Hoje em dia, ser “digital influencer” – influenciador digital – se tornou uma profissão e, quando bem feita, pode ser bastante lucrativa. O termo é recente e se refere a pessoas formadoras de opinião no mundo virtual, usando suas redes sociais e blogs como meio de comunicação e marketing para divulgar conteúdo e produtos e ditar tendências e comportamentos.
Mas o que significa ser bem-sucedido neste ramo? Ter muitos seguidores? Patrocinadores? Brindes de marcas? Pessoas imitando o seu estilo? Ter conteúdo?
As respostas para estas perguntas são encontradas em um curso oferecido pela Yiwu Industrial & Commercial College (YWICC), na China, localizada próxima a Shanghai. Fundada em 1993, a instituição tem cursos nas áreas de artes liberais, gestão, economia e design. Este seu curso específico tem como propósito ajudar os estudantes a se tornar celebridades nas redes!
Com as aulas, você aprende a tirar a selfie perfeita, a se vestir de forma fashion, a se maquiar, a usar recursos do celular e da câmera, a se expressar oralmente, etc. As aulas acontecem em estúdios de dança, de maquiagem e passarelas.
A grade curricular, que dura três anos, tem matérias como performance, modelagem de maquiagem, moda e estética, conscientização cultural e etiqueta das relações públicas, marketing de network, entre outras. Os estudantes aprendem desde aspectos da economia e marketing até moda, dança e fotografia.
Obviamente, ter um celular será essencial! Na China, há mais de 700 milhões de usuários de aparelhos celulares. Uma das celebridades virtuais mais famosas do país, Wang Hong, uma jovem de 29 anos, compartilha a sua vida nas redes sociais – jantando em restaurantes chiques, participando de festas e eventos sociais, viajando, saindo com as amigas – e consegue ganhar, atualmente, até $ 46milhões por ano sendo digital influencer.
Dá para entender agora o porquê da criação do curso, né?
Tópicos deste artigo
Outros cursos internacionais na área de “mídias sociais”:
Mídia Social e Estratégia Digital, da Columbia College Chicago, nos EUA: o curso é uma resposta à crescente demanda por profissionais de mídias sociais e estratégia digital nas áreas de artes, mídia, entretenimento, moda, varejo, empreendimento, ONGs, agências governamentais e muito mais. Os estudantes conduzem pesquisas digitais, exploram as motivações dos consumidores, interpretam e gerenciam análises, desenvolvem estratégias de conteúdo, criam materiais jornalísticos e publicitários multimídias, etc. O bacharelado tem quatro anos de duração.
Comunicação Digital e Mídias Sociais, da University of Technology Sydney (UTS), na Austrália: com três anos de duração, este bacharelado busca preparar profissionais com conhecimento e consciência tecnológica e cultural, inovadores, que saibam trabalhar com diferentes recursos, e que tenham habilidades analíticas, sintéticas e imaginação. Os estudantes conquistarão prática em comunicação digital em uma variedade de plataformas e ambientes.