Você é bom aluno? Tem entre 15 e 18 anos? Envolve-se em atividades da sua escola? Gosta de fazer trabalho voluntário e colaborar com a sua comunidade? Então esta oportunidade é para você. A edição de 2019 do Jovens Embaixadores está com inscrições abertas! Mais de 500 estudantes brasileiros da rede pública já viajaram aos Estados Unidos pelo programa criado pela embaixada americana.
Como de costume, serão 50 selecionados. As inscrições para a primeira fase de seleção vai até o dia 12 de agosto de 2018.
Quem pode participar?
Para participar, você precisa:
- Ter entre 15 e 18 anos até o dia 3 de fevereiro de 2019;
- Estar cursando o ensino médio na rede pública;
- Ter boa proficiência escrita e oral na língua inglesa;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Nunca ter viajado para os Estados Unidos;
- Ser envolvido com a escola e sua comunidade;
- Fazer algum tipo de trabalho voluntário há um ano;
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
Além disso, o programa também procura jovens comunicativos com atitude positiva, espírito de liderança e vontade de melhorar o país.
Como fazer a inscrição?
A pré-inscrição para a primeira fase vai até o dia 12 de agosto e pode ser feita pela página oficial do programa Jovens Embaixadores. Você terá de preencher dados pessoais, escolares, sobre a sua família, o seu trabalho voluntário e algumas informações adicionais, como, por exemplo, o seu nível de inglês.
Os primeiros resultados serão divulgados no dia 31 de outubro de 2018. Caso selecionado para a segunda fase, você terá de providenciar os documentos comprobatórios de todos os dados fornecidos, portanto, seja honesto em suas respostas.
As próximas fases da seleção envolvem prova escrita, exame oral e visita da Embaixada à casa dos candidatos.
O programa
Criado em 2002, a iniciativa de responsabilidade social Jovens Embaixadores da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil tem como intuito fortalecer o ensino público do Brasil por meio dos jovens participantes, transformados em exemplos para suas respectivas comunidades.
Os 50 finalistas viajam em janeiro para passar três semanas na América. A primeira semana acontece na capital, Washington, DC., onde visitam monumentos icônicos e pontos turísticos e participam de uma série de atividades, como encontros com organizações dos setores público e privado, visitas a escolas e projetos sociais, e oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Depois, os intercambistas são divididos em grupos menores para viajar a uma localização diferente do país onde morarão por duas semanas com host families e frequentarão aulas em uma escola local para interagir com jovens estudantes americanos e participar de atividades de responsabilidade social.