Unicamp aplica primeira fase do Vestibular 2017

Portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Etapa é composta pelas provas objetivas.
Em 20/11/2016 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Unicamp
Unicamp
Crédito da Imagem: unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza a primeira fase do Vestibular 2017 neste domingo, 20 de novembro. São esperados 73.487 candidatos para as provas de hoje, as quais começam às 13h.

Confira seu local de prova

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. A Unicamp pede aos vestibulandos que cheguem com uma hora de antecedência.

Os candidatos precisam levar documento de identificação original com foto e caneta de tinta preta (fabricada em material transparente). O uso de lápis preto e borracha será permitido apenas no rascunho. Régua transparente e compasso também podem ser utilizados pelos vestibulandos.

A primeira fase será realizada nas cidades de Araçatuba, Avaré, Bauru, Brasília, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré, além dos novos municípios da seleção: Botucatu, Bragança Paulista, Marília e Registro.

Provas

As provas da primeira fase serão compostas por 90 questões objetivas de Português, Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Ciências Biológicas e Língua Estrangeira. O candidato pode deixar a sala após 3h30 de seleção. A duração total desta etapa é de cinco horas. 

A pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser acrescentada às notas desta primeira fase de provas. Para a utilização, o candidato precisa ter informado tal opção ao se inscrever. 

Próxima etapa

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 13 de dezembro. A nota de corte e os locais de prova serão informados no mesmo dia. No entanto, a pontuação da primeira etapa só será divulgada em 21 de dezembro.

As provas da segunda etapa serão realizadas entre 15 e 17 de janeiro de 2017. O primeiro dia será composto pela Redação e perguntas discursivas de Língua Portuguesa e Literatura. O segundo contará com questões de Geografia, História e Matemática. O último terá enunciados de Ciências Biológicas, Química e Física. 

Habilidades Específicas

Os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Dança e Música exigem testes de habilidades específicas. Os candidatos ao curso de Música já participaram da etapa específica em 9 e 10 de outubro.

Artes Cênicas e Artes Visuais terão as provas específicas entre 23 e 25 de janeiro. Já Design conta com tal fase entre 23 e 26 do mesmo mês. Arquitetura e Urbanismo, por sua vez, possui apenas um dia de testes: 25 de janeiro.

Vagas

O Vestibular 2017 da Unicamp preencherá 3.330 vagas em 70 opções de curso. As oportunidades são para Campinas, Limeira e Piracicaba. Medicina é o curso mais disputado desta edição, registrando 221 candidatos por posto. Em seguida estão Arquitetura e Urbanismo (96,3), Comunicação Social - Midialogia (47), Ciências Biológicas (43), Engenharia Civil (34,6) e Engenharia Química (33,3).

Resultado

O resultado do Vestibular 2017 da Unicamp será publicado em 13 de fevereiro. Outras convocações serão liberadas em 17 e 21 de fevereiro. Já o mês de março terá chamadas nos dias 8, 10, 14, 16, 20, 27 e 29.

Mais informações no Manual do Candidato.