IME (RJ) encerra as inscrições do Vestibular 2020/2021 hoje

Provas da seletiva serão realizadas em duas fases. Taxa de inscrição é de R$ 100.
Em 18/08/2020 04h00 , atualizado em 18/08/2020 10h11 Por Giullya Franco

Crédito: IME/Divulgação
Crédito: IME/Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, encerra nesta terça-feira, 18 de agosto, as inscrições para o Vestibular 2020 com ingresso em 2021. A taxa é de R$ 100.

Inscreva-se no Vestibular 2020/2021

Só podem participar do processo seletivo do IME os candidatos brasileiros (as) que se encaixar nos requisitos exigidos pelo instituto. Veja abaixo as exigências do IME:

  • ATIVA (para candidatos que desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.
  • RESERVA (para candidatos que não desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

Vestibular 2020

O IME realiza seu Exame Intelectual (EI) em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva de 40 questões de Matemática, Física e Química. Essa fase será aplicada no dia 11 de outubro e a classificação será liberada até o dia 19 seguinte. 

A segunda fase é composta por cinco provas, que terão questões objetivas e discursivas, divididas da seguinte forma:

Matemática (26/10): prova composta por questões discursivas
Física (27/10): prova composta por questões discursivas;
Química (28/10): prova composta por questões discursivas;
Português (29/10): prova composta por questões objetivas e redação;
Inglês (29/10): prova composta por questões objetivas

Locais de Prova

As provas do IME serão aplicadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Vagas

A oferta do IME para os candidatos da Ativa é de 70 vagas, sendo 14 vagas reservadas para candidatos negros. Para a categoria Reserva são 28 vagas, sendo seis delas destinadas aos candidatos negros.

Os cursos oferecidos são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

A escolha da especialidade de Engenharia só será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Resultado

A previsão do IME é divulgar o resultado do vestibular até o dia 22 de dezembro. Depois desse resultado, os classificados ainda deverão se submeter às demais fases da seletiva, compostas pela Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). As etapas serão realizadas pelo IME em janeiro e todas as informações estão disponíveis no edital.

Para mais informações acesse o Site do IME ou consulte o Manual de Instruções.