A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza, pela décima vez consecutiva, seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos seus cursos de graduação presenciais.
Esta é a terceira vez que o vestibular para refugiados utilizará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.
O processo seletivo específico foi implementado em 2009, a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados, e oferece uma única vaga adicional para cada opção de curso. Conforme o documento, "é reconhecido como refugiado todo indivíduo que:
I - devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país;
II - não tendo nacionalidade e estando fora do país onde antes teve sua residência habitual, não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias descritas no inciso anterior;
III - devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país."
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 12 de setembro, mediante envio da ficha de inscrição e documentação comprobatória listada no Edital, por correio, à ProGrad - Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar, Rodovia Washington Luis, km 235, CEP 13565-905 – São Carlos – SP.
Além de informar obrigatoriamente o número de inscrição no Enem a partir do ano de 2013, os candidatos precisam apresentar atestado expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) para comprovar sua situação.
Vestibular
A homologação das inscrições será publicada em 3 de outubro com prazo até o dia 10 para recursos. Já a divulgação da lista geral de classificação está prevista para 31 de janeiro de 2018.
As oportunidades são para 65 cursos ministrados nos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone (16) 3351-8152.