Montes Claros: cursinho gratuito da UFMG abre inscrições para as turmas de 2019

Serão selecionados 100 estudantes que desejam se preparar para o Enem 2019
Em 11/01/2019 17h23 , atualizado em 11/01/2019 17h34 Por Thaís Dutra

Cursinho é promovido pelo ICA da UFMG
Cursinho é promovido pelo ICA da UFMG
Crédito da Imagem: ComunICA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para as turmas Pré-Enem 2019 do Cursinho Comunitário do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros. Os interessados poderão se inscrever pela internet ou presencialmente até 6 de fevereiro, no Centro de Atividades Acadêmicas e Didáticas (CAAD) do ICA. 

O cursinho visa preprar estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e vestibulares. Poderão concorrer às vagas candidatos que tenham feito os três anos do Ensino Médio (ou que concluirá o terceiro ano em 2019) integralmente na rede pública de Educação. É proibida a participação de estudantes que estejam no Ensino Superior ou já tenham ingressado em alguma instituição.

Os inscritos deverão pagar uma taxa de R$ 5, para iniciar sua participação no processo seletivo do Cursinho Comunitário. O pagamento deverá ser feito presencialmente no CAAD, entre as 9h e 12h e das 16h às 20h. A seleção será composta pela inscrição, pagamento da taxa e realização da prova objetiva e de redação. Em caso de empate, terão prioridade os alunos do Cursinho em 2018.

Ao todo, serão ofertadas 100 vagas, dividas em três modalidades:

  1. [10 vagas] Ex-alunos do Cursinho Comunitário ICA que tenham se matriculado em 2018, que não tenham abandonado o curso ao longo do ano e que tenham estudado em escolas públicas;
  2. [15 vagas] Funcionários, servidores, colaboradores, terceirizados do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e seus familiares
  3. [75 vagas] Comunidade em geral

Datas

A lista de inscrições confirmadas será divulgada em 12 de fevereiro. Em caso de não confirmação da inscrição, mesmo após o pagamento da taxa, o candidato deverá entrar em contato com a coordenação do Cursinho até o dia 15 por e-mail: cursinhoicaufmg@hotmail.com, com o comprovante anexado.

A prova objetiva será aplicada em 24 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, na sede da UFMG, localizada na Avenida Universitária, número 1000, Universitário, em Montes Claros (MG). A orientação é de que os estudantes cheguem ao local da prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Os candidatos saberão a sala de realização da avaliação a partir do dia 18.

O resultado final deverá ser divulgado a partir das 17h do dia 28 de fevereiro. As matrículas deverão ser feitas entre 11 e 15 de março, no ICA da UFMG. Os aprovados que ainda não completaram 18 anos deverão efetivar a matrícula acompanhados dos pais. 

As aulas iniciam no dia 18 de março e encerram na semana de realização do Enem 2019.  

Para mais informações, acesse o Edital ou o site do ComunICA.