Humanizar (Fafich UFMG)

Cursinho da Fafich/UFMG prepara estudantes de escolas públicas para as provas do Enem
Por Thaís Dutra

Graduandos em licenciatura ministram aulas gratuitas em cursinho preparatório para o Enem
Graduandos em licenciatura ministram aulas gratuitas em cursinho preparatório para o Enem
Crédito da Imagem: Divulgação/Facebook/@Humanizar
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cursinho Humanizar, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi criado em 2018 pelos graduandos de licenciatura, como projeto de extensão. Com objetivo de auxiliar estudantes de baixa renda a conseguir realizar o sonho de ingressar no ensino superior, o cursinho é um preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A coordenação do Pré-Enem deixa claro a todos que se inscrevem no cursinho que não há oportunidade para estudantes de escolas particulares, mesmo que sejam bolsistas, nem oriundos de institutos federais e colégios militares.

Tópicos deste artigo

Aulas

As aulas ocorrem entre as 18h e 22h30, de segunda a sexta-feira, e sábado no período matutino, e são ministradas no prédio da Fafich, localizado no Campus Pampulha. 

Os professores são os próprios por graduandos em licenciatura, que atuam como voluntários. Além dos conteúdos exigidos no Enem, o curso também tem como missão a inserção de debates sociais e políticos, que refletem também na vida dos alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vagas

A primeira edição do cursinho, realizada entre agosto e novembro de 2018, ofereceu 40 vagas. Em 2019, o número variou entre 80 e 120 oportunidades.

Podem se inscrever alunos que possuem renda familiar bruta por pessoa de até R$ 1,5 mil e que vão concluir o Ensino Médio no ano do cursinho Pré-Enem ou que já tenham concluído na rede pública de ensino. Na segunda edição, 20% das vagas foram reservadas para ex-alunos do cursinho.

Inscrições 

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Após a checagem das informações, disponibilizadas no Formulário, é divulgada a lista de pré-selecionados. Estes deverão fazer a matrícula presencialmente. Caso as vagas não sejam ocupadas em sua totalidade, são divulgadas listas de espera. 

Cursinho Humanizar

Endereço: Fafich – Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG) – 31270-901
Telefone: (31) 34095050
E-mail: cpvfafich@gmail.com
Site: http://humanizar.strikingly.com/