Canadá foi o destino preferido dos intercambistas brasileiros em 2018, aponta pesquisa

Idade média dos estudantes brasileiros no exterior aumentou, impulsionada pelo interesse de pessoas com mais de 50 anos.
Em 15/04/2019 11h13 , atualizado em 15/04/2019 11h17 Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os dados da da Pesquisa Selo Belta 2018 foram divulgados, oferecendo uma visão sobre o mercado de intercâmbios e educação internacional do Brasil. Com seis mil participantes, tanto estudantes quanto representantes de agências e franqueadas, os resultados mostraram que a maioria dos brasileiros continua a se interessar pelo Canadá e por cursos de inglês como escolha principal, respectivamente, de destino e estudo. A procura por uma formação acadêmica internacional, entretanto, aumentou em 2018.

Segundo a presidente da Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, Maura Leão, a crise econômica do país impulsiona o interesse por cursos de graduação e também de pós-graduação no exterior. As crescentes escolas internacionais e bilíngues estabelecidas no Brasil ajudam a aumentar o número de estudantes admitidos globalmente, uma vez que costumam oferecer o preparo necessário em todos os requisitos de seleção para uma graduação no exterior.

Outro fator interessante apontado pela pesquisa é que, entre todos os estudantes que viajaram para o exterior em 2018, 62% eram mulheres e 53,8% indicaram sua poupança própria como fonte financiadora – ou seja, pagaram pela própria experiência. Mesmo assim, 49,3% tiveram a ajuda de familiares para bancar os estudos em outro país. 

Aumento da média de idade

O envelhecimento da média de faixa etária na pesquisa, de 23,9 anos, pode ser consequência de tudo isso: o interesse por cursos que exigem a idade mínima de 18 anos e o tempo necessário para economizar e se preparar academicamente para a experiência no exterior. Os pais também estão preferindo investir em uma graduação internacional em vez de enviar seus filhos adolescentes para um intercâmbio de High School (colegial).

Contudo, os cursos de idioma continuam sendo os mais populares entre os brasileiros, representando 47% de todos os intercambistas em 2018. O inglês segue sendo o idioma mais procurado (87,22%), embora a porcentagem de outras línguas tenha crescido em relação aos outros anos, principalmente de espanhol e francês. Isso pode significar uma preocupação cada vez maior de adquirir fluência em um segundo idioma estrangeiro.

Ainda sobre a idade dos respondentes, a pesquisa mostrou que os brasileiros acima dos 50 anos estão começando a demonstrar mais interesse em estudar no exterior, atingindo uma porcentagem inédita de 3,9%, maior do que o público de até 15 anos (1%).

Apesar da popularidade da formação acadêmica, o principal objetivo para optar por um curso no exterior entre os respondentes foi “poder realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes”, antes mesmo do interesse de investir em idiomas.

Veja alguns dos principais resultados da Pesquisa Selo Belta 2018

  • Os cinco destinos de estudo mais populares entre os brasileiros são Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Austrália. A Espanha conseguiu a sexta posição pela primeira vez! No total, 53 países foram citados na pesquisa.
  • 34,9% dos respondentes disseram que a principal influência para a participação em um intercâmbio foi de amigos que já estudaram no exterior, seguido por “meus pais” e “informações obtidas nas redes sociais”.
  • As três características que mais importam para a escolha do destino de estudo são “qualidade de vida no país”, “localização do país” e “estilo de vida do país”.
  • Os brasileiros estão interessados cada vez mais em vivenciar experiências internacionais capazes de conciliar estudos, trabalho e turismo. Isso explica a popularidade de países como Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Malta.
  • 26,4% dos brasileiros que estudaram no exterior em 2018 tinham entre 18 e 21 anos.

Relacionados

5 motivos para estudar no Canadá
Confira cinco motivos para estudar no Canadá, o país mais popular entre os estudantes brasileiros atualmente.
Estudar no Exterior
Brasileiros estão cada vez mais interessados em graduação no exterior, diz pesquisa
Confira o resultado da Pesquisa Selo Belta 2017 sobre o mercado de intercâmbio nacional no ano de 2016.
Estudar no Exterior
Faculdade oferece bolsa de estudo para quem quer fazer graduação no Canadá
Conheça as opções de bolsas de estudo da Douglas College, localizada na área metropolitana de Vancouver, no Canadá. A Douglas College oferece aproximadamente C$ 100.000 em diferentes bolsas de estudo para seus novos estudantes internacionais todos os anos. Saiba como concorrer e estudar no Canadá.
Estudar no Exterior
Nova pesquisa internacional identifica o que os brasileiros mais querem estudar no exterior
Uma nova pesquisa foi realizada pelo Hotcourses Group para identificar o que os estudantes procuram quando pesquisam por cursos no exterior. Confira o resultado!
Estudar no Exterior
Os cursos de idioma no Canadá estão cada vez mais populares entre estudantes brasileiros
A pesquisa anual Languages Canada identificou um crescimento da popularidade dos cursos de idioma oferecidos no Canadá entre brasileiros. Saiba mais!
Estudar no Exterior
Pesquisa revela visão positiva dos britânicos sobre os estudantes internacionais
Confira pesquisa realizada pela ComRes e encomendada pelo Universities UK a respeito da visão dos britânicos sobre estudantes internacionais.
Estudar no Exterior