BBB 21: conheça os cursos e profissões dos participantes do reality

Medicina, Economia, Educação Física e outras áreas figuram entre as escolhas dos brothers para uma profissão.
Em 10/03/2021 08h00 Por Giullya Franco , Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Big Brother Brasil (BBB) é um dos principais realities shows do Brasil e considerado uma grande oportunidade para quem sonha em ganhar fama, principalmente na internet.

Nas últimas duas edições o programa inseriu em sua lista de participantes, ou brothers (sisters), como são chamados, pessoas do meio artístico que, de certa forma, já são conhecidos do público.

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que alguns dos participantes têm profissões e formações muito diferentes da carreira pela qual optaram seguir. Em outros casos, alguns são profissionais muito dedicados em sua área de formação e procuram o programa para tentar alavancar a carreira.

Para matar a curiosidade, listamos abaixo a formação e trajetória de todos os participantes do BBB 21 na vida estudantil. Confira!

  • Arcrebiano de Araújo (Bil), 29 anos, de Vila Velha (ES)
Crédito: divulgação

Bil graduou-se no curso de Educação Física. Além de atuar na área, como personal trainer, é modelo e investidor na bolsa de valores. Já morou em Portugal e, atualmente, reside na cidade de Goiânia (GO).

Saiba mais sobre o curso de Educação Física

O profissional da área ajuda pessoas por meio da prática de atividades físicas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida. No curso, que dura quatro anos, os estudantes veem disciplinas teóricas, como anatomia, e específicas, como práticas esportivas. O mercado de trabalho é amplo e o graduado em Educação Física pode atuar em professor em escolas e academias, como personal trainer, entre outras.

  • Arthur Picoli, 26 anos, de Conduru (ES)
Crédito: divulgação

Assim como Bil, o capixaba formou-se no curso de Educação Física. Arthur já foi modelo, chegando, inclusive, a participar de concursos de moda. No momento, trabalha na área, como instrutor de crossfit no Rio de Janeiro.

  • Caio Afiune, 32 anos, de Anápolis (GO)
Crédito: divulgação

O goiano chegou a fazer quatro faculdades, entre as quais o curso de Agronomia, mas não concluiu nenhuma. Atualmente, trabalha como fazendeiro em Anápolis.

Veja mais detalhes sobre o curso de Agronomia

A graduação em Agronomia tem duração de cinco anos. Entre as disciplinas que os alunos veem estão: Administração Rural, Manejo do Solo e Geoprocessamento e Políticas de Desenvolvimento Rural. O profissional da área atua em contato direito com a terra e com animais.

  • Camilla de Lucas, 26 anos, de Nova Iguaçu (RJ)
Crédito: divulgação

A jovem fluminense começou a estudar o curso de Contabilidade, mas o abandonou no quinto período para atuar como digital influencer. Ela começou há quatro anos, criando conteúdo sobre maquiagem e cabelo e usa o bom humor nas suas postagens.

Leia mais sobre o curso de Ciências Contábeis ou Contabilidade

O profissional graduado em Ciências Contábeis estuda, registra e interpreta os documentos de patrimônio de empresas. O mercado de trabalho para o contador é amplo. O profissional é essencial em praticamente todas as empresas, diante da obrigação de verificar, atualizar e calcular os dados necessários junto à Receita Federal. A carreira de Contabilidade dura quatro anos.

  • Carla Dias, 30 anos, de São Paulo

Crédito: divulgação

Desde muito nova, a jovem atua como atriz de novelas e de filmes. Quando era criança, participou da novela "Chiquititas". Ficou nacionalmente famosa durante a novela "O clone", de 2001, quando interpretou a filha da personagem principal.

Veja informações sobre o curso de Teatro ou Artes Cênicas

O estudante de Artes Cênicas estuda o conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais. Também pode fazer novelas, filmes, series e vídeos para internet. O curso dura quatro anos e os alunos veem disciplinas como técnica Vocal, Expressão Corporal, Interpretação Dramática e Caracterização Cênica.

  • Dilson Neto (Nego Di), 26 anos, Porto Algre (RS)
Crédito: divulgação

O gaúcho é humorista em Porto Alegre. Já serviu ao Exército, mas não tem curso superior. Faz postagens bem-humoradas nas suas redes sociais.

  • Fiuk, 30 anos, de São Paulo (SP)
Crédito: Reprodução/Instagram

Muito conhecido pela carreira artística desde a adolescência, Filipe Galvão, o Fiuk, é ator e cantor. Com 30 anos e de São Paulo, ele chegou a cursar Propaganda e Marketing na Universidade Paulista (Unip), mas abandonou a graduação para se dedicar à carreira.

Os profissionais do curso de Publicidade costumam trabalhar com a criação de campanhas publicitárias, peças e desenvolvimento de diversas ações para apresentar produtos, ideias e serviços. É uma área que exige muita criatividade e está muito ligada às pessoas que tem apreço em trabalhar com a arte e comunicação.

  • Gilberto, 29 anos, de Jaboatão (PE)
Crédito: Reprodução/Instagram

Aos 29 anos, o pernambucano Gilberto também está entre os participantes dedicados à carreira acadêmica. Ele formou-se em Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz doutorado no curso na mesma faculdade. Ainda sem saber, após o período que ele entrou no BBB, foi aprovado na seleção para PhD em universidades no Texas e Califórnia, nos Estados Unidos.

A formação em Economia tem duração de 4 a 5 anos e, geralmente, exige dos seus profissionais que tenham um entendimento muito além da área de exatas. O curso é considerado interdisciplinar e, por isso, também exige uma habilidade da área de humanas. O economista precisa entender de números e comportamento humano para conseguir realizar bem sua função.

  • João Luiz, 24 anos, de Santos Dumont (MG)
Crédito: divulgação

O mineiro estudou o curso de Geografia, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No momento, está cursando mestrado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua na área, como professor de Geografia, na cidade de Extrema, também em Minas Gerais.

Durante o curso, que geralmente dura quatro anos, o aluno estuda as áreas de especialidades da geografia geral, física e humana. Geralmente, o graduado na carreira de Geografia atua como professor nos ensinos fundamental, médio e superior. A maioria das universidades do Brasil oferece o curso. 

  • Juliette Freire, 31 anos, de Campina Grande (PB)
Crédito: divulgação

A jovem chegou a cursar alguns anos do curso de Letras, mas, na verdade, formou-se na em Direito. Atualmente, a paraibana trabalha como maquiadora e estuda para  concurso de delegada.

Leia mais sobre o curso de Direito

Considerado um dos cursos mais clássicos, Direito é ministrado na maioria das universidades brasileiras, sejam públicas ou privadas. Depois de estudar o curso, que dura cinco anos, o aluno precisa fazer o Exame da Ordem Brasileira (OAB) para poder atuar como advogado. Em seguida, pode especializar-se em áreas como direito ambiental, internacional, criminalista, imobiliário, entre outras. O graduado em Direito também pode trabalhar como juiz, promotor, consultor, delegado etc.

  • Karol Conká, 35 anos, de Curitiba (PR)
Crédito: Reprodução/Instagram

A curitibana Karoline dos Santos, de 35 anos, mais conhecida como Karol Conká, trabalha com a música desde a sua infância. No entanto, a cantora não chegou a cursar uma graduação na área. Além de ser conhecida pelos hits embalados no Hip Hop, a rapper também é compositora e produtora.

Independente do estilo, a música está presente na vida de praticamente todas as pessoas . Quem deseja seguir uma profissão na área começa a mostrar o talento logo nos primeiros anos de vida e, para ampliar o conhecimento, muitos decidem cursar uma graduação em Música.

Dentro do curso vários aspectos podem ser explorados, como execução vocal, composição e habilidade com instrumentos. Para entrar em uma faculdade de Música, na maioria das vezes, os interessados ainda precisam passar por um Teste de Habilidades Específicas no vestibular.

  • Kerline, 28 anos, de Fortaleza (CE)
Crédito: Reprodução/Instagram

O sonho de Kerline Cardoso, de 28 anos, era entrar na faculdade de Medicina. Após tentar alguns vestibulares e não alcançar o objetivo, ela decidiu que iria fazer Design de Moda. Ela concluiu a graduação e iniciou o trabalho como influenciadora de moda nas redes sociais, um trabalho que cresceu nos últimos anos.

Antes de ser escolhida para entrar no BBB, o conhecimento na área da muda e o trabalho na internet já era a profissão da participante. Quem opta por uma graduação no curso de Moda tem quatro anos de estudos, onde aprende a desenvolver tendências, conhecer o consumidor, estilo cultural e a relação da área com o marketing.

  • Lucas Penteado, 24 anos, de São Paulo
Crédito: divulgação

Fez aulas de teatro. Atua como ator, cantor e poeta. Teve passagem polêmica pelo reality, do qual acabou desistindo nos primeiros dias. No último dia 9, fechou contrato com a Rede Globo.

Veja informações sobre o curso de Teatro ou Artes Cênicas

  • Lumena, 29 anos, de Salvador (BA)
Crédito: Reprodução/Instagram

Formada em Psicologia na Universidade Salvador (Unifacs), Lumena Aleluia, de 29 anos, é muito dedicada à vida acadêmica. Após concluir a graduação, a baiana também realizou um mestrado, em Psicologia Social, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em sua trajetória de estudante ela também se dedicou a outras áreas e acabou fazendo um curso de Cinema. Realizou especializações na UERJ e também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com a formação em Psicologia Social ela trabalhou com atendimento a mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, na área artística, se dedicou a produções e pesquisas audiovisuais.

Mais: Saiba como é o curso de Cinema

  • Projota, 34 anos, de São Paulo (SP)
Crédito: Reprodução/Instagram

José Tiago Sabino Pereira, paulista de 24 anos, é um rapper conhecido como Projota. Assim como os brothers do camarote, ele também não possui formação superior. Porém, antes de definir que seguiria na carreira de músico, Projota ingressou em uma faculdade de Educação Física, contemplado com bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Tempos depois, ele acabou abrindo mão do curso para se dedicar ao trabalho com a música.

  • Rodolffo, 32 anos, de Uruaçu (GO)
Crédito: Reprodução/Instagram

Entre os participantes convidados, Rodolffo Matthaus, é mais um do time de cantores. Aos 32 anos de idade o goiano tem mais de 25 anos de carreira na música sertaneja ao lado do amigo, na dupla Israel e Rodolffo. Ele também não chegou a cursar nenhuma faculdade.

  • Sarah, 29 anos, de Brasília (DF)
Crédito: Reprodução/Instagram

Ela tem 29 anos, é de Brasília/DF e se formou no curso de Publicidade nos Estados Unidos. Sarah Andrade também realizou um MBA na área e morou por alguns anos por lá. Na profissão, optou em atuar em uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos: o Marketing Digital.

Sarah não era uma influencer antes de entrar na casa, mas cuidava da assessoria de muitos blogueiros e influenciadores digitais. Para conseguir uma formação em Marketing são cerca de dois anos em um curso. O profissional pode atuar em inúmeros setores do mercado e precisa ter perfil dinâmico para se sair bem nessa profissão.

Saiba mais sobre a formação em Marketing

  • Thaís, 27 anos, de Luziânia (GO)
Crédito: Reprodução/Instagram

A sister é formada em Odontologia. Goiana, de 27 anos, se especializou na área de Odontopediatria e trabalha como cirurgiã-dentista. As vezes também faz trabalhos como modelo.

O curso de Odontologia é muito popular e geralmente fica entre os mais concorridos em vestibulares. A formação dura cerca de 5 anos e, durante o período, os profissionais são capacitados a trabalhar com saúde e estética bucal.

  • Vitória Moraes (Viih Tube), 20 anos, de Sorocaba (SP)
Crédito: Reprodução/Instagram

A participante mais jovem do BBB 21, com 20 anos, Vitória Moraes sonhava em fazer faculdade de Cinema. Chegou a fazer cursos de Teatro, mas não cursou uma graduação. Ela ficou conhecida como influenciadora digital ao compartilhar sua rotina nas redes sociais. A carreira de “youtuber” acabou gerando muito sucesso à jovem, que ficou conhecida como Viih Tube, em consequência do sucesso das suas publicações no You Tube.

As profissões digitais ainda são novas, mas já estão entre os maiores interesses de muitos jovens. O curso de graduação em Youtuber já existe em instituição privada no Brasil e foi criado há cerca de dois anos.

  • Viviane de Queiroz (Pocah), 26 anos, de Queimados (RJ)
Crédito: divulgação

A jovem começou a carreira de cantora de funk em 2012 e segue nessa área. Embora Pocah não seja formada em Dança, escolhemos essa profissão porque a fluminense também é dançarina.

Para estudar essa carreira, o estudante precisa ter aptidão para a dança; no momento do vestibular, ele precisa fazer os Testes de Habilidade Específica (THE). Depois de estudar o curso de Dança durante quatro anos, o profissional pode atuar na área de bailado, coreografia, direção, preparação corporal, etc.