A Pesquisa Selo Belta 2017, sobre o mercado de intercâmbio nacional no ano de 2016, foi divulgada esta semana. Realizada entre março e maio, a pesquisa contou com 1.145 respondentes, dentre eles, 43,5% eram estudantes que já tiveram uma experiência de viagem educacional, e os demais planejam partir em breve.
Segundo os resultados da pesquisa, que foi novamente encomendada pela Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association e realizada pelo Grupo de Pesquisa Mobilidade Acadêmica, aumentou o número de brasileiros interessados em cursar uma graduação no exterior. Em 2016, 25,5% dos intercambistas respondentes estudaram um bacharelado em outro país. E a média de interessados em cursos de duração de no mínimo 12 meses cresceu 6,7%.
As 106 agências de intercâmbio que participaram da pesquisa, responsáveis por 618 pontos de vendas por todo o Brasil, identificaram que de 12ª, a graduação no exterior passou para 10ª entre os produtos mais procurados pelos seus clientes.
Tópicos deste artigo
- 1 - Cursos de idioma
- 2 - Destinos de estudos mais populares
- 3 - Crescimento no mercado de intercâmbio nacional
- 4 - Outros dados interessantes da Pesquisa Selo Belta 2017
Cursos de idioma
Mesmo assim, os vencedores ainda são os cursos de idioma. Entre os que já realizaram o intercâmbio, 39,2% estudaram uma segunda língua no exterior, principalmente o inglês (88,5%) e o espanhol (6%).
No entanto, dos que ainda querem ir, 33,9% procuram por um curso de idioma que inclua um trabalho temporário. Por isso, os países que permitem que estrangeiros trabalhem com um visto de estudante continuam a atrair cada vez mais intercambistas.
Destinos de estudos mais populares
O Canadá ainda é o país mais procurado pelos estudantes brasileiros, aparecendo pela segunda vez consecutiva em primeiro lugar, com 20,9% de preferência. De fato, os destinos de estudo mais populares são os mesmos de 2015: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Irlanda e Austrália.
Os prováveis motivos para a atração pelo Canadá são câmbio favorável, custo de vida mais acessível, localização do país, população multicultural e, principalmente, qualidade de vida – fator apontado na pesquisa como o principal influenciador na hora de escolher o destino de estudo.
Crescimento no mercado de intercâmbio nacional
Um dos dados mais importantes identificados pela pesquisa foi o aumento de 12% na média de produtos comercializados em 2016 por agências, franqueados, gerentes e donos ou representantes de marcas de intercâmbio.
No total, foram movimentados R$ 2,2 bilhões pelo setor de intercâmbio no Brasil no ano passado. Além disso, os estudantes brasileiros estão dispostos a investir mais na experiência: em média R$ 27.864, um número 82% maior do que em 2015.
Outros dados interessantes da Pesquisa Selo Belta 2017
- 37,9% dos que ainda planejam a viagem acreditam que realizarão o intercâmbio em 2017;
- Espanha passou França e Portugal, conquistando a 7ª posição entre os destinos mais populares;
- Os principais objetivos para a viagem educacional foram: “Interesse em investir em uma formação internacional”, “Poder realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes; e “Vivenciar uma experiência internacional capaz de conciliar estudos, trabalho e turismo”;
- As duas principais fontes financiadoras são “poupança própria” e “ajuda de familiares”.