Há diferentes tipos de vistos de estudante para a Austrália. No total, são sete classificações; e para saber qual deles você precisa tirar, primeiro precisa decidir o seu tipo de estudos (por exemplo, curso de inglês, graduação, doutorado, treinamento vocacional ou outro programa acadêmico, etc.).
Opções de vistos de estudante australianos
Subclass 570: Independent ELICOS – ELICOS é o acrônimo para English Language Intensive Courses for Overseas Students, ou, em português, Cursos de Inglês Intensivo para Estudantes Internacionais. Para conseguir este visto o estrangeiro, você precisa ser admitido em um curso de língua inglesa que não resulte em nenhum diploma acadêmico, mas em um Certificado I, II, III ou IV.
Subclass 571: Schools – Visto para cursar o ensino fundamental ou ensino médio. (Também serve para intercâmbios em escolas.)
Subclass 572: Vocational Education and Training – Visto para cursos integrais vocacionais ou de treinamento. (Leia mais sobre cursos vocacionais na Austrália aqui.)
Subclass 573: Higher Education (HE) – Este é o visto para cursos de ensino superior, como graduação, associate degree, certificados ou diplomas de pós-graduação, ou mestrados com grade curricular (taught).
Subclass 574: Postgraduate research – Visto para cursos de pós-graduação de pesquisa acadêmica – mestrados de pesquisa (research) e doutorado.
Subclass 575: Non-award – Outros cursos que não resultam em diplomas acadêmicos (degrees)
Subclass 576: Foreign Affairs or Defense – Visto para estudantes integrais dos programas do governo australiano Foreign Affairs ou Defense.
Documentos necessários para tirar o visto de estudante australiano:
- Declaração de suporte financeiro com a quantia exigida pelo governo em dólares australianos;
- Comprovação de fluência mínima obrigatória no inglês (resultado em algum exame padrão aceito pela sua instituição australiana);
- Confirmação de admissão em alguma instituição de ensino na Austrália;
- Exames que comprovem a condição da sua saúde (estes requisitos variam de acordo com o país de origem do estudante);
- Requisitos de caráter;
- Histórico escolar e acadêmico;
- Documentos que comprovem que você é um estudante temporário genuíno: as suas circunstâncias atuais no país de origem (trabalho, estado civil, etc.), a importância do curso australiano para o seu futuro, seu histórico de imigração, e quaisquer outras questões importantes sobre a sua estadia temporária na Austrália.
O valor do visto
O valor do visto australiano variará de acordo com a Subclass, sua idade e se você já estiver na Austrália ou não. Um visto Subclass 573: Higher Education (HE) para um estudante maior de 18 anos que estiver se aplicando no Brasil para começar o curso em janeiro de 2016, custará aproximadamente R$ 1.300 (de acordo com a ferramenta de estimativa de preços no site oficial do governo australiano).