Financiamentos nos EUA para estudantes internacionais com green card

Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma opção para quem tem a cidadania americana é solicitar um financiamento do governo a fim de bancar os estudos em uma universidade nos Estados Unidos – que é paga independente se for pública ou particular, como explicamos aqui

Mas antes, é importante você saber de dois fatos: a grande maioria das opções é oferecida apenas para nativos, ou seja, se você quiser se inscrever, precisará ter green card; como todo empréstimo, será necessário reembolsar o governo após o término dos estudos, com juros.

Tópicos deste artigo

FAFSA

Todo o processo de solicitação para os financiamentos nos Estados Unidos são feitos por meio da FAFSAFree Application for Federal Student Aid, um serviço da secretaria de Assistência Estudantil Federal (Federal Student Aid – FSA) do Departamento de Educação americano. 

Todos os anos, são oferecidos mais de US$ 120 bilhões em concessões e financiamentos a mais de 13 milhões de estudantes a fim de ajudá-los a pagar pela faculdade ou escola técnica.

Processo

1. O primeiro passo é criar a sua conta no site oficial do FSA, com log in e senha. Para isso, você precisará criar um FSA ID – a sua identificação no site. Você também deve ter o seu Social Security Number em mãos.  

2. Preencha a FAFSA online gratuitamente com todas as informações e documentações necessárias (veja abaixo o que você precisa para preencher a sua FAFSA).

3. Espere o seu Student Aid Report (SAR) ser concedido.

4. Entre em contato com a sua universidade americana para verificar como enviá-los uma cópia do seu SAR.

5. Espere pela carta de aprovação da sua universidade.

6. Uma vez com a sua carta de aprovação, você pode se inscrever nos financiamentos disponíveis no FSA.

São diferentes tipos de empréstimos e financiamentos do governo federal e, em muitos casos, os governos estaduais também usam a FAFSA para verificar a elegibilidade do estudante. Por isso, é muito importante que você preencha tudo cuidadosamente. 

Depois, é só começar a pesquisar no banco de dados do site e encontrar a melhor opção para você. Durante todo o processo, o contato com a sua universidade será essencial para validar a sua elegibilidade.

Basicamente, são quatro tipos diferentes de empréstimos:

O que eu preciso para preencher a minha FAFSA?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Social Secutiry Number;
  • O seu registro como estrangeiro (Alien Registration Number);
  • Sua declaração de imposto de renda federal, W-2s ou outra comprovação de renda;
  • Extratos bancários ou históricos de investimento (se aplicável);
  • Registros de receita não tributada (se aplicável);
  • Um FSA ID para a inscrição eletrônica.

Posso solicitar um financiamento?

Para usar os benefícios do FSA, você precisa:

  • Ser um cidadão norte-americano ou um não-cidadão qualificado dos Estados Unidos;
  • Ter um Social Security Number válido;
  • Comprovar ter concluído o ensino médio (diploma, General Education Development - GED ou homeschooling);
  • Estar matriculado como estudante regular em um curso que termine com a concessão de um diploma acadêmico ou certificado;
  • Manter um progresso acadêmico satisfatório.

Visite as regras do FSA para verificar qualquer requisito extra que possa aplicar ao seu caso.

Os 3 tipos de financiamento do governo federal dos EUA

  • Grants – uma ajuda financeira que, na maioria dos casos, não exige reembolso;
  • Loans – empréstimos do governo para pagar por um curso em uma universidade ou escola técnica, que devem ser reembolsados com juros;
  • Work-Study – um programa de trabalho remunerado para ajudar o estudante a pagar pelos estudos.

Juros

Se você recebe um financiamento estudantil do governo federal, terá de reembolsá-lo com juros – ou, em inglês, with interest.

Os juros são calculados como uma porcentagem da quantia principal emprestada a ser paga pelo estudante, ou seja, de acordo com o valor do empréstimo. 

O valor dos juros que acumula no seu empréstimo mês a mês é determinado por uma fórmula diária:

Saldo do empréstimo x número de dias desde o último pagamento x fator de taxas de juros = valor dos juros

Interest rate fator – o “fator de taxas de juros” é usado para calcular a quantia de juros que acumula no seu empréstimo. Ele é determinado dividindo as taxas de juros pelo número de dias no ano.

Pagamento

O pagamento vai variar de acordo com o tipo de empréstimo. Normalmente, você criará um plano diretamente com o credor, no caso de financiamentos de universidade ou outras organizações. 

Já nas opções do governo federal, o estudante pagará à companhia responsável pelos serviços de empréstimo, chamadas de loan servicers, designada pelo Departamento de Educação.

Vale lembrar que o empréstimo deve ser usado como último recurso. Se possível, é mais prudente e recomendável evitar concluir o seu bacharelado com uma dívida.