Unicamp encerra hoje (16) a segunda fase do Vestibular 2018

Nesta terça, vestibulandos deverão responder questões dissertativas de Física, Biologia e Química
Em 16/01/2018 00h10 , atualizado em 16/01/2018 09h06 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza nesta terça-feira, 16 de janeiro, as últimas provas da segunda fase do Vestibular 2018. Ela começou no último domingo (14).

Hoje, às 13h, os vestibulandos deverão responder questões dissertativas de Física, Biologia e Química. Deve-se levar documento de identidade, caneta preta fabricada em material transparente, lápis e borracha. 

Provas

Dos mais de 15,4 mil estudantes convocados para a segunda fase, 1.749 não compareceram ao primeiro dia de provas, gerando abstenção de 11,3%. Ontem faltaram 11,9% dos candidatos.

No primeiro dia foi necessário fazer questões dissertativas de Língua Portuguesa e uma Redação. Os candidatos puderam escolher entre escrever uma palestra com o tema “pós-verdade” e um artigo de opinião com o tema  “Há limite para liberdade de expressão?”.

Ontem foi a vez de responder questões de Matemática, Geografia e História. Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), na primeira prova, os estudantes se depararam com temas clássicos como análise de funções, porcentagem, progressão aritmética, matrizes e análise de sistemas lineares.

Ainda de acordo com a Comvest,  as questões das provas de História e Geografia demandaram relações entre os processos sociais e culturais e a visão de mundo dos estudantes.

Veja a correção comentada do UOL

Baixe os cadernos de provas do 1º e 2º dia

Vestibular

Mais de 75 mil candidatos fizeram a primeira fase no dia 19 de novembro, quando eles responderam 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. A lista de selecionados para a segunda etapa saiu no dia 7 de dezembro e as notas da 1ª fase no dia 21 do mesmo mês.

Candidatos dos cursos de Música já passaram pelos Testes da Habilidades Específicas. Para as carreiras de  Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança essas provas serão aplicadas em janeiro, entre os dias 23 e 26. Os vestibulandos farão questões teóricas e práticas, de acordo com o curso.

Tecnologia em Sanemento Ambiental, com 10,4 candidatos por vaga, é o curso mais procurado da segunda fase do vestbibular 2018 da Unicamp. Em segundo lugar aparece Medicina, com 10,1 inscritos por vaga. Ainda figuram entre os mais disputados o curso de Ciências Biológicas, que registrou 7 candidatos para cada oportunidade. Veja a concorrência completa e as notas de corte.

Resultado

A grade de respostas da segunda fase deve ser divulgada ao longo desta semana. A primeira chamada de aprovados está prevista para 8 de fevereiro de 2018, com matrículas para o dia seguinte. No total, serão realizadas 12 convocações até o mês de março.

O Vestibular 2018 da Unicamp oferece 3.340 vagas em 70 cursos ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba, no interior de São Paulo.

Outros detalhes podem ser obtidos no Manual do Candidato ou na Revista do Vestibulando