10 dicas para passar no vestibular de Medicina

Processos seletivos chegam a contar com mais de 300 candidatos na disputa de uma vaga.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Entrar em uma faculdade de Medicina é o sonho de muitos estudantes, mas passar neste vestibular não é uma tarefa fácil e, em alguns casos, exige anos de estudos e tentativas até alcançar a tão almejada vaga.

A concorrência nos vestibulares de Medicina costuma ser grande, chegando a ter mais de 300 candidatos disputando uma vaga nas principais universidades do país. Quem busca uma vaga no curso de Medicina se dedica muito na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Para ajudar esses estudantes, listamos, junto com a equipe do Poliedro, 10 dicas para quem sonha em passar no vestibular de Medicina.

1) Conheça os vestibulares

Durante a preparação você terá inúmeras opções de vestibulares para fazer. Defina quais são as universidades de sua preferência, conheça as opções que ela oferece para o ingresso em Medicina e quais são a quantidade de vagas oferecidas, concorrência, pontos de corte e formato da prova.

É importante conhecer a forma como a instituição que você deseja ingressar seleciona os candidatos, mas, durante os estudos, o aluno deve se envolver com todos os tipos de questões, mesmo se tiver como meta um único vestibular, por exemplo, o da Fuvest.

Essa preparação ampla envolve fazer questões simples, complexas, interpretativas, conteudistas e até mesmo as “mal elaboradas” que possam surgir. Ter essa experiência sobre os diversos tipos de questões ajudará o aluno a ficar cada vez mais sagaz e seguro para realizar as provas. 

Veja: Baixe provas anteriores de vestibulares

Além disso, o Enem é aceito como forma de ingresso, por meio do SiSU e vestibulares, em inúmeras universidades públicas no país e também é muito utilizado por instituições particulares. Por isso, a dedicação ao Enem é um ponto-chave para aprovação em Medicina.

2) Estude com antecedência 

Não deixe acumular muita coisa para estudar de uma vez. Comece a se preparar com antecedência para ter um processo de estudos tranquilo e possa se dedicar a todas as áreas e disciplinas que têm mais peso para o curso.

Considerando a grande concorrência, a qualificação dos estudantes e a alta nota de corte, o preparo com antecedência é extremamente importante. Se o aluno for orientado desde o começo do ensino médio, é possível aprender a estudar e a desenvolver a capacidade de organização e de disciplina, qualidades e hábitos essenciais de um bom estudante. 

Uma boa dica é que o estudante organize revisões periódicas, como no meio do semestre, nas férias de julho e do final do ano e, neste último caso, começando um mês antes do vestibular. 

Veja mais: Como montar um cronograma de estudos

3) Trabalhe sua concentração

Muitas vezes você vai passar longas horas seguidas estudando. O período é cansativo e, por isso, ter foco e capacidade de concentração por horas são imprescindíveis.

Escolha lugares tranquilos, com pouco barulho e sem situações que possam tomar a sua atenção. Dessa forma fica mais fácil para se concentrar no conteúdo que você precisa estudar naquele momento.

Evite manter por perto o celular, televisão e outros meios de entretenimentos que possam puxar sua atenção, como acesso às redes sociais. Reserve um momento para poder responder suas mensagens, mas tenha disciplina para não perder o seu foco.

Leia: Como organizar um espaço de estudo

4) Dedique-se à redação 

Ter uma boa redação é fundamental para quem quer uma vaga em Medicina, principalmente pelo Enem. A redação é eliminatória nos vestibulares e as notas mais altas são um diferencial para conquistar a vaga.

É recomendável que os candidatos treinem bastante, produzindo pelo menos um texto por semana para aprimorar a agilidade, com grande atenção à gramática, cada vez mais exigida nas provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Manter o hábito de leitura é fundamental para um bom desempenho, seja de revista, jornal ou mesmo livros fora do contexto do vestibular. A leitura enriquece o vocabulário e amplia a compreensão acerca de inúmeros assuntos. 

Mais: Pratique a redação no Banco de redações do Brasil Escola

5) Interprete os enunciados 

Muitas vezes você pode não entender a pergunta do enunciado, por isso, tenha muita atenção na leitura e no que está sendo pedido.

Grife todos os detalhes que julgar importantes, faça leituras atentas e, dependendo do tempo, releia os textos para conferir se não deixou nada para trás. Às vezes um detalhe pequeno pode fazer a diferença na hora da sua resposta. 

6) Não complique respostas 

Existem questões com nível de dificuldade baixo. Não fique desconfiado quando você se deparar com uma questão que considerar muito fácil. Muitos candidatos acabam perdendo tempo procurando por “pegadinhas” na prova. Ou seja, responda o que está sendo pedido sem perder tempo em perguntas fáceis.

Se continuar com alguma dúvida, assinale e deixe para o final. Primeiro termine a prova, depois revise o que estiver pendente. 

7) Seja objetivo nas provas dissertativas 

As provas dissertativas exigem muito e não apresentam margem para erro. As chances de aprovação são reduzidas drasticamente a cada item em branco. Saber colocar o pensamento no papel é importante, afinal, o caminho da resposta também é levado em consideração pelo avaliador, que busca clareza e objetividade.

Escreva o que foi solicitado pelo enunciado sem se estender. Só justifique se tiver sido pedido para justificar. Seja claro e objetivo na sua resposta. Assim, evita de falar mais que o necessário e acabar se perdendo na explicação. Lembre-se que, se colocar qualquer coisa diferente do solicitado, você pode perder pontos. 

8) Pule questões difíceis 

É comum ter insegurança na hora de pular questões em que temos mais dificuldade. Não queremos errar, principalmente se nos sentimos bem preparados. No entanto, deve-se considerar a pontuação da prova como um todo, então, não podemos ficar presos na mesma questão por muito tempo.

Não existe certo e errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame. Uma boa recomendação é começar pelas questões mais fáceis e deixar as mais difíceis para o final, concentrando-se nelas com mais atenção. 

 9) Treine em simulados

Fazer simulados é uma das melhores formas de se sentir no ambiente de prova e testar seus conhecimentos para o vestibular. Nos simulados é possível organizar a prova de forma muito semelhante a que você vai encontrar no vestibular ou Enem.

No caso, o aluno treina sua habilidade de estratégia e tempo de prova, já colocando em treino também a capacidade de manter a atenção e concentração.

Após o fim do simulado, você pode fazer uma autoavaliação. Verificar em quais disciplinas você gastou mais tempo, em quais você teve mais facilidade de resolução e, assim, focar seus estudos nas áreas que você precisa desenvolver melhor.

Veja mais: Faça aqui seu simulado gratuito

10) Confie em você

Se você estudou e se preparou para a prova, confie na sua capacidade de fazer um bom exame. Evite comparações e mantenha tranquilidade na prova. Esqueça as pegadinhas ou fatores externos na hora do exame.

Concentre-se na sua prova e nos seus conhecimentos. Não se preocupe se houver uma repetição na sequência do gabarito que você marcou. Confie na sua preparação durante o ano e nos conhecimentos que conquistou.

Leia: Preparação física e mental para vestibulandos