Whatsapp
Em 30/07/2018 18h00 , atualizado em 30/07/2018 18h01

A felicidade está... na sala de aula: Universidades oferecem cursos sobre felicidade pelo mundo

Estudar no Exterior

Aulas ajudam estudantes a encarar medos e superar adversidades da vida acadêmica Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade de Brasília (UnB) vai ser a primeira instituição de ensino superior pública brasileira a oferecer um curso com um tema bem peculiar: felicidade. O “estudo vivencial da felicidade” terá início no segundo semestre de 2018, no campus Gama, com 240 vagas. A iniciativa foi inspirada em programas similares de universidades estrangeiras, como Harvard e Yale, renomadas instituições norte-americanas.

O curso tem como intuito ajudar os estudantes a aprender como encarar e superar adversidades da vida pessoal e acadêmica, como, por exemplo, o medo de falhar e saber separar as frustrações com a vida pessoal do desempenho universitário. Este programa, assim como os internacionais, foram criados devido ao clima mundial geral de intolerância, frustração e outras sensações que causam um mal-estar social generalizado. 

A intenção é que, com as aulas e atividades dinâmicas, cada um passe a identificar e entender o seu significado pessoal de felicidade, que obviamente pode ser muito subjetivo. O estudo vivencial foi criado como uma disciplina dos cursos de engenharia e traz em seu plano de estudo os objetivos de “proporcionar um espaço de vivências favoráveis a uma boa qualidade de vida no ambiente acadêmico; apresentar estratégias comportamentais e cognitivas que possam auxiliar o estudante a lidar com os fatores estressores do dia-a-dia; e cultivar o autoconhecimento, a solidariedade, o respeito às diferenças e o diálogo no ambiente acadêmico”.

O número de vagas praticamente já preenchido indica o interesse dos alunos da UnB pela disciplina.

Você faria um curso sobre felicidade? Saiba mais sobre a curso da Universidade de Brasília aqui.

3 cursos sobre felicidade no exterior

Os cursos com o tema felicidade começaram a surgir em grandes universidades do mundo, principalmente nos Estados Unidos, nos últimos dez anos. A seguir, listamos três dos mais conhecidos. E o melhor: alguns estão disponíveis online para quem quiser aprender.

“Psychology and the Good Life”, Yale University

A Yale University, em Connecticut, EUA, tem um curso de Psicologia e Boa Vida que rapidamente se tornou o mais popular da universidade em seus mais de 300 anos de história. Conhecida como “a aula da felicidade”, a disciplina é ministrada duas vezes por semana pela psicóloga e professora de ciências cognitivas Laurie Santos. Ela acredita que a popularidade das aulas se deve ao alto nível de pressão que os estudantes de graduação sofrem durante o curso e que estão interessados em mudar essa cultura.

Graças ao grande interesse pelo curso (mais de mil estudantes se matricularam), criou-se uma versão online dele na plataforma Coursera. “A Ciência do Bem-Estar” tem dez semanas de duração, é em inglês e pode ser concluído de graça. No entanto, se você preferir pagar US$ 29, recebe um Certificado de Conclusão oficial no final. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas incluem temas como “Equívocos sobre a Felicidade”, “Por que nossas expectativas são ruins?” e “Colocar estratégias em prática”. O curso termina com um projeto prático de autoaperfeiçoamento.

Positive Psychology, Harvard University

A aula de Psicologia Positiva do professor e doutor Tal Ben-Shahar também era um dos cursos mais populares da renomada Harvard, em Massachusetts, EUA. Juntamente com a disciplina “Psicologia da Liderança”, esse curso atraiu a atenção dos estudantes quando foi criado em 2006. Formado por 22 aulas de 75 minutos cada, ele basicamente lidava com o tema “como ser feliz?”. 

A descrição informava que “o curso foca em aspectos psicológicos de uma vida plena e próspera, como felicidade, autoestima, empatia, amizade, amor, conquistas, criatividade, música, espiritualidade e humor”. Desde a popularidade do seu curso na Harvard, Ben-Shahar já lançou dois livros sobre felicidade – publicados no Brasil com os títulos Seja Mais Feliz e Aprenda a Ser Feliz – e tem vários vídeos online de suas aulas.

Atualmente, a Harvard tem outros cursos sobre Psicologia Positiva, lecionados por diferentes professores.

The Science of Happiness, University of California, Berkeley

O campus em Berkeley da Universidade da Califórnia, nos EUA, criou um curso online e gratuito sobre a Ciência da Felicidade para explorar as raízes de uma vida feliz e significativa por meio da ciência e da prática. Lançado em 2014, mais de 450.000 estudantes já cursaram as oito semanas de aulas.

O curso ainda está disponível na plataforma edX aqui e as aulas foram co-criadas pelos professores Dacher Keltner e Emiliana Simon-Thomas, autoridades em psicologia positiva. “Os alunos se envolverão com algumas das lições mais provocativas e práticas desta ciência, descobrindo como pesquisas inovadoras podem ser aplicadas em suas próprias vidas”, diz a página oficial do curso. Você aprenderá o que é e como melhorar a sua própria felicidade e compreenderá o poder das conexões sociais e da ciência da empatia.

As aulas em inglês exigem o empenho de quatro a cinco horas por semana e também podem resultar em um Certificado pago no valor de US$ 49.

Artigos Relacionados
Confira detalhes sobre as sete universidades que mais formam CEOs no mundo, inclusive melhores salários e áreas de estudo
Confira as universidades mais multiculturais dos EUA, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia pelo Hotcourses Diversity Index (HDI).
Conheça cursos no exterior voltados para hackers éticos. Empresas internacionais contratam profissionais para identificar e reparar falhas em sistemas.
A edição de 2019 do Jovens Embaixadores está com inscrições abertas! Mais de 500 estudantes brasileiros da rede pública já viajaram aos Estados Unidos pelo programa criado pela embaixada americana. As inscrições para a primeira fase de seleção vai até o dia 12 de agosto de 2018.
A Universidade do Norte de Michigan é a primeira instituição do mundo a criar um curso universitário exclusivamente para o estudo da Maconha. Confira!
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES