Whatsapp
Em 16/03/2020 10h56 , atualizado em 16/03/2020 11h09

Inscrições da Olimpíada Brasileira de Robótica 2020 estão abertas

Notícias

Podem participar estudantes de 7 a 19 anos. Premiações podem gerar vagas nas principais universidades do país. Por Giullya Franco
Crédito: divulgação OBR
Crédito: divulgação OBR
PUBLICIDADE

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) abriu nesta segunda-feira, 16 de março, o período de inscrição para a edição de 2020. Prazo vai até o dia 10 de maio e a inscrição deve ser feita por um professor responsável pelo candidato ou equipe.

Faça a inscrição na OBR 2020

A inscrição é gratuita e podem participar da competição os alunos de 7 a 19 anos de idade matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

Como é a OBR?

O participante pode escolher entre a disputa na modalidade teórica, prática ou pelas duas opções. Conheça as modalidades:

Modalidade Teórica: Acontece em duas fases – a primeira no dia 5 de junho e a segunda no dia 21 de agosto. Nesta modalidade é aplicada uma prova na escola do aluno, com conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. Os estudantes devem fazer a resolução de problemas práticos a partir da robótica. Os melhores colocados recebem uma medalha de ouro, prata ou bronze, de acordo com a colocação.

Saiba mais sobre a modalidade

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Modalidade Prática: Participam nesta modalidade apenas equipes com, no mínimo, quatro estudantes. Os concorrentes devem montar um robô autônomo com a capacidade de realizar resgates em áreas de desastres. A modalidade conta com etapas regionais e estaduais entre junho e setembro. Os vencedores das etapas participam da final nacional, de 10 a 14 de novembro, na cidade de Natal/RN.

Saiba mais sobre a modalidade

Vagas em Universidades

As olimpíadas científicas passaram a servir como forma de ingresso em algumas das principais universidades públicas do país. A Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp) realizam processos seletivos com vagas reservadas para estudantes premiados em olimpíadas.

Saiba mais sobre Olimpíadas Científicas

Para mais informações acesse o Site da OBR.

Relacionados
O estudante Eduardo Henrique de Toledo ficou em primeiro lugar na classificação geral da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) 2020.
Saiba como participar de Olimpíadas Científicas ou Escolares. Descubra como participar das olimpíadas de Matemática, História, Geografia, Astronomia, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa no Brasil. Como se inscrever, como são as provas e muito mais.
Estudantes Adrieny dos Santos Teixeira e João Matheus Gonçalves, que conquistaram medalhas em competição de matemática na China, dão dicas de estudo.
Universidades começam a separar vagas para participantes de olimpíadas de conhecimento. Saiba quais as olimpíadas aceitas e como participar.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES