Whatsapp
Em 22/11/2016 15h04 , atualizado em 23/11/2016 11h05

Unicamp divulga gabaritos da primeira fase do Vestibular 2017

Notícias

Mais de 6 mil candidatos não compareceram às provas. Resultado sai dia 13 de dezembro. Por Adriano Lesme
Primeira fase do Vestibular 2017 da Unicamp teve 8,6% de abstenção
Primeira fase do Vestibular 2017 da Unicamp teve 8,6% de abstenção
Crédito da Imagem: Divulgação Unicamp
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou nesta terça-feira, 22 de novembro, os gabaritos oficiais da primeira fase do Vestibular 2017. As provas foram aplicadas no último domingo, dia 20, em 29 municípios de São Paulo e em Brasília.

Acesse as provas e gabaritos da 1ª fase

Correção comentada da 1ª fase

Entre 73.489 inscritos no vestibular, 6.346 não compareceram às provas, resultando em uma abstenção de 8,6%. O índice é um pouco superior ao do Vestibular 2016, quando a abstenção geral foi de 8,2%.

Nessa primeira fase, os candidatos responderam 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a “prova transcorreu sem que fosse registrado qualquer incidente ou problema”. 

O coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas, Célio Tasinafo, considerou a prova bem elaborada e verdadeiramente interdisciplinar. "Fiquei surpreso positivamente, pois esperava uma prova de qualidade média, como nos anos anteriores, e não foi. Foi uma prova certamente mais difícil para o estudante", comenta Célio.

Um exemplo citado por Tasinafo é o de uma questão com um poema contemporâneo do português João Paiva – que escreve versos a partir de temas científicos – e que serviu para o aluno tratar tanto da disciplina de Química quanto de Literatura. Outra questão foi sobre a tragédia ambiental de Mariana, em que os vestibulandos precisavam recorrer a conhecimentos de Geografia e de Química.

Segunda fase

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 13 de dezembro. A nota de corte e os locais de prova serão informados no mesmo dia. No entanto, a pontuação da primeira etapa só será divulgada em 21 de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser acrescentada às notas da primeira fase de provas. Para a utilização, o candidato precisava ter informado tal opção ao se inscrever. 

As provas da segunda etapa serão realizadas entre 15 e 17 de janeiro de 2017. O primeiro dia será composto pela Redação e perguntas discursivas de Língua Portuguesa e Literatura. O segundo contará com questões de Geografia, História e Matemática. O último terá enunciados de Ciências Biológicas, Química e Física. 

Habilidades Específicas

Os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Dança e Música exigem testes de habilidades específicas. Os candidatos ao curso de Música já participaram da etapa específica em 9 e 10 de outubro.

Artes Cênicas e Artes Visuais terão as provas específicas entre 23 e 25 de janeiro. Já Design conta com tal fase entre 23 e 26 do mesmo mês. Arquitetura e Urbanismo, por sua vez, possui apenas um dia de testes: 25 de janeiro.

Vestibular

O Vestibular 2017 da Unicamp visa preencher 3.330 vagas em 70 opções de curso, em Campinas, Limeira e Piracicaba. Antes da primeira fase, o curso mais concorrido era Medicina, com 221 candidatos por vaga. Em seguida apareceram Arquitetura e Urbanismo (96,3) e Comunicação Social - Midialogia (47).

Veja a concorrência do Vestibular Unicamp 2017

O resultado do Vestibular 2017 da Unicamp será publicado em 13 de fevereiro. Outras convocações serão liberadas em 17 e 21 de fevereiro. Já o mês de março terá chamadas nos dias 8, 10, 14, 16, 20, 27 e 29.

Mais informações no Manual do Candidato.

Relacionados
A Unicamp conclui hoje, 17 de janeiro, a aplicação das provas da segunda fase do seu Vestibular 2017. Seleção acontece das 13h às 17h.
Hoje, 16 de janeiro, os candidatos do Vestibular 2017 da Unicamp passam pelo segundo dia de provas da segunda etapa, das 13h às 17h, em 18 cidades.
Foi publicada nesta sexta-feira, 10 de março, a lista de aprovados na 5ª chamada do Vestibular 2017 da Unicamp. Matrículas acontecem no dia 14.
Começam hoje (9) as provas específicas de Música do Vestibular 2017 da Unicamp. Etapa segue até amanhã (10) para 237 inscritos.
O Brasil Escola vai transmitir quatro videoaulas com dicas para a primeira fase do Vestibular 2017 da Fuvest.
A Fuvest divulgou nesta segunda-feira, 21 de novembro, os locais de prova da primeira fase do Vestibular 2017.
A Unicamp acaba de liberar a lista dos candidatos aprovados na primeira fase e os locais de prova da segunda etapa do seu Vestibular 2017.
Confira o resultado da primeira fase do Vestibular 2017 da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES