Em 14/05/2020 15h48 , atualizado em 14/05/2020 16h04

Inep divulga datas e formato do Revalida 2020

Notícias

Exame é obrigatório para que médicos que se formam fora do Brasil possam exercer a Medicina no país. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 14 de maio, que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) terá um novo edital e será publicado em julho.

Saiba mais sobre o Revalida

O exame é obrigatório para médicos que se formam fora do Brasil, sendo brasileiros ou estrangeiros, possam exercer a Medicina no país. A última realização da prova foi em 2017.

Como será o Novo Revalida?

O Revalida 2020 será aplicado em duas fases: uma teórica e uma prática. A primeira fase está prevista para o dia 11 de outubro e a segunda fase não teve a data divulgada, mas a previsão é que seja aplicada em dezembro.

Anteriormente, na primeira etapa os participantes respondiam questões teóricas sobre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública. No entanto, com o novo edital é esperado que as provas tenham a inclusão da área de Saúde Mental e também que sejam aplicadas digitalmente. Serão 100 questões objetivas de manhã e cinco discursivas à tarde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os classificados para a segunda fase realizam a prova em uma estação clínica e deverão participar de 10 anamneses (entrevistas) para diagnóstico inicial da doença em pacientes que simulam diversos sintomas.

Em caso de reprovação na segunda fase, o participante ainda tem a chance de refazer a prova da etapa por mais duas vezes.

Mais: Saiba tudo sobre o curso de Medicina

O Revalida

O exame foi criado em 2011 para avaliar os bacharéis de Medicina com diplomas emitidos no exterior. Em 2019 o Ministério da Educação (MEC) anunciou que faria alterações no formato do Revalida.

Na última edição realizada, em 2017, o exame contou com 7,3 mil inscritos e 393 aprovações. De acordo com o Inep, em todas as sete edições realizadas a maior parte dos inscritos era brasileiro. A maioria cursou Medicina na Bolívia.

Para mais informações sobre o Revalida clique aqui.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES