O que você precisa saber antes de estudar na Nova Zelândia

Nova Zelândia é inovadora e pioneira em muitas coisas e um dos destinos preferidos dos estudantes.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Nova Zelândia é inovadora e pioneira em muitas coisas. Ela é o país menos corrupto do mundo; as mulheres neozelandesas foram as primeiras a conquistar o direito de votar em 1893; e, bem mais recente, ela foi um dos destaques na luta contra a pandemia da Covid-19, virando um exemplo pelo mundo.

Nós entendemos a sua vontade de estudar na Nova Zelândia. E temos certeza que os cinco itens a seguir vão te deixar ainda mais interessados por esse país encantador!

Informações importantes para quem vai estudar na Nova Zelândia

1. Cultura Māori

Kia ora! Na Nova Zelândia, a cultura Māori é muito forte e também bastante valorizada. Os Māori são o povo indígena que habitava as terras neozelandesas há mais de mil anos, vindos do Havaí, bem antes dos colonizadores britânicos “descobrirem” a Nova Zelândia.

O nome Māori original do país é Aotearoa, que significa “a terra da longa nuvem branca”. A cultura indígena está por todas as partes, do idioma e hospitalidade à arquitetura e costumes.

Uma manifestação contemporânea famosa da cultura Māori é o haka que a seleção neozelandesa de Rúgbi All Blacks apresenta antes das partidas. Ela é uma dança de guerra tradicional que representa orgulho, força e união e conta a história da tribo.

Inclusive, cuidado com comentários negativos sobre o All Blacks. Os neozelandeses são bastante defensores do seu time de rúgbi e não aceitam muito bem as críticas direcionadas a eles.

Se você se interessar pela cultura Māori pode até cursar uma das três Wānanga da Nova Zelândia, instituições de ensino superior especializadas em ensino e aprendizado baseados nos valores e princípios Māori, como o idioma, a medicina e as artes.

2. Não jogue lixo na rua

Essa regra deveria servir para qualquer lugar, né? Mas na Nova Zelândia, assim como em outros lugares do mundo, como Estados Unidos e Holanda, littering (o ato de jogar lixo em lugares públicos) é ilegal. As multas para quem é pego sujando ambientes públicos vai de NZ$ 100 a NZ$ 400.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais de um terço de todo o território da Nova Zelândia é de áreas terrestres e marinhas protegidas por lei. Isso faz com que suas paisagens naturais e vida selvagem sejam algumas das mais preservadas do mundo.

Os neozelandeses levam as questões ambientais muito a sério e isso inclui manter as cidades limpas. Como um estrangeiro no país, você deve respeitar esses costumes.

3. Seguro de saúde

A Nova Zelândia exige um seguro de saúde de todos os estudantes estrangeiros. E isso é bom para você: caso precisar de qualquer atendimento, você evita de gastar um absurdo com serviços médicos no país.

Pensando nisso, todas as oito universidades públicas da Nova Zelândia se uniram para criar um plano de saúde único chamado Studentsafe University a fim de facilitar a busca dos seus estudantes internacionais.

O plano anual desse seguro custa NZ$ 590.

4. Dirigir à esquerda

Assim como no Reino Unido e em antigas colônias britânicas como Índia, África do Sul e Austrália, na Nova Zelândia se dirige na faixa esquerda de estradas e pistas. O assento do motorista também fica à esquerda dos veículos.

Por isso, atenção ao atravessar a rua!

5. Incentivo à criatividade

“A Nova Zelândia é um país jovem, onde independência, iniciativa e desenvoltura são mais valorizadas do que status ou regras”, diz o site oficial do governo neozelandês. Pela definição, entende-se porque as universidades do país gostam de incentivar a criatividade de seus estudantes.

Como um universitário na Nova Zelândia, você será encorajado a questionar, ser flexível, desenvolver o pensamento crítico e independente e chegar às suas próprias conclusões.

Você não vai apenas assistir às aulas, ler apostilas e absorver conteúdo. Na Nova Zelândia, a inovação e a inventividade são celebradas!

Leia também: 6 razões para estudar na Nova Zelândia