ITA (SP) aumenta número de vagas a partir do Vestibular 2021

Processo seletivo terá o aumento de 25% nas vagas oferecidas para as Engenharias.
Em 21/07/2020 13h53 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/ITA
Crédito: Divulgação/ITA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na segunda-feira, 20 de julho, o Ministério da Educação (MEC) informou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, vai aumentar em 25% o número de vagas oferecidos em todos os cursos a partir do Vestibular 2021.

Conheça o ITA

No total, os 25% correspondem a 30 vagas e, neste caso, o vestibular que oferecia 120 vagas passará a oferecer 150 oportunidades. Das vagas, 119 serão destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis e 31 para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

O aumento no número de vagas do ITA se deu devido ao estímulo do Governo Federal para formar mais engenheiros com o objetivo de atender a demanda por mão de obra qualificada no setor produtivo nacional.

Segundo o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, as vagas são importantes para que os novos profissionais possam atender o desenvolvimento de projetos no país. “Como referência mundial na área de ciência e tecnologia, é extremamente importante que o ITA tenha esse aumento de engenheiros qualificados para atender as demandas nacionais e para o desenvolvimento de projetos espaciais”, destacou.

Mais: Conheça 10 dicas para passar no ITA

Vagas do ITA

O processo seletivo do ITA está entre os mais concorridos do país na área das Engenharias. O ITA oferece os seguintes cursos: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial. As vagas oferecem a opção Ativa e Reserva.

A Ativa é voltada para quem deseja ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira.

A Reserva é para os candidatos que não têm interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressar no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica.

Veja também: Carreiras Militares

Vestibular 2021

O cronograma do Vestibular 2021 já foi liberado pelo ITA que, inclusive, já realizou o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição. A relação de isentos está disponível, clique aqui para consultar.

O período de inscrição está previsto para ser realizado de 1º de agosto a 15 de setembro. As provas da primeira fase devem ser realizadas em 20 de novembro e a segunda fase nos dias 8 e 9 de dezembro.

Mais: Veja as obras literárias do Vestibular 2021 do ITA

Para mais informações acesse o Site do ITA.