UFRGS terá comissão de avaliação de cotas a partir do ingresso de 2018

Instituição também passará a reservar 25% das suas vagas para pessoas com deficiência.
Em 26/09/2017 11h22 , atualizado em 26/09/2017 11h30 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: UFRGS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou na última sexta-feira, 22 de setembro, mudanças na sua Política de Ações Afirmativas. As alterações passarão a valer já nos próximos processos seletivos com ingresso em 2018.

Clique aqui e confira as mudanças na Política de Ações Afirmativas da UFRGS em detalhes

Uma das novidades diz respeito à implantação de uma Comissão Permanente de Verificação das Autodeclarações para evitar fraudes no ingresso de pretos, pardos e indígenas no Programa de Ações Afirmativas.

No caso dos indígenas, a comprovação da autodeclaração será feita por meio da apresentação de documentação com validação das lideranças da comunidade de origem ou das instituições da área.

Para autodeclarados pretos ou pardos, será considerada cor da pele e outras características fenotípicas, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. A verificação será feita presencialmente e silenciosamente, diante de membros da comissão permanente.

Já a outra mudança garante o acesso ao Ensino Superior para pessoas com deficiência. A partir do ingresso de 2018, 25% das vagas serão destinadas para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla.

Confira como será a divisão das vagas na UFRGS, a partir do ingresso de 2018:


Relacionados

Fraudes expõem falhas no sistema de cotas racial
Denúncias de fraude no sistema de cotas faz universidades criarem comissões de avaliação da autodeclaração de raça.
Notícias
UFMG anuncia mudanças no sistema de cotas
UFMG anunciou nesta segunda-feira, 25 de setembro, por meio desta nota, que, a partir de 2018, vai adotar novas medidas para aperfeiçoar a política de ações afirmativas. 
Notícias
UFRGS divulga datas do Vestibular 2018
A UFRGS já liberou o edital do Vestibular 2018. Conforme o documento, os candidatos poderão se inscrever entre os dias 18 de outubro e 6 de novembro.
Notícias
UFU cria comissão para evitar fraudes de candidatos cotistas
A UFU anunciou a criação de uma Comissão Técnica para entrevistar cotistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas para evitar fraudes.
Notícias
UFU: cotistas raciais terão que enviar foto e vídeo para matrícula
A Comissão Técnica criada pela UFU para avaliar matrículas de estudantes cotistas, passa exigir foto e vídeo para analisar fenótipo dos estudantes.
Notícias
Unesp cria Comissão de Avaliação para evitar fraudes no sistema de cotas
A Unesp anunciou a criação da Comissão de Avaliação para evitar fraudes no sistema de cotas. Serão analisados os candidatos que foram denunciados.
Notícias
Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU
A Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU. Instituição criou a Comissão de Cotas na última sexta-feira, 11 de maio.
Notícias
Vestibular 2018 da UFRGS abre inscrições para 4.017 vagas
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou nesta quarta-feira, 18 de outubro, as inscrições para o seu Vestibular 2018.
Notícias