esperadas de um estudante de contabilidade estão raciocínio flexível, capacidade de liderar equipe e visão científico-empreendedora. A necessidade de atualização demanda destes profissionais formação constante, mesmo depois de formado.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho e a área de atuação dos contadores são amplos. O serviço destes profissionais são essenciais em praticamente todas as empresas, diante da obrigação de verificar, atualizar e calcular os dados necessários junto à Receita Federal. Em alguns casos, essas imposições atingem pessoas físicas, aumentando as possibilidades de mercado para os contadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, os serviços de consultoria para empresas que possuem ações em bolsas de valores crescem significativamente, uma vez que os acionistas precisam saber da verdadeira situação de seus negócios. Com as atualizações nos planos de gestão, o contador também prevê a necessidade de implantar ou modernizar um sistema de informação contábil.

De acordo com a Agência Catho, a remuneração média dos profissionais formados em Ciências Contábeis no Brasil está em torno de R$ 4,6 mil. O contador, além de formado, precisa ter registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de seu estado.

Principais Faculdades de Contabilidade

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB, UCB, Uni-DF, Uniceub.
Goiás: UFG, UEG, PUC-Goiás, Alfa, Fanap.
Mato Grosso: UFMT, Unemat.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UFGD, UEMS.

Região Sudeste
Espírito Santo: UFES, UVV.
Minas Gerais: UFMG, UFU, PUC-MG, Uni-BH, UFSJ, UFVJM, UFU, UFV.
Rio de Janeiro: UFRJ, UERJ, Estácio, UFF.
São Paulo: USP, PUC-SP, Mackenzie, PUC-Campinas, Unip.

Região Nordeste:
Alagoas: UFAL, Uneal.
Bahia: Uneb, Uefs, Uesc, FIB, UFBA, Uesb.
Ceará: UFC, UVA.
Maranhão: UFMA, Uniceuma.
Paraíba: UFPB, UFCG, UEPB.
Pernambuco: UFPE, Unicap, Uninassau.
Piauí: Uespi, UFPI.
Rio Grande do Norte: UERN, UFRN.
Sergipe: UFS, UNIT.

Região Norte
Amazonas: UEA, Ufam, UniNorte.
Pará: UFPA, Unifesspa, UFRA.
Rondônia: UNIR, UNIRON, PORTO.
Roraima: UERR, UFRR.
Tocantins: CatólicaTO, UFT.

Região Sul
Paraná: UFPR, UEL, PUC-PR, UEM, UEPG.
Rio Grande do Sul: UFRGS, PUC-RS, Unipampa, Ulbra, Feevale.
Santa Catarina: CatolicaSC, Udesc, UFSC.