A felicidade está... na sala de aula: Universidades oferecem cursos sobre felicidade pelo mundo

Aulas ajudam estudantes a encarar medos e superar adversidades da vida acadêmica
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de Brasília (UnB) vai ser a primeira instituição de ensino superior pública brasileira a oferecer um curso com um tema bem peculiar: felicidade. O “estudo vivencial da felicidade” terá início no segundo semestre de 2018, no campus Gama, com 240 vagas. A iniciativa foi inspirada em programas similares de universidades estrangeiras, como Harvard e Yale, renomadas instituições norte-americanas.

O curso tem como intuito ajudar os estudantes a aprender como encarar e superar adversidades da vida pessoal e acadêmica, como, por exemplo, o medo de falhar e saber separar as frustrações com a vida pessoal do desempenho universitário. Este programa, assim como os internacionais, foram criados devido ao clima mundial geral de intolerância, frustração e outras sensações que causam um mal-estar social generalizado. 

A intenção é que, com as aulas e atividades dinâmicas, cada um passe a identificar e entender o seu significado pessoal de felicidade, que obviamente pode ser muito subjetivo. O estudo vivencial foi criado como uma disciplina dos cursos de engenharia e traz em seu plano de estudo os objetivos de “proporcionar um espaço de vivências favoráveis a uma boa qualidade de vida no ambiente acadêmico; apresentar estratégias comportamentais e cognitivas que possam auxiliar o estudante a lidar com os fatores estressores do dia-a-dia; e cultivar o autoconhecimento, a solidariedade, o respeito às diferenças e o diálogo no ambiente acadêmico”.

O número de vagas praticamente já preenchido indica o interesse dos alunos da UnB pela disciplina.

Você faria um curso sobre felicidade? Saiba mais sobre a curso da Universidade de Brasília aqui.

3 cursos sobre felicidade no exterior

Os cursos com o tema felicidade começaram a surgir em grandes universidades do mundo, principalmente nos Estados Unidos, nos últimos dez anos. A seguir, listamos três dos mais conhecidos. E o melhor: alguns estão disponíveis online para quem quiser aprender.

“Psychology and the Good Life”, Yale University

A Yale University, em Connecticut, EUA, tem um curso de Psicologia e Boa Vida que rapidamente se tornou o mais popular da universidade em seus mais de 300 anos de história. Conhecida como “a aula da felicidade”, a disciplina é ministrada duas vezes por semana pela psicóloga e professora de ciências cognitivas Laurie Santos. Ela acredita que a popularidade das aulas se deve ao alto nível de pressão que os estudantes de graduação sofrem durante o curso e que estão interessados em mudar essa cultura.

Graças ao grande interesse pelo curso (mais de mil estudantes se matricularam), criou-se uma versão online dele na plataforma Coursera. “A Ciência do Bem-Estar” tem dez semanas de duração, é em inglês e pode ser concluído de graça. No entanto, se você preferir pagar US$ 29, recebe um Certificado de Conclusão oficial no final. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas incluem temas como “Equívocos sobre a Felicidade”, “Por que nossas expectativas são ruins?” e “Colocar estratégias em prática”. O curso termina com um projeto prático de autoaperfeiçoamento.

Positive Psychology, Harvard University

A aula de Psicologia Positiva do professor e doutor Tal Ben-Shahar também era um dos cursos mais populares da renomada Harvard, em Massachusetts, EUA. Juntamente com a disciplina “Psicologia da Liderança”, esse curso atraiu a atenção dos estudantes quando foi criado em 2006. Formado por 22 aulas de 75 minutos cada, ele basicamente lidava com o tema “como ser feliz?”. 

A descrição informava que “o curso foca em aspectos psicológicos de uma vida plena e próspera, como felicidade, autoestima, empatia, amizade, amor, conquistas, criatividade, música, espiritualidade e humor”. Desde a popularidade do seu curso na Harvard, Ben-Shahar já lançou dois livros sobre felicidade – publicados no Brasil com os títulos Seja Mais Feliz e Aprenda a Ser Feliz – e tem vários vídeos online de suas aulas.

Atualmente, a Harvard tem outros cursos sobre Psicologia Positiva, lecionados por diferentes professores.

The Science of Happiness, University of California, Berkeley

O campus em Berkeley da Universidade da Califórnia, nos EUA, criou um curso online e gratuito sobre a Ciência da Felicidade para explorar as raízes de uma vida feliz e significativa por meio da ciência e da prática. Lançado em 2014, mais de 450.000 estudantes já cursaram as oito semanas de aulas.

O curso ainda está disponível na plataforma edX aqui e as aulas foram co-criadas pelos professores Dacher Keltner e Emiliana Simon-Thomas, autoridades em psicologia positiva. “Os alunos se envolverão com algumas das lições mais provocativas e práticas desta ciência, descobrindo como pesquisas inovadoras podem ser aplicadas em suas próprias vidas”, diz a página oficial do curso. Você aprenderá o que é e como melhorar a sua própria felicidade e compreenderá o poder das conexões sociais e da ciência da empatia.

As aulas em inglês exigem o empenho de quatro a cinco horas por semana e também podem resultar em um Certificado pago no valor de US$ 49.