Dia do administrador público: conheça o curso de Administração Pública

Profissional atua em organizações ou empresas públicas. Mercado de trabalho tem crescido ultimamente.
Em 05/07/2023 14h50 , atualizado em 05/07/2023 14h59 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 5 de julho, é comemorado o dia do administrador público. A data exalta o trabalho dos profissionais graduados no curso de Administração Pública.

Além de reconhecer a atuação dos trabalhadores da área, a data foi uma sugestão de representantes da Federação Nacional dos Estudantes de Administração Pública (Feneap) para lembrar o falecimento de colegas que morreram em 2007.

O curso de Administração Pública ainda é oferecido em poucas universidades no Brasil. Uma das instituições mais conhecidas pela oferta da carreira é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O que faz o administrador público?

O administrador público basicamente atua em organizações ou empresas públicas. Mas, nos últimos tempos, percebe-se que o mercado para o profissional tem crescido cada vez mais.

O profissional também podem exercer atividades em empresas privadas que interajam com as públicas, em Organizações Não Governamentais (ONGs), em organismos internacionais, em associações da comunidade, na política, entre outras.

O graduado em Administração Pública pode atuar como analista, consultor, pesquisador e gestor de empresas públicas ou privadas da área de políticas públicas. Há, ainda, a opção de atuar na área de responsabilidade social e em atividade política (tornar-se político ou assessor). 

Mercado de Trabalho do administrador público

De acordo com a FGV, as mudanças no mundo e no Brasil pedem mais gestores públicos como demanda de mercado de trabalho. Para isso, o administrador público deve ter um perfil diferente, mais inovador, empreendedor, que saiba negociar e juntar interesses, aliado ao domínio da questão técnica de políticas públicas. 

Os profissionais costumam atuar em órgãos do governo, na esfera federal, estadual ou municipal, ou em empresas privadas que interagem com eles, tais como construtoras. Também é possível trabalhar no terceiro setor, em ONGs, na gestão de políticas públicas e com relações internacionais. 

Curso de Administração Pública 

O curso de Administração Pública tem duração de quatro anos ou oito semestres, de acordo com a universidade de oferta da vaga.

Nos primeiros anos, o curso oferece disciplinas mais básicas e parecidas com o curso geral de Administração, como estatística, direito e economia. No segundo ano, os estudantes começam a ter mais contato com matérias específicas.

Veja abaixo as principais disciplinas do curso de Administração Pública*

  • Contabilidade pública

  • Gestão de pessoas

  • Mediação e negociação no setor público

  • Consultoria aplicada ao setor público

  • Desenvolvimento de projetos no setor público

  • Gestão e sustentabilidade

  • Estado, mercado e terceiro setor

  • Gestão municipal, estadual e federal

  • Imersão federal, sistema político e conjuntura econômica 

  • Estruturação financeira para investimentos públicos 

  • Administração Pública em perspectiva internacional 

  • Organizações Internacionais e Políticas Públicas 

*Cada universidade que oferece o curso tem sua própria matriz curricular, então as disciplinas variam de acordo com a instituição

Leia também: como é o curso de Administração de Empresas

Crédito da imagem: Shutterstock