UFSCar realiza vestibular via Enem para refugiados

Há vagas em 65 cursos presenciais dos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.
Em 02/05/2017 10h35 , atualizado em 02/05/2017 10h46 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: UFSCar
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza, pela décima vez consecutiva, seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos seus cursos de graduação presenciais. 

Esta é a terceira vez que o vestibular para refugiados utilizará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

O processo seletivo específico foi implementado em 2009, a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados, e oferece uma única vaga adicional para cada opção de curso. Conforme o documento, "é reconhecido como refugiado todo indivíduo que:

I - devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país;

II - não tendo nacionalidade e estando fora do país onde antes teve sua residência habitual, não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias descritas no inciso anterior;

III - devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país."

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 12 de setembro, mediante envio da ficha de inscrição e documentação comprobatória listada no Edital, por correio, à ProGrad - Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar, Rodovia Washington Luis, km 235, CEP 13565-905 – São Carlos – SP.

Além de informar obrigatoriamente o número de inscrição no Enem a partir do ano de 2013, os candidatos precisam apresentar atestado expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) para comprovar sua situação.

Vestibular

A homologação das inscrições será publicada em 3 de outubro com prazo até o dia 10 para recursos. Já a divulgação da lista geral de classificação está prevista para 31 de janeiro de 2018. 

As oportunidades são para 65 cursos ministrados nos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone (16) 3351-8152.


Relacionados

A crise dos refugiados: onde está o respeito ao próximo?
A crise dos refugiados chama a atenção para a falta de solidariedade entre os povos. Onde está o respeito ao próximo?
Blog do Vestibular
Crise dos refugiados na Europa
Entenda a crise dos refugiados na Europa, isto é, por que está ocorrendo a onda migratória de muçulmanos para o continente europeu em 2015.
Atualidades
SiSU 2017/1: Enem 2016 é a forma de ingresso em 2.873 vagas da UFSCar
A UFSCar confirmou a oferta de 2.873 vagas pelo SiSU 2017/1. Do total oferecido, a metade é destinada ao ingresso por cotas.
Notícias
UFABC (SP) cria cotas para refugiados e solicitantes de refúgio
O Conselho Universitário da UFABC, em São Paulo, aprovou por unanimidade a ampliação da reserva de vagas para refugiados e solicitantes de refúgio.
Notícias
UFSC libera resultado do seu Vestibular 2017 para cursos a distância
A UFSC liberou ontem, 4 de maio, o resultado oficial do seu Vestibular 2017 para cursos de graduação a distância. Serão preenchidas 1.390 vagas.
Notícias
UFSCar abre inscrições para o seu Vestibular 2018 de Música
Tiveram início nesta terça-feira, 26 de setembro, as inscrições para o Vestibular 2018 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para Música.
Notícias
UFSCar divulga resultado do Vestibular 2017 para Indígenas
A UFSCar divulgou hoje (16) o resultado do Vestibular 2017 para Indígenas. As matrículas serão feitas na próxima quarta-feira, 18 de janeiro.
Notícias
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
A Universidade Federal de São Carlos possui cursos presenciais em São Carlos, Araras, Sorocaba e Biru, além de cursos a distância.
Universidades