O edital do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 11 de setembro.
O edital do Revalida traz as datas de todo o exame e as regras para participação. Confira o cronograma:
- Inscrição: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020.
- Pagamento da taxa de inscrição: 21 de setembro a 7 de outubro de 2020.
- Envio do diploma para análise: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020.
- Resultado da análise do diploma: 9 de outubro 2020.
- Provas: 6 de dezembro de 2020.
- Gabaritos e padrão de respostas: 8 de dezembro de 2020.
- Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro de 2020.
- Gabaritos definitivos: 8 de fevereiro de 2021.
- Resultado das provas escritas: 8 de fevereiro de 2021.
- Recurso do resultado provisório: 8 a 12 de fevereiro de 2021.
- Divulgação do resultado final da 1ª fase: 5 de março de 2021.
O cronograma da segunda etapa do Revalida não foi informado pelo Inep até o momento. O exame é obrigatório para médicos formados no exterior que queiram exercer a profissão no Brasil.
O Revalida
As inscrições do Revalida serão recebidas de 21 de setembro a 2 de outubro e a taxa da primeira fase será de R$ 330. Podem se inscrever os candidatos que se encaixem nos critérios abaixo:
- Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil
- Ter CPF
- Ter diploma de Medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida pelo ministério da educação do país em questão, documento que deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros
A prova teórica do Revalida será aplicada em 6 de dezembro, nos dois turnos. A parte da manhã terá 100 questões objetivas, já as cincos discursivas serão aplicadas à tarde. O conteúdo traz assuntos sobre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública.
Os classificados para a segunda etapa participarão da prova prática. Esta etapa será composta por 10 anamneses (entrevistas) em uma estação clínica. Os pacientes (atores) simulam diversos sintomas para que os candidatos possam ser avaliados.
Quem for reprovado na segunda fase poderá fazer a prova novamente até duas vezes, não havendo necessidade de participar da primeira etapa de novo.
Mais informações no Edital e pelo site do Inep.