Em 29/06/2018 09h10 , atualizado em 29/06/2018 09h11

Estudantes da rede pública podem concorrer a intercâmbio gratuito nos EUA

Estudar no Exterior

Brasileiros de 15 a 18 anos que estudam em escolas públicas podem se inscrever até 12 de agosto no programa Jovens Embaixadores 2019. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Você é bom aluno? Tem entre 15 e 18 anos? Envolve-se em atividades da sua escola? Gosta de fazer trabalho voluntário e colaborar com a sua comunidade? Então esta oportunidade é para você. A edição de 2019 do Jovens Embaixadores está com inscrições abertas! Mais de 500 estudantes brasileiros da rede pública já viajaram aos Estados Unidos pelo programa criado pela embaixada americana.

Como de costume, serão 50 selecionados. As inscrições para a primeira fase de seleção vai até o dia 12 de agosto de 2018.

Quem pode participar?

Para participar, você precisa:

  • Ter entre 15 e 18 anos até o dia 3 de fevereiro de 2019;
  • Estar cursando o ensino médio na rede pública;
  • Ter boa proficiência escrita e oral na língua inglesa;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Nunca ter viajado para os Estados Unidos;
  • Ser envolvido com a escola e sua comunidade;
  • Fazer algum tipo de trabalho voluntário há um ano;
  • Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;

Além disso, o programa também procura jovens comunicativos com atitude positiva, espírito de liderança e vontade de melhorar o país.

Como fazer a inscrição?

A pré-inscrição para a primeira fase vai até o dia 12 de agosto e pode ser feita pela página oficial do programa Jovens Embaixadores. Você terá de preencher dados pessoais, escolares, sobre a sua família, o seu trabalho voluntário e algumas informações adicionais, como, por exemplo, o seu nível de inglês. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os primeiros resultados serão divulgados no dia 31 de outubro de 2018. Caso selecionado para a segunda fase, você terá de providenciar os documentos comprobatórios de todos os dados fornecidos, portanto, seja honesto em suas respostas.

As próximas fases da seleção envolvem prova escrita, exame oral e visita da Embaixada à casa dos candidatos.

O programa

Criado em 2002, a iniciativa de responsabilidade social Jovens Embaixadores da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil tem como intuito fortalecer o ensino público do Brasil por meio dos jovens participantes, transformados em exemplos para suas respectivas comunidades.

Os 50 finalistas viajam em janeiro para passar três semanas na América. A primeira semana acontece na capital, Washington, DC., onde visitam monumentos icônicos e pontos turísticos e participam de  uma série de atividades, como encontros com organizações dos setores público e privado, visitas a escolas e projetos sociais, e oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. 

Depois, os intercambistas são divididos em grupos menores para viajar a uma localização diferente do país onde morarão por duas semanas com host families e frequentarão aulas em uma escola local para interagir com jovens estudantes americanos e participar de atividades de responsabilidade social.

Artigos Relacionados
A Universidade de Dundee está com a seleção contínua de estudantes para a sua bolsa Global Excellence Scholarship com inscrições abertas até 31 de outubro. Bolsas valem para cursos de graduações integrais de todas as áreas de estudo.
O Estudar no Exterior desta semana apresenta universidades que oferecem os chamados cursos sobre a felicidade e como são constituídas as grades curriculares destas instituições de ensino superior pelo mundo.
Os EUA bateram o recorde de estudantes internacionais no país em 2017. Saiba mais em Estudar no Exterior.
Uma opção para quem tem a cidadania americana é solicitar um financiamento do governo a fim de bancar os estudos nos Estados Unidos.
Uma pesquisa realizada pelo Hotcourses Group comprovou que os estudantes internacionais continuam a considerar estudar nos EUA mesmo após a eleição de Donald Trump
Confira as seis fortes instituições de ensino superior norte-americanas mais populares entre os leitores do Hotcourses Brasil.
Forbes listou as melhores universidades dos Estados Unidos para estudantes internacionais. Veja a lista!
O grupo Ivy League é formado pelas oito melhores universidades particulares da região nordeste dos Estados Unidos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES