Em 20/08/2020 15h12

Coronavírus: está na hora de voltar às aulas presenciais?

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Assunto divide opiniões e retorno às aulas é incerto na maioria dos Estados. Veja algumas medidas adotadas. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

As atividades educacionais de forma presencial foram paralisadas há mais de cinco meses em todo o país como uma das medidas preventivas à disseminação do coronavírus (covid-19). Como forma de adaptação, escolas, universidades e demais instituições de ensino passaram a realizar suas aulas de forma on-line.

No entanto, alguns Estados em que a situação está sendo considerada “estável”, começaram a se programar para a volta das aulas. No Amazonas o retorno já aconteceu para a rede pública, e as aulas para estudantes do Ensino Médio e do Educação para Jovens e Adultos (EJA) começaram no dia 10 de agosto.

Veja também: Aulas da rede pública retornam em Manaus/AM

Para setembro e outubro o retorno está sendo programado nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás, que também faziam previsões para o retorno às aulas, suspenderam novamente a programação.

Mais: Rio de Janeiro retoma aulas em setembro
Veja também: São Paulo anuncia decreto para volta às aulas em outubro

Mesmo com decretos liberados para o retorno às aulas em alguns Estados, as medidas preventivas devem ser seguidas e elas variam de acordo com a necessidade de cada escola e, principalmente, de acordo com a situação do coronavírus em cada um dos municípios. Veja algumas das medidas que estão sendo consideradas pelos Estados e escolas:

  • Uso obrigatório de máscara;
  • Número reduzido de alunos;
  • Instalação de locais para lavagem das mãos na entrada das escolas;
  • Fechar torneiras com o cotovelo;
  • Secar mãos com papel toalha;
  • Disponibilização de tapetes para higienizar sapatos;
  • Instalação de totens de álcool em gel;
  • Aferição da temperatura nas entradas;
  • Assentos sinalizados;
  • Distanciamento das mesas em sala de aula.

Apesar das medidas de prevenção, a volta às aulas continua sendo um tema de debate e discordância de diversas partes. Professores, estudantes, instituições de ensino, órgãos de saúde e pais dividem as opiniões se o momento é realmente seguro para as atividades. Alguns já até descartaram a possibilidade de retomada para o ano de 2020. Qual a sua opinião?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ENQUETE: As aulas presenciais devem retornar em 2020? (clique para votar)

Infelizmente com o cenário de incertezas causado pelo vírus, a insegurança para retornar às aulas é comum e deve ser respeitada. Muitos fatores devem ser levados em consideração, assim como a situação do vírus no local, as medidas preventivas, o grupo de risco de cada indivíduo e muitos outros. 

Preparação para o Enem e Vestibulares

Outra grande preocupação dos estudantes, principalmente para os que pretendem buscar uma vaga na universidade ainda este ano é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Vestibulares.

Os cronogramas das principais seletivas do país já foram alterados e a maioria das provas só serão aplicadas em 2021, inclusive as provas impressa e digital do Enem 2020. Mesmo assim, os estudantes não podem paralisar o tempo de estudo.

Veja também: Enem 2020 define novo cronograma

Para isso, oferecemos diariamente conteúdos específicos para o Enem e vestibulares gratuitamente. Quem está se preparando para conquistar uma vaga na universidade pode conferir videoaulas, dicas de estudos, refazer provas anteriores, aperfeiçoar a redação e ainda realizar simulados on-line nas plataformas do Brasil Escola!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES