Em 08/09/2020 12h17

IME (RJ) reabre inscrições do Vestibular 2020/2021

Notícias

Candidatos podem se inscrever até o dia 10 de setembro. Restante do cronograma não sofreu alterações. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Foto: IME/Divulgação
PUBLICIDADE

As inscrições do Vestibular 2020/2021 do Instituto Militar de Engenharia (IME) foram reabertas. Os interessados podem se inscrever até 10 de setembro e a taxa é de R$ 100. 

Faça sua inscrição

De acordo com o IME, candidatos que se inscreveram no prazo anterior e não pagaram a taxa podem ter a inscrição confirmada, basta que o vestibulando acesse o site do Vestibular, acesse o boleto atualizado e faça o pagamento até 10 de setembro. 

Somente as inscrições tiveram suas datas modificadas, as demais etapas do Vestibular do IME continuam as mesmas divulgadas anteriormente. 

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever os brasileiros que se encaixem nos seguintes critérios:

  • Ativa (para candidatos que desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.
  • Reserva (para candidatos que não desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 21 anos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

Quando e como será o Vestibular?

O Exame Intelectual (EI) é a parte do Vestibular 2020/2021 composta por provas (objetivas e discursivas). 

A primeira fase do Exame Intelectual será realizada em 11 de outubro. As provas serão compostas por 40 questões Matemática, Física e Química. Os classificados serão conhecidos no dia 19 seguinte. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda etapa do EI será aplicada de 26 a 29 de outubro, conforme a divisão abaixo:

  • Matemática (26/10): prova composta por questões discursivas
  • Física (27/10): prova composta por questões discursivas;
  • Química (28/10): prova composta por questões discursivas;
  • Português (29/10): prova composta por questões objetivas e redação;
  • Inglês (29/10): prova composta por questões objetivas.

As provas serão realizadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Resultado

A previsão é de que o resultado seja divulgado em 22 de dezembro. Os convocados participarão da Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF) em janeiro 2021. 

Vagas

O IME oferece 98 vagas no Vestibular 2020/2021. As oportunidades se dividem assim:

  • Ativa: 70 vagas, sendo 14 oportunidades para candidatos negros.
  • Reserva: 28 vagas, sendo 6 oportunidades para candidatos negros. 

As oportunidades do IME são para as seguintes modalidades de Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

A escolha pela especialidade é realizada somente ao final do Ciclo Básico. Mais informações no site do IME e pelo Manual do Candidato

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES