Curso preparatório: o que é Advanced Placement?

Aulas auxiliam estudantes do ensino médio a se prepararem para as seleções das universidades norte-americanas.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Advanced Placemente (AP) é um curso especialmente criado pelo College Board, nos Estados Unidos, para ajudar estudantes colegiais a se prepararem para os exames e as seleções das universidades norte-americanas. Optando por um programa AP, o College Board pode informar as instituições de ensino superior as quais for se inscrever que você frequentou as mais rigorosas aulas preparatórias. Trata-se de uma alternativa ao ensino médio tradicional.

Encontre cursos nos Estados Unidos pelo Hotcourses Brasil.

As universidades e faculdades dos EUA frequentemente admitem e concedem créditos-aulas aos candidatos que obtiverem excelentes resultados nos testes de seleção, como o SAT e o ACT. O Advanced Placement tem como um dos seus objetivos principais substituir estes exames. Se o estudante atingir uma boa nota no AP Exam, prova feita com a conclusão do curso, várias universidades aceitarão o resultado como parte do processo seletivo para graduações. Segundo o site do College Board, "mais de 90% das faculdades e universidades do país oferecem créditos acadêmicos, Advanced Placement, ou os dois, para resultados qualificados no AP Exam".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A grade curricular destes cursos preparatórios é criada em diferentes áreas de estudo pelo painel de especialistas e educadores acadêmicos do College Board. São oferecidos programas em história da arte, design 3D, literatura em inglês, cálculos, governo e política, geografia humana, psicologia, biologia, química, física, chinês, francês, etc. Para que uma escola de ensino médio possa oferecer o AP, os cursos devem ser avaliados pelo College Board para certificar de que satisfazem o currículo do curso.

AP Exam

O College Board tem uma versão do exame AP para cada uma das áreas de estudo, com seus próprios requisitos, mas a maioria delas dura de duas a três horas. A primeira parte da prova consiste, normalmente, de questões de múltipla escolha. Já a segunda traz questões dissertativas nas quais os estudantes precisam criar suas próprias respostas.

Estudar um curso preparatório específico na sua área de estudo acadêmica almejada demonstra às universidades o seu interesse e comprometimento escolar. Isto é um fator bastante valorizado pelas instituições durante o processo seletivo para graduações.

Por Brenda Bellani