ITA abre inscrições para Vestibular 2021 com aumento de vagas

Processo seletivo oferece 150 vagas para os cursos de Engenharia em São José dos Campos.
Em 01/08/2020 20h00 , atualizado em 02/08/2020 18h50 Por Adriano Lesme

Crédito da imagem: divulgação ITA
Crédito da imagem: divulgação ITA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu neste sábado, 1º de agosto, as inscrições para o Vestibular 2021, também conhecido como Concurso de Admissão. O prazo vai até o dia 15 de setembro.

A taxa de inscrição é de R$ 150. Os candidatos que conseguiram isenção estão dispensados do pagamento, mas também precisam se inscrever no vestibular.

Podem se inscrever todos os brasileiros natos que completaram o ensino médio ou estão no último ano e que não completem 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2021.

Faça sua inscrição no Vestibulat ITA 2021

Vagas

Este ano, o ITA aumentou as vagas oferecidas no vestibular, que passou de 120 para 150. Entre a oferta, 119  vagas serão destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis e 31 para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Saiba mais sobre a carreira militar

Tanto na Ativa quanto na Reserva, o ITA reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

As vagas do ITA são para os cursos de Engenharia na sua sede, em São José dos Campos, nas seguintes especialidades: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos, sendo que nos dois primeiros todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área que escolheu.

Veja 10 dicas para passar no ITA

Provas

O Vestibular do ITA é realizado em três etapas classificatórias e eliminatórias, sendo que as duas primeiras são de provas. A última corresponde a uma Inspeção de Saúde.

1ª Fase - 22 de novembro

15 questões objetivas de Matemática
15 questões objetivas de Física
15 questões objetivas de Química
15 questões objetivas de Português
10 questões objetivas de Inglês

2ª Fase - 8 e 9 de dezembro

1º dia: 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões dissertativas de Química
2º dia: 10 questões dissertativas de Física e Redação

Livros para o Vestibular 2021 do ITA

Baixe provas anteriores do ITA

As provas poderão ser feitas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória.

O resultado do Vestibular 2021 do ITA será divulgado no dia 22 de dezembro. Os aprovados deverão se apresentar ao ITA, em São José dos Campos, no dia 10 de janeiro de 2021, para a Inspeção de Saúde e matrícula.

Mais informações no Edital.