Dia do Administrador: saiba como é curso, profissão e mercado de trabalho

Data homenageia profissionais que gerenciam não só organizações como também pessoas, objetivos e resultados
Em 10/09/2023 00h10 , atualizado em 13/09/2023 15h04 Por Silvia Tancredi

Dia do Administrador existe desde 1965
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 9 de setembro, é comemorado o Dia do Administrador. A data homenageia os profissionais e faz referência à Lei nº 4.769, que regulamentou a profissão em 1965, no Brasil. 

O curso de Administração, considerado um dos mais clássicos, é oferecido na maioria das universidades públicas e particulares do país. Administração de Empresas é a carreira mais tradicional, mas os estudantes também podem cursar a graduação de Administração Pública.

O mercado de trabalho para o administrador é muito amplo, uma vez que toda empresa precisa de, pelo menos, um profissional da área.

O que faz um administrador?

O administrador gerencia não só organizações como também pessoas, objetivos e resultados. Para isso, é importante que o profissional seja organizado, detalhista, responsável, sério e dinâmico.

Saber se posicionar, ser estratégico e exercer papel de liderança também são características bem-vindas para ser um administrador de sucesso.

Entre as principais funções do administrador, destacam-se:

  • Planeja estratégias

  • Acompanha o desempenho das atividades

  • Gerencia os recursos humanos, materiais e financeiros

  • Desenvolve estratégias de mercado em nível de concorrência

Como é o mercado de trabalho do administrador?

O administrador pode exercer diversas funções em uma empresa, entre as quais administração financeira, recursos humanos, planejamento estratégico, controle de cursos, marketing, logística e controladoria.

Assistente, analista e assessor são os cargos mais comuns no início da carreira. Como mais tempo de experiência e aprimoramento na área, o administrador pode chegar a cargos de liderança, como coordenador, gerente e diretor.

Vale destacar que o administrador pode atuar em empresas de diversas áreas, uma vez que está apto a gerenciar qualquer negócio e empreendimento. Por exemplo, ele pode trabalhar na administração de hospitais, de instituições de ensino, de centros econômicos, de multinacionais, etc.

Também é comum que o estudante opte por estudar o curso de Administração especialmente para cuidar de empresas da própria família. Há ainda a opção de atuar na carreira universitária, como professor ou pesquisador. 

Como é o curso de Administração?

O curso de Administração de Empresas costuma ser ministrado em quatro ou cinco anos, conforme a universidade. Nela, o estudante aprende a ter uma visão global e ética dos negócios e de como eles devem ser organizados para gerar resultados.

Nos primeiros anos do curso, os alunos veem disciplinas imprescindíveis para a  base da Administração, tais como contabilidade, econonomia, lógica da argumentação, estatística, raciocínio lógico e matemática financeira. 

A partir do meio do curso, o futuro administrador têm aulas mais específicas e práticas, como logística empresarial, empreendedorismo, competências gerenciais, administração em marketing, planejamento estratégico e gestão de negócios.

No último ano de Administração de Empresas, os estudantes fazem projeto de monografia e passam por estágio supervisionado. Entre as universidades que oferecem os melhores cursos de Administração no Brasil, destacam-se a FGV, Insper, USP, PUC-Rio, entre outras.

Curso de Administração Pública

O curso de Administração Pública é bem parecido ao de Administração de Empresas, mas como foco em ensinar o estudante a gerenciar organizações ou empresas públicas.

O administrador público também podem exercer atividades em empresas privadas que interajam com as públicas, em Organizações Não Governamentais (ONGs), em organismos internacionais, em associações da comunidade, na política, entre outras.

O graduado em Administração Pública pode atuar como analista, consultor, pesquisador e gestor de empresas públicas ou privadas da área de políticas públicas. Há, ainda, a opção de atuar na área de responsabilidade social e em atividade política (tornar-se político ou assessor). 

Leia também - Dia do administrador público: conheça o curso de Administração Pública