IME (RJ) recebe inscrições do Vestibular 2020/2021

Interessados nos cursos de Engenharia do IME podem se inscrever até 18 de agosto. Taxa é de R$ 100.
Em 03/08/2020 14h30 , atualizado em 18/08/2020 10h13 Por Giullya Franco

Crédito: IME/Divulgação
Crédito: IME/Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, abriu as inscrições para o Vestibular 2020 com ingresso em 2021. O prazo vai até o dia 18 de setembro e a taxa é de R$ 100.

Inscreva-se no Vestibular 2020/2021

Para participar do processo seletivo do IME os interessados, além de serem brasileiros (as) natos (as), devem se encaixar nos seguintes requisitos exigidos pela instituição:

  • ATIVA (para candidatos que desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.
  • RESERVA (para candidatos que não desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

Isenção

O período para solicitar a isenção da taxa deste processo seletivo foi realizado de 2 a 13 de julho. O benefício foi concedido aos dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados, doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou membros de família de baixa renda. Veja aqui os beneficiados!

Vestibular 2020

O Exame Intelectual (EI) do IME é composto por duas fases. Na primeira fase os candidatos terão uma prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química realizada no dia 11 de outubro

Os classificados serão divulgados até o dia 19 de outubro e farão na segunda fase cinco provas, que terão questões objetivas e discursivas, divididas da seguinte forma:

  • Matemática (26/10): prova composta por questões discursivas
  • Física (27/10): prova composta por questões discursivas;
  • Química (28/10): prova composta por questões discursivas;
  • Português (29/10): prova composta por questões objetivas e redação;
  • Inglês (29/10): prova composta por questões objetivas

Locais de Prova: As provas do IME serão aplicadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Resultado

Até o dia 22 de dezembro o IME deve divulgar a relação de candidatos aprovados no EI. Após essa divulgação, os classificados ainda deverão se submeter às demais fases da seletiva, compostas pela Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). As etapas serão realizadas pelo IME em janeiro e todas as informações estão disponíveis no edital.

Vagas

A oferta aos candidatos da Ativa é de 70 vagas, sendo 14 vagas reservadas para candidatos negros. Para a Reserva são 28 vagas, sendo seis delas destinadas aos candidatos negros.

Os cursos oferecidos são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

No IME a escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Para mais informações acesse o Site do IME ou consulte o Manual de Instruções.