UFABC (SP) cria cotas para refugiados e solicitantes de refúgio

Serão 12 oportunidades para dois cursos de bacharelado interdisciplinar, ofertados em Santo André e São Bernardo.
Em 08/09/2017 10h09 , atualizado em 08/09/2017 12h24 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: UFABC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Conselho Universitário da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André/SP, aprovou por unanimidade a ampliação da reserva de vagas para refugiados e solicitantes de refúgio em seu processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação interdisciplinares. 

Com isso, cada curso interdisciplinar, por campus e turno de oferta anual, passará a ter duas vagas para este público. No total, serão 12 oportunidades, sendo 6 para quem não possui renda familiar per capita superior a um salário mínimo e meio. 

A medida vale para os bacharelados em Ciência e Tecnologia e Ciências Humanas, ofertados em Santo André e São Bernardo, nos turnos diurno e noturno. O ingresso será feito mediante inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, posteriormente, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Refugiados

A instituição também decidiu criar uma Comissão Especial para Refugiados (CER), que ficará responsável por atestar a conformidade, aprovar ou não o preenchimento de vagas e indicar candidatos aprovados à Comissão de Homologação de Matrículas. 

Serão considerados refugiados os indivíduos que se encontram fora de seu país de nacionalidade ou onde antes tiveram sua residência habitual, que não possam ou não querem se acolher à proteção de tal país, devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social, opiniões políticas ou à grave e generalizada violação de direitos humanos.

Conforme resolução publicada no dia 19 de julho, os efeitos da condição dos refugiados serão extensivos ao cônjuge, aos ascendentes e descendentes, assim como aos demais membros do grupo familiar que do refugiado dependerem economicamente, desde que se encontrem em território nacional.

Outras instituições

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), já existe um processo seletivo específico para ingresso de pessoas em situação de refúgio. Implementada em 2009, a seleção oferece uma única vaga adicional para cada opção de curso e utiliza as notas obtidas no Enem como critério de seleção (saiba mais aqui).

Em fevereiro deste ano, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também aprovou a reserva de até 5% do número total de vagas, mediante aprovação do respectivo colegiado de cada curso, em seus cursos técnicos, tecnológicos e de graduação, para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade (veja aqui).


Relacionados

A crise dos refugiados: onde está o respeito ao próximo?
A crise dos refugiados chama a atenção para a falta de solidariedade entre os povos. Onde está o respeito ao próximo?
Blog do Vestibular
Crise dos refugiados na Europa
Entenda a crise dos refugiados na Europa, isto é, por que está ocorrendo a onda migratória de muçulmanos para o continente europeu em 2015.
Atualidades
Refugiados encontram em universidades brasileiras a oportunidade de uma vida nova
Refugiados e imigrantes encontram nas universidades públicas brasileiras o acolhimento e oportunidade de estudo, contribuindo para uma vida nova.
Notícias
UFSCar realiza vestibular via Enem para refugiados
A UFSCar realiza, pela décima vez consecutiva, seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos seus cursos de graduação presenciais. 
Notícias
Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU
A Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU. Instituição criou a Comissão de Cotas na última sexta-feira, 11 de maio.
Notícias
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Primeira universidade brasileira a adotar o bacharelado interdisciplinar, UFABC oferece cursos em Santo André e São Bernado do Campo.
Universidades
Venezuelanos poderão ocupar vagas remanescentes da UFRR
A UFRR abriu oportunidades para que venezuelanos e outros imigrantes/refugiados possam ocupar vagas remanescentes de seus cursos. Boa Vista, cidade em que está a universidade, tem cerca de 25 mil pessoas vindas da Venezuela em busca de novas oportunidades.
Notícias