UERJ abre inscrições para Exame de Qualificação do Vestibular 2021

Nesta edição do vestibular haverá apenas um Exame de Qualificação. Inscrições vão até 18 de novembro.
Em 29/10/2020 13h35 , atualizado em 30/10/2020 10h53 Por Giullya Franco

Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu nesta quinta-feira, 29 de outubro, as inscrições para o Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021. Prazo vai até o dia 18 de novembro e a taxa é de R$ 72.

Inscreva-se na UERJ

Também foi liberado hoje o resultado do segundo período de solicitação de isenção, realizado entre 30 de setembro e 5 de outubro. O benefício é concedido aos estudantes com renda familiar de até R$ 1.567,50. Veja os beneficiados!

Em março a UERJ já estava recebendo os pedidos de isenção para a seletiva, no entanto, a paralização das atividades por conta da pandemia fez com que o formato da seletiva fosse mudado, mas a instituição manteve os beneficiados com a isenção. Saiba mais!

Foram recebidos pela UERJ, 6.997 pedidos de inseção, dos quais 5.863 foram aceitos.

Vestibular 2021

A UERJ alterou sua seletiva em decorrência da pandemia do coronavírus. O vestibular será realizado com a aplicação de apenas um Exame de Qualificação e o Exame Discursivo. Anteriormente eram aplicados dois EQs.

Exame de Qualificação (1ª fase)

O formato do EQ continuará o mesmo, com 60 questões objetivas sobre as áreas de conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

O EQ será aplicado no dia 28 de fevereiro de 2021 e os locais de prova poderão ser consultados a partir do dia 3 do mesmo mês. 

O resultado da primeira fase será liberado no dia 5 de março.

Exame Discursivo (2ª fase)

O formato também foi mantido e os candidatos classificados farão uma redação e duas provas discursivas de acordo com o curso escolhido, mas o conteúdo foi reduzido para diminuir o prejuízo aos candidatos. As inscrições dos classificados serão de 5 a 17 de março.  As provas estão previstas para o dia 25 de abril.

Mais: Veja as obras literárias do Vestibular da UERJ

Classificação

Para se classificar pro Exame Discursivo o candidato precisa ter alcançado uma determinada pontuação no EQ, que é dividida em cinco conceitos. Veja abaixo:

Clique para ampliar


Ao fim da seletiva, a pontuação obtida pelo candidato no EQ é acrescida ao seu resultado no ED. 

A data de divulgação do resultado final ainda não foi divulgada.

Para mais informações acesse o Site da UERJ ou consulte o Manual do Candidato.