Whatsapp
Em 13/01/2014 16h36 , atualizado em 13/01/2014 16h41

Curso preparatório: o que é Advanced Placement?

Estudar no Exterior

Aulas auxiliam estudantes do ensino médio a se prepararem para as seleções das universidades norte-americanas. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

O Advanced Placemente (AP) é um curso especialmente criado pelo College Board, nos Estados Unidos, para ajudar estudantes colegiais a se prepararem para os exames e as seleções das universidades norte-americanas. Optando por um programa AP, o College Board pode informar as instituições de ensino superior as quais for se inscrever que você frequentou as mais rigorosas aulas preparatórias. Trata-se de uma alternativa ao ensino médio tradicional.

Encontre cursos nos Estados Unidos pelo Hotcourses Brasil.

As universidades e faculdades dos EUA frequentemente admitem e concedem créditos-aulas aos candidatos que obtiverem excelentes resultados nos testes de seleção, como o SAT e o ACT. O Advanced Placement tem como um dos seus objetivos principais substituir estes exames. Se o estudante atingir uma boa nota no AP Exam, prova feita com a conclusão do curso, várias universidades aceitarão o resultado como parte do processo seletivo para graduações. Segundo o site do College Board, "mais de 90% das faculdades e universidades do país oferecem créditos acadêmicos, Advanced Placement, ou os dois, para resultados qualificados no AP Exam".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A grade curricular destes cursos preparatórios é criada em diferentes áreas de estudo pelo painel de especialistas e educadores acadêmicos do College Board. São oferecidos programas em história da arte, design 3D, literatura em inglês, cálculos, governo e política, geografia humana, psicologia, biologia, química, física, chinês, francês, etc. Para que uma escola de ensino médio possa oferecer o AP, os cursos devem ser avaliados pelo College Board para certificar de que satisfazem o currículo do curso.

AP Exam

O College Board tem uma versão do exame AP para cada uma das áreas de estudo, com seus próprios requisitos, mas a maioria delas dura de duas a três horas. A primeira parte da prova consiste, normalmente, de questões de múltipla escolha. Já a segunda traz questões dissertativas nas quais os estudantes precisam criar suas próprias respostas.

Estudar um curso preparatório específico na sua área de estudo acadêmica almejada demonstra às universidades o seu interesse e comprometimento escolar. Isto é um fator bastante valorizado pelas instituições durante o processo seletivo para graduações.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
As universidades públicas nos EUA também são pagas, mas a mensalidade é menor para quem mora no estado.
Brasileiros que se destacam em esportes americanos podem estudar até de graça em boas universidades.
Programa do Governo Federal vai conceder bolsas de estudo em Harvard e MIT para brasileiros.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES