As tradições de Thanksgiving e Black Friday nos Estados Unidos

Feriado de Dia de Ação de Graças é atualmente acompanhado pela Black Friday, nos Estados Unidos.
Por Hotcourses Brasil

Dia de Ação de Graças é celebrado com um banquete no jantar
Dia de Ação de Graças é celebrado com um banquete no jantar
Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Thanksgiving Day, mais conhecido no Brasil como Dia de Ações de Graças, é um feriado nacional emendado bastante importante nos Estados Unidos. Ele acontece sempre na última quinta-feira de novembro e é seguido pela sexta-feira popularizada pelo mundo como Black Friday. Para quem planeja estudar na América do Norte, este é um período interessante de vivenciar algumas das tradições mais fortes da cultura americana, inclusive a do consumo.

A seguir, listamos alguns dos costumes mais famosos do Thanksgiving Day. Mas, primeiramente, deixe-nos contar um pouco sobre a data!

Tópicos deste artigo

A história do Thanksgiving Day nos Estados Unidos

A tradição do Dia de Ação de Graças já era celebrado há muito mais tempo no Reino Unido e por toda a Europa com festas e uma grande refeição após uma colheita bem-sucedida, como forma de agradecimento e reconhecimento pelas bênçãos alcançadas. Na fé cristã, o jantar de ação de graças era uma manifestação de gratidão.

Nos Estados Unidos, acredita-se que a primeira celebração aconteceu em 1621 com uma festa de três dias realizada pelos peregrinos que chegaram ao país com os ameríndios que trabalharam na colheita. A data se tornou um feriado oficial apenas durante a Guerra Civil em 1863, na presidência de Abraham Lincoln.

A origem da comemoração americana envolve uma sombra de polêmica sobre a exploração do povo nativo pelos peregrinos, normalmente ignorada graças ao caráter religioso e de gratidão da data. Quando recontada, a história do “primeiro Thanksgiving” é amenizada como uma festa harmoniosa.

Com polêmica ou não, a data cresceu e hoje é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 tradições do Thanksgiving

1. O jantar

Na quarta quinta-feira do mês de novembro, as famílias se reúnem para um grande jantar de Thanksgiving. Como nos Estados Unidos é comum morar longe da família – os jovens, por exemplo, costumam se mudar da casa dos pais para estudar em uma universidade em outra cidade ou estado –, esta é uma data especial para unir todos os membros espalhados pelo país e rever os entes queridos.

Cada um traz um prato diferente e, normalmente, o anfitrião assa um grande peru. Quando todos estão à mesa, é hora de uma importante tradição de Dia de Ação de Graças que dá início à refeição: o turkey carving, ou o corte do peru para servir aos convidados. O recheio da carne, o que os americanos chamam de stuffing, é uma espécie de farofa preparada com diferentes ingrediente, como cebola, aipo, farinha de rosca, ervas, ovos etc.

Come-se muito bem em um jantar tradicional de Thanksgiving, normalmente regado a vinho para os maiores de 21 anos. Quem não pode estar junto à família nesta data costuma celebrar com amigos, como é o caso dos estudantes internacionais. As universidades dos Estados Unidos realizam jantares para os alunos que permanecerão no campus durante o feriado e os estrangeiros têm a chance de vivenciar a cultura americana em primeira mão.

2. Dar graças

Ainda à mesa, geralmente antes de cortar o peru, todos os presentes dão graças às suas principais bênçãos. Cada um deles diz em voz alta pelo o que é grato no ano que se passou.

Giving thanks” (dar graças) ou “being thankful” (ser grato) nesta data é um momento para reconhecer as coisas boas que aconteceram na sua vida e de agradecer por elas.

3. Black Friday

A Black Friday não é propriamente uma tradição do Thanksgiving Day, porque acontece no dia seguinte. A sexta-feira, também feriado, marca o início da temporada de compras natalinas nos Estados Unidos com um dia de grandes promoções por todo o país, em especial nas lojas de eletrônicos.

Não se espante se encontrar longas filas na porta de algumas das lojas americanas mais famosas. As pessoas começam a se aglomerar durante a madrugada para não perder a chance de adquirir produtos com os melhores preços. Em algumas lojas, os consumidores chegam até mesmo a brigar por últimos itens.

Atualmente, com a sua popularização pelo mundo, a Black Friday chegou ao comércio online, assim você pode aproveitar os descontos do conforto do seu lar, mesmo no Brasil, por meio de compras virtuais.