Em 03/04/2009 07h27 , atualizado em 12/03/2020 15h44

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Universidades

Instituição federal foi fundada em 2006 e atende a região do ABC paulista. Por Giullya Franco
Crédito: Arthur Arnoldi/UFABC
Crédito: Arthur Arnoldi/UFABC
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do ABC (UFABC) está localizada no Estado de São Paulo e foi fundada em  26 de julho de 2005, em lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sede da instituição está localizada no campi de Santo André, que possui limite territorial de atuação multicampi na região do ABC paulista, tendo mais um campi em São Bernardo do Campo.

A instituição optou por uma matriz interdisciplinar para integração de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico e ofereceu, inicialmente, um curso único para acesso à universidade pela graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Campus Santo André: Avenida dos Estados, 5001, Santo André – SP
Telefone: (11) 4996-7914 / 7973

Campus São Bernardo: Alameda da Universidade, s/nº, São Bernardo do Campo – SP
Telefone: (11) 2320-6120 / 6121 / 6122

Cursos

Cursos Interdisciplinares: A modalidade de cursos de graduação oferecidos pela universidade é interdisciplinar. Esse curso possibilita ao universitário o conhecimento de disciplinas de diferentes graduações dentro de uma área. Após um período estudando sobre a área, o aluno pode escolher qual a profissão quer seguir.

Veja também: Entenda a graduação interdisciplinar

Campi São Bernardo do Campo

Bacharelados

    • Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia: Neurociência e Engenharias (Aeroespacial, Biomédica, Gestão).

    • Interdisciplinar em Ciências e Humanidades: Ciências Econômicas, Filosofia, Planejamento Territorial, Políticas Públicas e Relações Internacionais.

Licenciaturas

    • Interdisciplinar em Ciências Humanas: Filosofia.

Campi Santo André

Bacharelados

    • Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia: Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Engenharias (Ambiental e Urbana, Energia, Informação, Instrumentação, Automação e Robótica, Materiais).

Licenciaturas

    • Interdisciplinar em Ciências Naturais: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre os cursos da UFABC

Vestibular

SiSU

Para estudar na instituição os interessados precisam ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Olimpíadas Científicas

A instituição também aceita o ingresso de estudantes premiados em Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas. 

Cotas

As vagas oferecidas pela universidade são divididas entre a ampla concorrência, Lei de Cotas e Ações Afirmativas da instituição. Veja as divisões:

Ampla Concorrência: Vagas para o público geral com quantidade variável.

Lei de Cotas: 50% das vagas são destinadas aos estudantes de escolas públicas com percentual reservado para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Ações Afirmativas: Vagas destinadas a pessoas trans, refugiados e pessoas com deficiência (PcD). Essa modalidade não compromete o sistema de cotas da universidade e as vagas são extraídas da ampla concorrência, sendo 5% para PcD, duas vagas por curso para refugiados e 1,5% das vagas por curso para pessoas trans.

Contato

Site Oficial | Instagram | Facebook | Twitter | YouTube

 

Artigos Relacionados
Cursinho gratuito da Universidade Federal do ABC (UFABC) receberá inscrições de 29 de janeiro a 2 de fevereiro para as turmas de 2018.
Mesmo tendo caráter privado, a FTT oferece cursos de graduação gratuitos. Conheça um pouco da instituição e seu vestibular.
O Conselho Universitário da UFABC, em São Paulo, aprovou por unanimidade a ampliação da reserva de vagas para refugiados e solicitantes de refúgio.
A UFABC, por meio da ProEC, inicia hoje, 23 de janeiro, as inscrições para o Processo Seletivo de alunos para a Escola Preparatória 2017.
A Escola Preparatória da UFABC é um cursinho voltado para o Enem e atende estudantes da rede pública de São Paulo. Projeto é totalmente gratuito.
UFABC oferece 720 em cursinho preparatório para o Enem 2016. Inscrições gratuitas seguem até 22 de janeiro. Vagas são para Mauá e Santo André.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES