Unicamp 2021: veja dicas para a segunda fase do vestibular

Etapa conta com redação e questões discursivas. Provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de fevereiro.
Em 03/02/2021 07h00 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na próxima semana, 8 e 9 de fevereiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) espera receber 15.470 candidatos para a realização da segunda fase do Vestibular 2021. O processo seletivo é um dos principais do país e conta com uma alta concorrência na disputa de uma vaga na instituição.

A segunda fase da Unicamp é aplicada em dois dias para todos os candidatos. A avaliação possui uma redação e conta com questões discursivas comuns a todos os concorrentes e provas com conteúdos específicos conforme a escolha do curso.

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, para esta fase não foram promovidas alterações e a expectativa é de que a prova mantenha sua tradição, exigindo do candidato preparo e senso crítico para responder as questões.

Para auxiliar os candidatos da próxima fase da Unicamp na maratona de dois dias de provas, preparamos, junto com o Poliedro e o Oficina do Estudante, algumas dicas para quem quer se sair bem no vestibular da Unicamp. Confira!

1) Saiba os pesos das disciplinas

Para cada curso a instituição varia o peso de cada matéria. Leia atentamente o edital e veja quais as disciplinas mais importantes para a sua nota. Isso vai ajudar na estratégia de estudos e na realização da prova. Se no dia da avaliação você tiver duas questões em branco, é aconselhado que faça primeiro a que possui um maior peso no seu curso.

2) Revise

Criar um plano de estudos pode ajudar na revisão durante os últimos dias que antecedem a prova. Faça uma distribuição do tempo e foque nas disciplinas de maior prioridade ou naquelas que você não tenha tanta facilidade. Também é fundamental reservar um momento de descanso nos últimos dois, assim, você não corre o risco de diminuir o rendimento e desempenho na data do vestibular por estar sobrecarregado.

 3) Seja claro e objetivo 

É essencial que o candidato seja objetivo respondendo questões dissertativas. Responda exclusivamente o que foi pedido no enunciado. Após a leitura da questão, marque os pontos principais que podem ajudar na compreensão da resposta mais adequada, para que você não desvie do tema. Lembre-se que escrever demais é prejudicial com relação ao tempo e também pode induzir algum erro de interpretação por parte do corretor.

 4) Atenção aos itens independentes

A prova da Unicamp possui questões dissertativas com item A e B. São quatro pontos por questão, sendo dois pontos por item. Não há nota fracionada, ou seja, o vestibulando pode obter notas 0, 1 ou 2. Entretanto, os itens são independentes. Por isso, se você não souber resolver o primeiro, pule para o segundo, sem perder tempo, e não desista da questão como um todo.

5) Conheça a prova de Química

A Unicamp teve em seus últimos vestibulares uma prova de Química rigorosa, exigindo interpretação e senso crítico dos candidatos. Os enunciados são complexos e a nota média dos candidatos nas últimas edições acabou sendo mais baixa. Por isso, dê uma atenção aos estudos da matéria e refaça questões de outros anos para ter compreensão do formato do exame.

6) Prepare-se para a redação

A redação é uma das grandes dificuldades que muitos candidatos têm na hora da prova discursiva. Na Unicamp os gêneros textuais variam em cada edição e o candidato deve estar preparado para encarar diversas situações e temas. Além disso, ela representa 20% da nota total da prova e é um diferencial na hora da aprovação.

Na sexta-feira, 5 de fevereiro, a partir das 19h, o Poliedro vai realizar uma live gratuita para oferecer dicas de como produzir uma boa redação no vestibular da Unicamp e alcançar uma pontuação de destaque na prova. Acompanhe a live por meio do vídeo abaixo:

 

7) Cuidado com o rascunho

Geralmente os candidatos costumam fazer rascunhos para depois passar as questões a limpo. Não está errado, mas fique de olho no seu tempo. É recomendado que você use os rascunhos paras questões de exatas ou que exijam desenhos e nas questões de humanas já tente elaborar as respostas definitivas.

8) Acompanhe os temas atuais

É possível que as questões dialoguem bastante com a realidade dos dias atuais. Com isso, conhecer sobre os assuntos que foram grandes temas nacionais e internacionais debatidos ao longo de 2020 pode ser um fator de grande auxílio na hora da prova.

Veja mais: Atualidades para Enem e Vestibulares

Como são as provas da 2ª fase?

Nos dois dias de exame os candidatos terão 5 horas para responder as questões da prova. A divisão é feita da seguinte forma:

  • 1º dia

Provas comuns a todos os candidatos:

- Redação
- 8 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
- 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa

  • 2º dia

Provas comuns a todos os candidatos:

- 6 questões de Matemática
- 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas
- 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza

Provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

- Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: 6 questões de Biologia e 6 questões de Química
- Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 6 questões de Física e 6 questões de Química
- Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 6 questões de Geografia e 6 questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia

Mais: Veja as provas e gabaritos da 1ª fase da Unicamp 2021

Para o vestibular a Unicamp também exige o conhecimento das seguintes obras literárias: Sonetos escolhidos, de Luís de Camões; Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s; O Espelho, de Machado de Assis; O Marinheiro, de Fernando Pessoa; A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; O Ateneu, de Raul Pompeia; Sermões, de Antônio Vieira.

Veja também: Locais de prova da 2ª fase da Unicamp

  • Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que tem uma fase a mais. Para Música as provas de Habilidades Específicas já foram aplicadas, em três etapas realizadas em 2020 e o resultado já está disponível (clique aqui para ver o resultado de Música).

O Vestibular 2021

A Unicamp contou com mais de 77 mil inscritos para o Vestibular 2021. Por conta da pandemia do coronavírus a seletiva passou por alterações na primeira fase, como a redução de questões da prova, diminuição do tempo de aplicação e a divisão dos candidatos em dois dias de aplicação para evitar aglomerações.

As provas foram realizadas nos dias 6 e 7 de janeiro e abstenção da etapa foi de 13,8% dos candidatos.

Estão sendo oferecidas 3.876 vagas na seleção. As vagas correspondem a 3.273 do vestibular tradicional e 639 que seriam oferecidas no Vestibular Enem-Unicamp, cancelado por conta do adiamento das provas do Enem 2020.

O curso mais concorrido na segunda fase é Medicina (9,16 candidatos por vaga), seguido por Arquitetura e Urbanismo (8,82 candidatos por vaga) e Ciências Biológicas (7,55 candidatos por vaga).

Veja a concorrência completa da 2ª fase

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

A lista de aprovados na Unicamp será divulgada no dia 10 de março, às 15h. A segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.