Como conseguir uma bolsa de Estudo

Participar de programas, como o ProUni, costuma ser uma boa opção para quem não tem condições de pagar uma universidade
Por Silvia Tancredi

Interessado em bolsas de estudo deve ficar atento a programas que oferecem esse benefício
Interessado em bolsas de estudo deve ficar atento a programas que oferecem esse benefício
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ao terminar o ensino médio, a maioria dos estudantes têm como objetivo ingressar em uma universidade. A preferência costuma ser por instituições públicas, porém nem sempre o jovem consegue ser aprovado nos vestibulares ou no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Caso o candidato não tenha condições financeiras para pagar uma faculdade particular, há opções de bolsas de estudo. Em alguns casos, exige-se que o inscrito apresente notas, documentos comprobatórios ou passe por provas, já em outros, somente é necessário fazer a pré-matrícula e, assim, garantir o desconto ou gratuidade na universidade.

O Brasil Escola lista para você, vestibulando, as principais maneiras de conseguir uma bolsa de estudo.

Tópicos deste artigo

ProUni

O Programa Universidade para Todos existe desde 2004. Ele oferece bolsas de estudos em universidades particulares de todo o Brasil a candidatos que estudaram na rede pública de ensino ou como bolsistas na particular, além de pessoas com deficiência e professores da rede pública. 

As bolsas de estudos podem ser integrais, para candidatos que têm renda familiar de até um salário mínimo e meio, e parciais, para os que possuem renda de até três salários mínimos.

Os processos seletivos do ProUni são realizados no primeiro e no segundo semestres. Os interessados devem fazer o cadastro no site do programa e, em seguida, escolher a instituição e curso de interesse.

Somente pode participar quem fez o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve média de 450 pontos em todas as provas sem zerar a redação.

Quero Bolsa

Criado em 2012, é uma rede de serviços na internet que disponibiliza bolsas de estudo e descontos em universidades e faculdades parceiras. No site, o candidato pode ver quais cursos estão disponíveis de acordo com a região. Se ele achar algum que seja adequado à situação financeira, pode fazer a pré-matrícula. 

De acordo com o Quero Bolsa, ao efetuar o pagamento da pré-matrícula o jovem garante descontos na mensalidade durante todo o curso. Este documento deve ser apresentado à instituição de ensino. 

Mais informações pelo site do Quero Bolsa ou pelo telefone 0800 123 2222.

Fundação Estudar

Desde 1991, o programa Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em universidades brasileiras e do exterior a candidatos que já estão matriculados em instituições de ensino. É necessário que eles tenham até 34 anos de idade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desconto na mensalidade da instituição de ensino varia entre 5% e 95% dependendo das características acadêmica, econômica e financeira do concorrente. 

O processo seletivo ocorre no início do ano. Primeiro, os interessados passam por prova de conhecimentos gerais e, depois, por entrevistas presenciais e testes de ética. Por fim, eles passam por entrevista coletiva realizada por membros da Diretoria e do Conselho da Fundação Estudar.

Depois que se formam, os jovens se comprometem a doar 10% dos seus salários para a Fundação Estudar até que se chegue ao valor recebido, com as correções monetárias. 

Veja mais detalhes no site da Fundação Estudar.

Educafro

A Organização Não Governamental (OnG) Educafro tem como objetivo destinar bolsas de estudo de até 100% a pessoas negras e de baixa renda em universidades nacionais e internacionais, presenciais ou via Ensino a Distância (EaD). 

Para participar, o interessado deve associar-se ao projeto, escolhendo um dos planos. Segundo o EducaAfro, os alunos têm a bolsa garantida desde a matrícula até o final do curso.

Você pode tirar suas dúvidas no site do Educafro ou pelo telefone (11) 3106-2790.

Neora

O interessado na bolsa de estudo tem que acessar o site da rede de acesso à educação Neora, antiga Mais Estudo, e procurar o curso e a universidade de interesse. Depois de fazer a escolha, o estudante tem que pagar o cupom para conseguir o menor valor da mensalidade. 

De acordo com o Neora, somente é feito um pagamento e o desconto vale até o aluno terminar a graduação. Os descontos são de até 60% no valor da mensalidade. 

Para mais detalhes, acesse o site da Neora.

Governos estaduais

Alguns estados podem oferecer, eventualmente, bolsas de estudos a candidatos que não têm dinheiro para pagar universidades. Os processos seletivos costumam abrir no início de cada semestre.

Um dos programas é o Bolsa Universidade Escola da Família do governo do Estado de São Paulo. O projeto oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes de baixa renda. Em contrapartida, os jovens realizam em escolas atividades nas áreas esportiva, cultural, saúde e de qualificação para o trabalho. Saiba mais.

Em Goiás, um projeto da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) concede bolsas de estudo, parciais ou integrais, em instituições particulares para estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades. Veja mais informações