Design de Interiores

Designer projeta ambientes internos para que sejam funcionais e sustentáveis
Por Lorraine Vilela Campos

Escolha de cores e revestimentos faz parte da atividade do designer de interiores
Escolha de cores e revestimentos faz parte da atividade do designer de interiores
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O designer de interiores é o profissional capacitado para a criação, gestão e execução de projetos de design em espaços e ambientes internos. Seu trabalho vai além da decoração, envolvendo também ambientes projetados para serem funcionais e sustentáveis. Fazendo o uso correto da acústica, da ergonomia e da iluminação, o designer proporciona uma experiência de bem-estar no ambiente.

O curso de Design de Interiores é a formação necessária para quem deseja seguir a carreira de designer de interiores. No Brasil, a oferta mais comum é no formato de curso superior de tecnologia, graduação com menor duração (em média 2,5 anos) que garante o diploma de tecnólogo. É possível encontrar o curso nas modalidades presencial e a distância (EaD).

O perfil do estudante de design de interiores é de alguém criativo, que goste de acompanhar as tendências e lançamentos, que saiba ouvir e argumentar e que esteja disposto a trabalhar sob pressão. 

Tópicos deste artigo

Curso 

O curso de Design de Interiores oferece ao estudante uma formação voltada para a prática, pensando no mercado de trabalho, sem deixar de lado o conteúdo humanístico. A graduação busca formar um profissional que seja capaz de entender os conceitos culturais, sociais e psíquicos que constituem um projeto de interiores. 

Arte, História e Informática estão na base das disciplinas que constituem a grade curricular do curso de Design de Interiores. 

A distribuição dos conteúdos entre teoria e prática e a ênfase em determinadas áreas pode mudar de acordo com a instituição e a duração da graduação. Algumas universidades, como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), oferecem o curso em dois anos, enquanto outras em dois anos e meio, como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Disciplinas 

  • Desenho Arquitetônico
  • Desenho de Observação
  • História da Arte
  • Informática
  • Introdução ao Design
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Projeto de Design de Interiores
  • Desenho de Perspectiva
  • História da Arquitetura
  • Plástica
  • Desenho Assistido no Computador
  • Materiais Aplicados ao DI
  • Cor e Ambientação
  • Ergonomia e Acessibilidade
  • Cultura Brasileira
  • Conforto Ambiental
  • Maquetes e Modelos
  • Paisagismo
  • Iluminação
  • Gestão em Empreendedorismo
  • Prática e Ética Profissional
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Design de Interiores, Arquitetura e Decoração: qual a diferença? 

É comum para quem não conhece o trabalho do designer de interiores confundir a sua função com a atuação do arquiteto. Um outro equívoco recorrente é atribuir ao profissional do Design de Interiores o título de decorador, restringindo a sua atividade a decoração. 

Pensando nessa confusão de atribuições, vamos esclarecer o trabalho de cada uma das profissões.

Design de Interiores

Formação: curso superior de Tecnologia em Design de Interiores

Trabalho: o designer de interiores projeta seus espaços a partir do briefing passado pelo cliente, mas pensando no conforto e na funcionalidade ao escolher mobiliário, iluminação, cores do ambiente e outros itens, proporcionando a melhor experiência ao usuário. 

O designer de Interiores tem o conhecimento técnico e a noção espacial para alterar as configurações dos ambientes internos, mas não tem autorização para fazer intervenções em estruturas ou instalações – derrubar paredes, por exemplo. Apenas pode sugerir quais mudanças podem ser feitas e solicitar a avaliação e validação de um arquiteto ou engenheiro.

Arquitetura

Formação: bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Trabalho: o arquiteto é habilitado para fazer mudanças físicas nos ambientes, podendo reestruturar um ambiente demolindo ou incluindo paredes, por exemplo. Em relação ao design, uma confusão é causada pela existência do termo "Arquitetura de Interiores", parte da Arquitetura que se refere ao interior das edificações, tais como escadas, pilares, rampas, mezaninos etc. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É possível que um arquiteto invista em uma carreira voltada para a intervenção no design do interior de ambientes. Para isso, é necessária uma formação continuada para que sejam estudados conteúdos como metodologias de design, análise e desenvolvimento de interiores, compreensão dos espaços e sua ocupação pelos usuários. 

Decoração

Formação: cursos de curta duração ou decoradores autodidatas

Trabalho: o decorador também pode trabalhar com interiores, mas a sua função está mais ligada à estética dos espaços. Diferente do designer, o profissional não tem o conhecimento técnico para a realização de projetos focados no usuário e suas necessidades. Além disso, a área de decoração não exige formação especializada para o exercício das atividades. 

Leia também: 9 cursos para quem gosta de desenhar

Mercado de Trabalho 

O designer de interiores pode ter seu próprio escritório – ou em conjunto com outros profissionais parceiros – ou trabalhar em incorporadoras e construtoras. Também pode atuar na indústria do entretenimento, com a parte de set design (como cenários, cidades cenográficas) e eventos; indústria de móveis e afins etc.

Áreas de atuação 

Decoração e Paisagismo

A área de decoração e paisagismo é uma boa oportunidade para o profissional de interiores. O designer pode cuidar da mobília, da escolha do material do revestimento das paredes, das cores do ambiente, dos acessórios e da forma como serão distribuídos no local escolhido pelo cliente. 

Partes como deck, piscina, jardim e quintal podem fazer parte do projeto do designer, ampliando ao paisagismo a sua atuação. 

Consultoria

O designer de interiores pode trabalhar com consultoria especializada para clientes de escritórios de arquitetura, imobiliárias, construtoras, incorporadoras e até mesmo em lojas de móveis ou materiais para acabamento. 

Além da consultoria em si, é comum que profissionais do ramo da construção e da arquitetura tenham sua cartela de contatos com designers para sugerir aos clientes.

Desenho de móveis

Pessoas que desejam criar ambientes personalizados costumam investir em móveis projetados para suas necessidades. Desenhar o mobiliário é uma boa opção para o designer que gosta de criar suas próprias peças.

É possível trabalhar com desenho de móveis por conta própria, caso tenha seu escritório, ou para empresas de mobília.  

Eventos

O designer pode montar ambientes em diferentes tipos de eventos, cuidando da decoração, do sistema de iluminação e de som, além de trazer para o espaço a identidade do cliente. 

Coquetéis, lançamentos, formaturas, casamentos e eventos corporativos são eventos que dão diferentes possibilidades de atuação para o designer de interiores. 

Set Design

A produção de cenários para TV, teatro, cinema ou fotografia é uma possibilidade de trabalho para o designer de interiores. A área é conhecida como set design.

Salário 

O salário de um designer muda bastante de acordo com a sua área de atuação e tamanho do projeto. De acordo com a Catho, a média salarial das vagas anunciadas em seu site é de R$ 1.470.

Faculdades

Região Sudeste
Espírito Santo: UNP; FAESA I
Minas Gerais; IFMG; IFSEMG; UFU; FUMEC; Uniube; UniBH
Rio de Janeiro: Estácio; Veiga de Almeida; Cândido Mendes
São Paulo: IFSP; Centro Belas Artes; USJT; Unifev; Unicsul; Unip; Unoeste; Unicid; Anhembi Morumbi

Região Nordeste
Alagoas
: IFAL
Bahia; UFBA; Unifacs; UniJorge
Maranhão: UEMA
Paraíba: IFPB; Unipê
Pernambuco: FBV; Uninassau
Sergipe: UNIT

Região Centro-Oeste
Distrito Federal
: UCB; Uniplan; IESB
Goiás: UFG; UniEvangélica; Universo
Mato Grosso do Sul: Unigran

Região Norte
Pará: UNAMA

Região Sul
Paraná
PUCPR; UTP; Unicesumar; UP; UniCuritiba
Rio Grande do Sul: UCS; Feevale; FAI; UniRitter
Santa Catarina: Univille; Univali; Unisul; Uniplac