Unicamp fecha segunda fase do Vestibular 2018 com 12% de ausentes

Comissão do vestibular deve divulgar amanhã as respostas esperadas
Em 16/01/2018 18h18 , atualizado em 16/01/2018 18h21 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou nesta terça-feira, 16 de janeiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2018. Elas começaram a ser aplicadas no último domingo (14).

De acordo com a Comissão do Vestibular (Comvest), a segunda etapa fechou com 12,3% de faltosos. As respostas esperadas devem sair a partir de amanhã (17).

Veja a correção comentada do UOL

Baixe os cadernos de provas 2ª fase Unicamp 2018

A segunda fase do processo seletivo foi formado por questões dissertativas de disciplinas do ensino médio. Também foi necessário produzir uma redação.  Os candidatos puderam escolher entre escrever uma palestra com o tema “pós-verdade” e um artigo de opinião com o tema  “Há limite para liberdade de expressão?”.

Quem concluiu todo o ensino médio em escolas públicas está participando do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS). Nesse caso, os estudantes têm 90 pontos a mais na redação e nas demais provas. Pretos, pardos e indígenas contabilizaram mais 30 pontos, além dos 90 já citados. 

A primeira chamada de aprovados está prevista para 8 de fevereiro de 2018, com matrículas para o dia seguinte. No total, serão realizadas 12 convocações até o mês de março.

Unicamp 2018

O Vestibular 2018 da Unicamp oferece 3.340 vagas em 70 cursos ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba, no interior de São Paulo.

Tecnologia em Sanemento Ambiental, com 10,4 candidatos por vaga, é o curso mais procurado da segunda fase do vestibular 2018 da Unicamp. Em segundo lugar aparece Medicina, com 10,1 inscritos por vaga. Ainda figuram entre os mais disputados o curso de Ciências Biológicas, que registrou 7 candidatos para cada oportunidade. Veja a concorrência completa e as notas de corte.

Mais de 75 mil candidatos fizeram a primeira fase no dia 19 de novembro, quando eles responderam 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. A lista de selecionados para a segunda etapa saiu no dia 7 de dezembro e as notas da 1ª fase no dia 21 do mesmo mês.

Candidatos dos cursos de Música já passaram pelos Testes da Habilidades Específicas. Para as carreiras de  Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança essas provas serão aplicadas em janeiro, entre os dias 23 e 26. Os vestibulandos farão questões teóricas e práticas, de acordo com o curso.

Outros detalhes podem ser obtidos no Manual do Candidato ou na Revista do Vestibulando