Gestão de Recursos Humanos

O gestor de RH é responsável pela organização e processos de gestão das pessoas em um ambiente corporativo.
Por Lucas Afonso

gestor de recursos humanos
O recrutamento e seleção de novos colaboradores são tarefas do gestor de recursos humanos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Gestão de Recursos Humanos é a área responsável por coordenar os processos de gerenciamento dos colaboradores de empresas e instituições. O gestor de recursos humanos, ou simplesmente gestor de RH, aplica estratégias para desenvolver os trabalhadores de determinada empresa, bem como lida com aspectos do comportamento organizacional e gestão de pessoas. 

São objetivos desse gestor atrair, reter e desenvolver profissionais de uma empresa. Nesta área de trabalho são aplicadas habilidades que contribuem para os indicadores dos recursos humanos e desenvolvimento organizacional.

Entre as principais funções desempenhadas por essa profissão estão: supervisionar e recrutar novos profissionais para determinada empresa, monitorar as atividades dos colaboradores, administrar salários e coordenar treinamentos dos trabalhadores.

A origem da área de Recursos Humanos se dá no início do século XX, sendo primeiramente reconhecida como Relações Industriais, diante do contexto de protagonismo da Revolução Industrial. O setor foi criado para estruturar as relações estabelecidas entre empregador e empregado. 

A partir de 1930, a área consolida uma intensa relação com a Administração e a Psicologia. Nesse sentido, os Recursos Humanos sofrem impacto com a teoria das relações humanas. 

Atualmente, com os avanços e transformações tecnológicas e sociais, a Gestão de Recursos Humanos é fortalecida pela função de planejar e projetar os melhores modelos de gerenciamento de pessoas, tornando-se fundamental para o ambiente corporativo. 

Tópicos deste artigo

O curso

A formação em Gestão de Recursos Humanos é de grau tecnológico e possui duração de quatro a seis semestres. A graduação pode ser encontrada tanto na modalidade presencial quanto na educação a distância (EaD). 

Entre as temáticas abordadas ao longo do curso estão: economia, fundamentos da administração, segurança do trabalho, departamento pessoal, mercadologia, assistência social, plano de negócios e comportamento organizacional.

As atividades do curso possibilitam a compreensão das práticas existentes nas empresas e suas implicações. Nesse sentido, essa formação ajuda a estimular o envolvimento dos colaboradores nas estratégias e objetivos da organização.

Os estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos estudam acerca da composição de uma organização. Essa estrutura é composta por:

Nível operacional - responsável por pensar e realizar atividades de curto prazo; 

Nível tático - que organiza o departamento/setor coordenando atividades de médio prazo; e o

Nível estratégico - que constitui na direção da organização com a definição de objetivos globais de longo prazo.

Com a articulação dos conteúdos práticos e teóricos vistos e estudados durante as aulas, os estudantes podem aplicar soluções criativas e inovadoras na resolução de problemas do ambiente corporativo. Os trabalhos práticos e a própria pesquisa de conclusão do curso são oportunidades de produzir iniciativas como essa.

Durante a graduação é fundamental estar atento às oportunidades que a instituição de ensino oferece para ampliar os conhecimentos além da sala de aula. Atividades como eventos científicos, oficinas, palestras, estágios, pesquisas de iniciação científica e projetos de extensão garantem uma formação mais aprofundada neste e em qualquer outro curso de ensino superior. 

Público alvo

O perfil do estudante de Gestão de Recursos Humanos compreende características como: trabalhar bem em demandas multidisciplinares, atuação humanizada, capacidade de analisar diferentes contextos corporativos, ser atencioso às dinâmicas de trabalho e adotar postura crítica e reflexiva quanto às questões da área.

O profissional desta área deve ser uma pessoa boa para desenvolver diálogos, ou seja, garantir uma boa relação interpessoal, já que é um instrumento essencial na rotina de trabalho. Outras características interessantes são a paciência, saber ouvir, boa argumentação e ter capacidade de ser estrategista. 

Algumas disciplinas do curso (grade curricular)

  • Cultura e Sociedade
  • Economia empresarial
  • Empreendedorismo
  • Gestão de projetos
  • Modelos de gestão
  • Legislação fiscal, trabalhista e previdenciária
  • Responsabilidade social e ambiental
  • Gestão de pessoas
  • Matemática financeira
  • Gestão das práticas trabalhistas
  • Gestão de desempenho
  • Remuneração e benefícios
  • Estatística
  • Planejamento estratégico
  • Comportamento organizacional
  • Departamento pessoal
  • Inovações em aplicação de pessoas
  • Auditoria e consultoria em RH
  • Recrutamento e seleção
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Saúde e segurança do trabalho
  • Planejamento de carreira, cargos e salários
  • Negócios e gestão de conflitos      

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os gestores de RH é promissor diante de uma preocupação cada vez maior das empresas quanto ao desenvolvimento e qualidade dos recursos humanos. A área também se consolida enquanto um alicerce para elevar a competitividade das organizações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em um cenário em que a atenção para a competitividade e produtividade exige um cuidado maior também na demanda de contratação, os gestores de RH são profissionais solicitados para atender essa necessidade.

Os profissionais da Administração e da Psicologia também podem atuar como gestores de recursos humanos. Nesse sentido, os administradores e psicólogos podem fazer algum curso de especialização e se capacitar para atuar na área de RH. 

A graduação de Gestão em Recursos Humanos possibilita cargos iniciais como analista, mas que ao decorrer do tempo e das capacitações, outros cargos como de gerência e direção podem ser assumidos. Tudo vai depender do porte da empresa.

Com as novas tecnologias, algumas demandas por esses profissionais são criadas ou mesmo adaptadas. Entre as ferramentas que exigem o manuseio pelo gestor de recursos humanos estão os softwares para controle de jornada de trabalho, as plataformas de recrutamento e seleção e o RH mobile, que permite o uso do smartphone para uma atuação profissional ágil, digital e facilitada.

Áreas de atuação

Os gestores de recursos humanos podem trabalhar nas seguintes áreas:

Recrutamento e Seleção

Área responsável pelo desenvolvimento de processos seletivos para preenchimento de vagas abertas na empresa, isto é, seleção de funcionários. O profissional fará a divulgação de oportunidades, avaliação dos currículos, realização de dinâmicas e entrevistas pessoais, seleção e contratação.

Departamento Pessoal

Setor que gerencia os processos legais e burocráticos relacionados aos colaboradores de determinada empresa. O profissional é responsável por organizar os documentos de contratação, pagamento da folha, concedimento de férias e demissão de funcionários, licenças, afastamentos, recebimento de vale-alimentação, bem como demais questões trabalhistas e previdenciárias. 

Treinamento e Desenvolvimento

Aplicação de atividades relacionadas à educação, capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores. Os gestores elaboram mapeamento das necessidades e competências a serem desenvolvidas em concordância à cultura da organização, à missão e aos valores. Esta área cria programas de treinamento personalizados com o objetivo de melhorar o desempenho dos funcionários na empresa. 

Remuneração

Define e atualiza a remuneração dos profissionais da empresa. Os gestores verificam o cumprimento dos pisos salariais e devem ficar atentos às políticas de remuneração, assim como propor benefícios aos colaboradores.

Consultoria

Realiza um diagnóstico da organização em diversos aspectos. Setor responsável pela aplicação de pesquisa de clima da organização, mapeamento de competências e comportamentos, desenvolvimento de estratégias para retenção de bons profissionais e a otimização dos processos em gestão de pessoas. 

Os gestores de recursos humanos devem conhecer a cultura da empresa, a sua estrutura organizacional, bem como compreender as especificidades do ramo de atividade da empresa. 

Entre os cargos que o profissional da área pode ocupar estão: assistente, analista, especialista, consultor, coordenador, gerente e diretor. 

Salário

A remuneração do profissional de Gestão em Recursos Humanos varia de acordo com o cargo que ele ocupa e o porte da empresa. De acordo com a Plataforma Catho, o cargo de analista possui um salário médio de R$ 2,7 mil, já um gerente recebe em média R$ 7,2 mil.

Faculdades (onde estudar)

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UNIP; IESB; Uniplan; Senac-DF
Goiás: UniGoiás; Estácio; UniAlfa; FAMA; FATEG
Mato Grosso: IFMT
Mato Grosso do Sul: AEMS; FESCG.

Região Nordeste
Alagoas: IESA
Bahia: UCSal; Unifacs; UniJorge; Estácio; UniRB
Ceará: UVA
Pernambuco: Facape
Piauí: IFPI; IEST
Rio Grande do Norte: Facex

Região Sudeste
Espírito Santo
: São Camilo-ES; UCL; PIO XII; Faci
Minas Gerais: UEMG; IFSudesteMG; Uni-BH; UNA; Newton Paiva; Fatec Pampulha
Rio de Janeiro: Estácio; UNIG; Unigranrio; Unifoa; UniAbeu; UBM
São Paulo: IFSP; Fatecs; FIA; UNIP; USM; Metodista; UniCastelo; Unifev; FIC; UNICSUL; UnG; Anhembi Morumbi

Região Sul
Paraná: PUCPR; UniCuritiba; UP; FAE; Inesul; Iesfi
Rio Grande do Sul: UPF; UCS; Unisinos; Feevale; Ulbra; Senac
Santa Catarina: Unoesc; Unesc; IESGRF; Senac

Região Norte
Acre: IFAP
Amazonas: UniNorte; UniNiltonLins; Estácio; Unip; Fametro
Pará: Unama; Estácio
Rondônia: UNIRON; FACIMED
Roraima: Estácio
Tocantins: UniCatólica; Unitop

Cursos a distância

Apenas a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece o curso tecnológico a distância em Gestão de Recursos Humanos de forma gratuita. O curso é ofertado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Existem dezenas de cursos a distância oferecidos por faculdades particulares.