O que é Bacharelado Internacional e como ele pode te ajudar a estudar no exterior

Atualmente, os Bacharelados Internacionais estão disponíveis em mais de 3 mil escolas de mais de 140 países ao redor do mundo.
Por Hotcourses Brasil

O Bacharelado Internacional é um curso educacional reconhecido globalmente
O Bacharelado Internacional é um curso educacional reconhecido globalmente
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O International Baccalaureate, também conhecido apenas como IB, é, como o nome indica, um bacharelado internacional, um curso educacional reconhecido globalmente e criado para facilitar a admissão dos estudantes em universidades no exterior.

Tópicos deste artigo

Diploma de Bacharelado Internacional

A qualificação mais popular é o International Baccalaureate Diploma, direcionada a estudantes de 16 a 19 anos e oferecida por um número cada vez maior de escolas pelo mundo. O programa IB funciona como uma qualificação alternativa no país para os alunos desta faixa etária que têm interesse de construir uma carreira educacional internacional após o término do ensino médio. Quando dizemos “alternativa” é porque ele pode ser cursado para substituir o colegial ou então ser cursado após a sua conclusão. 

Em outros países, o IB substitui modelos tradicionais de ensino médio, como o AP dos Estados Unidos. No Reino Unido, por exemplo, o Diploma de Bacharelado Internacional pode substituir os A-levels – preparatórios para o ensino superior do país.

Por que estudar um Bacharelado Internacional?

Basicamente, o Diploma IB cria novas oportunidades de ser admitido em instituições mais concorridas no exterior. Ele normalmente serve como um dos documentos oficialmente aceitos pelas universidades internacionais que comprovam a conclusão do ensino médio e também o preparo para o ensino superior do candidato. 

Além disso, o programa de Diploma IB pode ser a opção certa para estudantes de alto desempenho que gostariam de cursar uma variedade mais extensa de disciplinas ou que simplesmente ainda não decidiram qual área acadêmica estudar no ensino superior.

A popularidade dos IB cresceu graças ao seu alto padrão de ensino e também à sua ênfase na criatividade, pesquisa e pensamento crítico. Este é um diferencial do ensino médio tradicional, geralmente focado em apenas preparar o estudante para a admissão universitária. No IB, os estudantes já começam a criar certa independência, similar ao que acontece em graduações nos EUA e Reino Unido, escolhendo as disciplinas para montar a sua própria grade curricular. 

Onde eu posso cursar um Bacharelado Internacional?

Criado na Suíça nos anos 60, mais e mais escolas do mundo inteiro têm passado a oferecer o Diploma IB a fim de atender à demanda crescente de estudantes interessados em uma graduação no exterior. Mas não serve qualquer diploma não! A escola precisa de uma autorização para manter programas de Bacharelados Internacionais de organizações como a International Baccalaureate Organization. Portanto, isso é algo que você deve se atentar na hora de escolher um curso de qualidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, os IB estão disponíveis em 3.460 escolas de mais de 140 países ao redor do mundo, segundo o site Great Schools. A International Baccalaureate Organization, por exemplo, tem programas de Diploma autorizados em 25 escolas do Brasil, em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e outras localizações. Dois exemplos: Red House International School e Beacon School.

Quais matérias formam a grade curricular de um programa IB?

O Diploma de Bacharelado Internacional é formado por seis matérias de grupos diferentes e também por três elementos fundamentais.

Grupos de matérias:

  • Estudos de língua e literatura (normalmente na língua nativa do estudante);
  • Idioma estrangeiro;
  • Indivíduos e sociedades;
  • Ciências;
  • Matemática;
  • Artes.

Cada um desses grupos tem uma série de disciplinas das quais os estudantes podem escolher para montar a sua grade, desde que curse ao menos uma de cada grupo.

Elementos fundamentais:

  • Teoria do conhecimento, para refletir sobre a natureza do conhecimento e como podemos afirmar que sabemos sobre algo;
  • Ensaio estendido, para conduzir uma pesquisa independente que deve resultar em um trabalho de 4.000 palavras;
  • Criatividade, atividade e serviço; para realizar um projeto que inclua os três elementos fundamentais.

Tanto as disciplinas quanto os elementos fazem com que o IB seja um programa muito mais completo e estimulante que o ensino médio tradicional, estendendo o conhecimento dos estudantes muito além da sala de aula, estimulando a criatividade e a independência, e também provendo uma iniciação em pesquisa e trabalho comunitário.

Se você pretende estudar no exterior e já sabe qual área quer cursar, pesquise quais são os requisitos comuns para as graduações no exterior. É comum universidades estrangeiras exigirem que certas disciplinas constem no histórico do diploma IB como condição para a seleção. Isso influenciará na montagem da sua grade curricular do Bacharelado Internacional se quiser atender aos requisitos da universidade estrangeira.

As avaliações no Bacharelado Internacional

No programa de IB, o estudante é avaliado além do seu conhecimento adquirido. Usando diferentes métodos de exames, desde redações e provas de múltipla escolha, estudo de casos e dissertativas a apresentações artísticas e trabalhos em laboratórios, o Diploma IB avalia:

  • A retenção do conhecimento;
  • A compreensão de conceitos essenciais;
  • A aplicação de métodos padrões;
  • A análise e apresentação de informações;
  • A avaliação e construção de argumentos;
  • A solução criativa de problemas.

Ao concluir o curso, o estudante recebe um certificado oficial com todas as suas médias. Este será um documento importante para a sua admissão em uma universidade no exterior.