Revalida 2020: Inep prorroga prazo de inscrição

Exame é obrigatório para que médicos formados no exterior possam exercer a profissão no Brasil.
Em 30/09/2020 14h48 , atualizado em 30/09/2020 14h50 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Foram prorrogadas as inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Prazo que terminaria no próximo dia 2 foi ampliado para 5 de outubro. A taxa é de R$ 330.

Inscreva-se no Revalida 2020

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o objetivo da extensão do prazo é de manter o compromisso e garantir a participação de todos os interessados.

O exame é obrigatório para todos os médicos, sendo brasileiros ou estrangeiros, que se formaram fora do Brasil e desejam exercer a Medicina no país.

Critérios para participar

Todos os interessados em se inscrever devem se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil
  • Ter CPF
  • Ter diploma de Medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida pelo ministério da educação do país em questão, documento que deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros

Provas

O Revalida é aplicado em duas fases: uma teórica e uma prática. 

A primeira etapa de provas será no dia 6 de dezembro. Os participantes deverão responder uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Serão 100 questões objetivas durante a manhã. À tarde, os participantes terão mais cinco questões discursivas. As questões abordam temas como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública.

A segunda fase ainda não teve as datas divulgadas, mas os classificados deverão realiza uma avaliação em uma estação clínica e participar de 10 anamneses (entrevistas) para diagnóstico inicial da doença em pacientes que simulam diversos sintomas. Os candidatos reprovados na segunda fase ainda têm a chance de refazer a prova da etapa por mais duas vezes.

Para mais informações acesse a página do Revalida ou consulte o edital.