Datas de aplicação do Revalida 2020 são alteradas

Inep adiou a aplicação do exame por conta da pandemia do coronavírus. Prova não é aplicada desde 2017.
Em 01/09/2020 17h34 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 1º de setembro, que o cronograma de aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 será alterado por conta da pandemia do coronavírus.

O Revalida é um exame obrigatório para médicos que se formam fora do Brasil, sendo brasileiros ou estrangeiros, possam exercer a Medicina no país.

Saiba mais sobre o Revalida

As provas da primeira fase serão realizadas no dia 6 de dezembro e o Inep informou que ainda divulgará os novos editais com o cronograma completo. A data anterior era prevista para 11 de outubro. 

Ainda de acordo com o Inep, a prova já está em desenvolvimento pela Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), e os membros devem elaborar a diretriz e a matriz do exame.

Como funciona o Revalida?

O Revalida é aplicado em duas fases: uma teórica e uma prática. Na primeira etapa os participantes passam por uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Na parte da manhã serão 100 questões objetivas e na parte da tarde, cinco questões discursivas. As questões abordam temas como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública. 

Quem é classificado para a segunda fase, a prática, realiza uma avaliação em uma estação clínica e participa de 10 anamneses (entrevistas) para diagnóstico inicial da doença em pacientes que simulam diversos sintomas. As datas desta fase ainda não foram divulgadas.

Os candidatos reprovados na segunda fase ainda têm a chance de refazer a prova da etapa por mais duas vezes.

Mais: Saiba tudo sobre o curso de Medicina

Edições anteriores

O exame foi criado em 2011 para avaliar os bacharéis de Medicina com diplomas emitidos no exterior. A última aplicação da prova foi em 2017. Já em 2019 o Ministério da Educação (MEC) anunciou que faria alterações no formato do Revalida. A última vez que o exame foi realizado 7,3 mil pessoas se inscreveram e 393 foram aprovadas.

Para mais informações sobre o Revalida clique aqui.