UFU cria comissão para evitar fraudes de candidatos cotistas

Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas passarão por entrevistas com a equipe.
Em 10/04/2017 16h34 , atualizado em 10/04/2017 16h43 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufu
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que concorrem às vagas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) contarão com uma novidade este ano: a criação de uma comissão técnica para entrevistar os concorrentes e evitar fraudes no uso das cotas

Leia também: Fraudes expõem falhas no sistema de cotas racial

A comissão técnica será composta por professores, técnicos e estudantes que tenham conhecimento e envolvimento em pesquisas sobre questões étnicas. As entrevistas serão usadas para avaliar o candidato a partir do fenótipo, ou seja, levará em consideração características predominantes como cor de pele, formato do rosto e textura do cabelo. 

O objetivo da confirmação da autodeclaração é evitar fraudes e garantir as vagas para os cotistas que realmente têm direito. As mudanças estão descritas no edital complementar que foi publicado na última semana. 

A comissão técnica entrevistará os candidatos que fizerem o Vestibular tradicional e também que participarem do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Mais informações no site da UFU


Relacionados

Inscrições para o Vestibular 2017/2 da UFU terminam nesta quarta-feira
Chegam ao fim às 17h desta quarta-feira, 19/4, as inscrições para o Processo Seletivo 2017/2 da UFU. Taxa é de R$ 117 e oferta é de 1.676 vagas.
Notícias
MPF pede explicação às instituições federais sobre verificação de fraudes nas cotas raciais
Universidades e institutos federais deverão informar ao Ministério Público Federal se adotam comissões para confirmar a veracidade de candidatos autodeclarados pretos e pardos em vestibulares que oferecem vagas para cotistas.
Notícias
Notas da 2ª fase do Vestibular 2017/2 da UFU já podem ser conferidas
Os candidatos que estão participando do Vestibular 2017/2 da UFU já podem conferir as imagens digitais das folhas de respostas e das notas obtidas na 2ª fase
Notícias
Provas do Vestibular 2017/2 da UFU (MG) serão aplicadas neste final de semana
Este sábado e domingo (3 e 4) será de provas para os estudantes inscritos no Vestibular 2017/2 da UFU.
Notícias
UFPR divulga cronograma e novidades para o Vestibular 2018
A UFPR anunciou na tarde de ontem, 17 de abril, o cronograma do seu Vestibular 2017/2018 e novidades importantes para os candidatos cotistas.
Notícias
UFRGS terá comissão de avaliação de cotas a partir do ingresso de 2018
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou mudanças na sua Política de Ações Afirmativas. Confira!
Notícias
UFU 2017/2: já estão disponíveis as provas e gabaritos da 1ª fase
A UFU já liberou as provas e gabaritos preliminares da primeira fase do seu Vestibular 2017/2. O processo seletivo foi realizado neste fim de semana.
Notícias
UFU 2017/2: resultado dos pedidos de isenção de taxa já está disponível
A UFU publicou nesta segunda-feira, 24 de abril, o resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do seu Vestibular 2017/2.
Notícias