Universidade Federal do ABC (UFABC)

Instituição federal foi fundada em 2006 e atende a região do ABC paulista.
Por Giullya Franco

Crédito: Arthur Arnoldi/UFABC
Crédito: Arthur Arnoldi/UFABC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do ABC (UFABC) está localizada no Estado de São Paulo e foi fundada em  26 de julho de 2005, em lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sede da instituição está localizada no campi de Santo André, que possui limite territorial de atuação multicampi na região do ABC paulista, tendo mais um campi em São Bernardo do Campo.

A instituição optou por uma matriz interdisciplinar para integração de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico e ofereceu, inicialmente, um curso único para acesso à universidade pela graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Campus Santo André: Avenida dos Estados, 5001, Santo André – SP
Telefone: (11) 4996-7914 / 7973

Campus São Bernardo: Alameda da Universidade, s/nº, São Bernardo do Campo – SP
Telefone: (11) 2320-6120 / 6121 / 6122

Tópicos deste artigo

Cursos

Cursos Interdisciplinares: A modalidade de cursos de graduação oferecidos pela universidade é interdisciplinar. Esse curso possibilita ao universitário o conhecimento de disciplinas de diferentes graduações dentro de uma área. Após um período estudando sobre a área, o aluno pode escolher qual a profissão quer seguir.

Veja também: Entenda a graduação interdisciplinar

Campi São Bernardo do Campo

Bacharelados

    • Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia: Neurociência e Engenharias (Aeroespacial, Biomédica, Gestão).

    • Interdisciplinar em Ciências e Humanidades: Ciências Econômicas, Filosofia, Planejamento Territorial, Políticas Públicas e Relações Internacionais.

Licenciaturas

    • Interdisciplinar em Ciências Humanas: Filosofia.

Campi Santo André

Bacharelados

    • Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia: Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Engenharias (Ambiental e Urbana, Energia, Informação, Instrumentação, Automação e Robótica, Materiais).

Licenciaturas

    • Interdisciplinar em Ciências Naturais: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre os cursos da UFABC

Vestibular

SiSU

Para estudar na instituição os interessados precisam ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Olimpíadas Científicas

A instituição também aceita o ingresso de estudantes premiados em Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas. 

Cotas

As vagas oferecidas pela universidade são divididas entre a ampla concorrência, Lei de Cotas e Ações Afirmativas da instituição. Veja as divisões:

Ampla Concorrência: Vagas para o público geral com quantidade variável.

Lei de Cotas: 50% das vagas são destinadas aos estudantes de escolas públicas com percentual reservado para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Ações Afirmativas: Vagas destinadas a pessoas trans, refugiados e pessoas com deficiência (PcD). Essa modalidade não compromete o sistema de cotas da universidade e as vagas são extraídas da ampla concorrência, sendo 5% para PcD, duas vagas por curso para refugiados e 1,5% das vagas por curso para pessoas trans.

Contato

Site Oficial | Instagram | Facebook | Twitter | YouTube