Russell Group: as 24 melhores universidades do Reino Unido

Por Hotcourses Brasil

A Universidade de Bristol é uma das 24 instituições integrantes do Russell Group
A Universidade de Bristol é uma das 24 instituições integrantes do Russell Group
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Russell Group, ou Grupo Russell, é formado por 24 das mais importantes universidades do Reino Unido. A associação foi criada em 1994 com o objetivo de unir instituições com o mesmo propósito: o comprometimento em produzir as melhores pesquisas acadêmicas, oferecer o melhor ensino e experiências de estudo inigualáveis, e criar ligações com empresas e o setor público. Resumidamente: manter a excelência do ensino superior.

A reunião que deu início ao grupo foi realizada no luxuoso Hotel Russell, em Londres, que acabou por dar nome à associação. Desde 2007, é uma organização profissional incorporada. As universidades que o formam representam uma importante parte da vida intelectual do Reino Unido e têm um enorme impacto social, econômico e cultural no país e no mundo. Apesar de ser um grupo relativamente recente, as 24 instituições têm histórias de 50 a aproximadamente 1.000 anos.

O Grupo Russell tem um resultado econômico do £ 32 bilhões por ano – 44% do total do resultado econômico de todo o setor universitário do Reino Unido, sendo que as instituições do Russell representam apenas 15% dele. Além disso, elas são responsáveis por 300 mil empregos em todo o país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As pesquisas acadêmicas realizadas pelo grupo abrangem uma enorme variedade de áreas de estudo e causam um grande impacto no mundo. Segundo o último exercício de avaliação de excelência em pesquisa do Reino Unido, o Reseach Excellence Framework 2014, 68% de todas as pesquisas de importância mundial do Reino Unido foram realizadas pelo Russell Group.

E o melhor: 36% dos estudantes de graduação e 42% dos de pós-graduação destas 24 universidades são estrangeiros. O que significa que o Russell Group está acostumado a admitir estudantes internacionais.

As universidades do Russell Group:

Universidade de Birmingham
Universidade de Bristol
Universidade de Cambridge
Universidade Cardiff
Universidade Durham
Universidade de Edimburgo
Universidade de Exeter
Universidade de Glasgow
Imperial College London
King’s College London
Universidade de Leeds
Universidade de Liverpool
Escola de Economia e Ciência Política de Londres
Universidade de Manchester
Universidade Newcastle
Universidade de Nottingham
Universidade de Oxford
Queen Mary, Universidade de Londres
Queen’s University Belfast
Universidade de Sheffield
Universidade de Southampton
University College London
Universidade de Warwick
Universidade de York