Unicamp informa os locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2021

Com mudanças no formato da seletiva, primeira etapa está prevista para ser aplicada em 6 e 7 de janeiro de 2021.
Em 11/12/2020 13h17 , atualizado em 11/12/2020 13h21 Por Giullya Franco

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liberou nesta sexta-feira, 11 de dezembro, o acesso aos locais de prova da primeira fase do Vestibular 2021. 

Veja os locais de prova

Em consequência da pandemia do coronavírus, a Unicamp alterou o formato do processo seletivo e os candidatos foram divididos em dois dias, 6 e 7 de janeiro, para a realização da primeira etapa. Veja a divisão:

  • 6 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
  • 7 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

Para evitar longos deslocamentos a Unicamp ampliou o número de municípios que vão aplicar a prova. As cidades serão as seguintes: Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Veja mais: As mudanças no Vestibular 2021 da Unicamp

Medidas de segurança para o dia de prova

A seletiva registrou 77.653 inscritos, que devem chegar com uma hora de antecedência. Os portões de acesso serão fechados às 13h. O uso de máscara facial será obrigatório e os candidatos também devem levar o documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

Nas salas de prova haverá álcool em gel, mas a instituição recomenda que os candidatos levem o seu de forma individual, assim como uma máscara reserva, caso sintam a necessidade de fazer a troca.

Dentro da sala será mantido o distanciamento social de 1,5 metros e será permitido aos candidatos levar água, refrigerante, suco, doces, balas etc. Além disso, é permitido também o uso de bermudas e vestimentas leves.

Mais: Acesse o protocolo de biossegurança da Unicamp
Veja: Informações para realização da prova

Provas

O número de questões da primeira fase foi reduzido. Anteriormente eram 90 questões objetivas, mas nesta seletiva são apenas 72 questões. O horário de aplicação também será 4 horas. Anteriormente era de 5 horas.

As questões são objetivas e serão divididas em 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 12 questões de Matemática e oito questões de cada disciplina - Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

Obras Literárias

A Unicamp também reduziu as obras do vestibular e nesta seletiva serão cobradas as seguintes: Sonetos escolhidos, de Luís de Camões; Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s; O Espelho, de Machado de Assis; O Marinheiro, de Fernando Pessoa; A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; O Ateneu, de Raul Pompeia; Sermões, de Antonio Vieira.

Segunda Fase

No dia 29 de janeiro será divulgada a lista de classificados para a segunda fase. Esta estapa não sofreu alterações no formato.

As provas serão aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro e os candidatos terão 5 horas para responder as questões em cada um dos dias. Haverá questões comuns a todos os cursos e questões específicas, além da redação.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que terá uma fase a mais. 

Para Música as provas são realizadas antes das provas do Vestibular 2021, em três etapas, que já foram concluídas. No dia 21 de dezembro o resultado será informado.

Vagas e Concorrência

Estão sendo oferecidas 3.237 vagas para 69 cursos da Unicamp. Além das vagas mencionadas, mais 639 oportunidades que seriam oferecidas no Vestibular Enem-Unicamp, cancelado, serão disponibilizadas neste vestibular.

Os cursos mais concorridos da Unicamp no Vestibular 2021 são Medicina (308,3 candidatos por vaga, Arquitetura e Urbanismo (79,5 candidatos por vaga) e Ciências Biológicas (47,1 candidatos por vaga).

Veja a concorrência completa do vestibular

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

Resultado

A Unicamp vai divulgar o resultado final do Vestibular 2021 no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.