Topo
pesquisar
Em 14/05/2018 11h32

Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU

Notícias

Instituição criou a Comissão de Cotas na última sexta-feira, 11 de maio. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) anunciou na última sexta-feira, 11 de maio, a criação da Comissão de Cotas da instituição.

Saiba mais sobre a Lei de Cotas

A Comissão de Cotas é formada por integrantes de movimentos sociais, estudantes de graduação, professores, Comissão Central de Vestibular (CCV), Escritório de Relações Internacionais, Diretoria de Assuntos Estudantis, Prograd e Pró-reitoria de Planejamento. 

Com a criação da Comissão de Cotas, a Unespar leva adiante o desejo da implementação da política de cotas em seus processos seletivos de ingresso. Os pontos sobre as ações afirmativas serão apresentados ao Conselho Universitário (COU).

De acordo com a instituição, se a proposta for aprovada pelos conselhos superiores, as cotas já estarão valendo no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e, para o próximo ano, também no Vestibular próprio. 

Veja também: MPF pede explicação às instituições sobre verificação de fraudes nas cotas raciais

Comissões de cotas são responsáveis pela fiscalização da implementação de políticas sociais nas universidades; no ingresso de estudantes nas vagas destinadas às ações afirmativas, evitando fraudes e auxílio nas necessidades dos cotistas. 

Cotas em universidades estaduais

A Unespar faz parte das universidades estaduais que ainda não reservam parte de suas vagas para os estudantes de escolas públicas (levando em consideração também as etnias e renda). 

A instituição seguirá a legislação federal sobre o assunto, como é o caso da Lei de Cotas, além de se espelhar na experiência de outras universidades estaduais como a Universidade Estadual de Londrina (UEL), também no Paraná, que já conta com ações afirmativas desde 2005.

Mais informações no site da Unespar

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola